Categoria: Martinho Lutero e Coluna
Imagem: Imagem meramente ilustrativa - Owlcation
Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 02h42
Por: FÁBIO JEFFERSON (foto)
Aqui estão algumas declarações sumárias de um católico moderno e estudioso protestante do conteúdo da imagem de Lutero de Cochlaeus:
“Lutero é um filho do diabo, possuído pelo diabo, cheio de falsidade e vanglória. Sua revolta foi causada pela inveja monacal da Dominicana, Tetzel; ele cobiça vinho e mulheres, é sem consciência, e aprova qualquer meio para ganhar o seu fim. Ele só pensa em si mesmo.(…) Ele é um mentiroso e um hipócrita, covarde e briguento. Não há nenhuma gota de sangue alemão nele …”
Joseph Lortz, A Reforma na Alemanha, trans Ronald Paredes (Londres:. Darton, Longman & Todd 1968), 1:. 296
“Ele refere-se a Lutero como um filho do diabo, o fruto de uma união de Satanás com a mãe de Lutero, que mais tarde se arrependeu de não ter assassinado ele no berço. Seus companheiros monges conheciam como um (…) possuído por um demônio que cobiçou bebida e sexo, sem consciência, pronto a usar todos os meios para promover seus próprios planos. Monstruosidades demoníacas fervida fora de sua mente poderosa, mas pervertida. Com a morte de Lutero, este “pai” aparece para arrastá-lo para o inferno”.
Fred W. Meuser e Stanley D. Schneider (eds) Interpretação legado de Luther, (Minneapolis: Augsburg. Publishing House, 1969), 41
Na realidade, o trabalho de Cochlaeus sobre Martinho Lutero foi um dos piores de sempre colocar adiante. Ele assumiu uma série de falsos rumores circulando sobre Martinho Lutero e os incorporou em sua obra. Dois desses rumores eram de que Martinho Lutero seria um “mulherengo e um bêbado.”
A primeira acusação é pura loucura. Lutero viveu a primeira parte de sua vida como um monge celibatário. Em seguida, ele viveu o resto de sua vida como um marido dedicado. Não há nenhum registro histórico que exista que substancia Lutero de ser um mulherengo. Por outro lado, há inúmeros sermões e escritos de Lutero, exortando sua congregação e os leitores a pureza moral. Cochlaeus tinha simplesmente mentido, ou seja boatos impresso como um fato. A segunda acusação sobre Lutero ser um “exuberante” tem uma resposta similar. Que eu saiba, nenhum documento de origem histórica da vida de Lutero existe que diz que ele estava sempre bêbado. Por outro lado, há inúmeros sermões e escritos de Lutero, exortando sua congregação e leitores a não se embriagarem com álcool. Cochlaeus simplesmente mentiu, ou seja boatos impresso como um fato.
WHT Dau em seu livro – Luther Examined and Reexamined: A Review of Catholic Christicism and a Plea for Reevaluation (St Louis: Concordia Publishing House, 1917, 7) dá uma imagem útil de Lutero sobre este tema, (OBS: Fiz um breve resumo):
“Lutero é dito ter sido um comilão e beberrão. “Vamos examinar os fatos … Eu não nego que Lutero tomou livremente tanto cerveja e vinho. Então fizeram todos os outros. As pessoas bebiam cerveja como fazemos café…. Além disso, no século XVI foram prescritos bebidas alcoólicas para as doenças a partir do qual Lutero sofreram muito – rins e problemas nervosos agora sabemos que, nesses casos, o álcool prova muito veneno;…… mas isso Lutero não poderia saber, mas destemperado em seu uso de bebida forte Lutero não era nem foi ele um glutão. Antes de se casar, ele comeu muito irregular, e muitas vezes esquecido completamente suas refeições. (…) É mais um fato digno de nota que, quando lemos os sermões do dia, encontramos ninguém que ataca com tanta frequência e tão ardentemente o vice-prevalecente de embriaguez como faz Lutero. Agora, tudo o que Lutero pode ou não ter sido, hipócrita ele não estava. Se ele tivesse sido ele próprio destemperado, ele não teria pregado contra ele de tal maneira. Além disso, Lutero estava sob espionagem constante. Seu movimento foi observado cada. As pessoas sabiam quantos remendos havia em suas roupas íntimas. (…) Assim, sabemos, por exemplo, que uma noite em 1544 Lutero escreveu dez cartas, das quais apenas duas foram preservadas. Ele foi, além disso, em conferência freqüente com líderes em ambos Igreja e Estado. Ele pregava aos domingos e lecionou nos dias de semana. Agora, um homem pode, é verdade, executar uma quantidade considerável de trabalho manual, mesmo depois de comer demais e beber demais, mas cada médico vai admitir a justeza da minha afirmação, é uma impossibilidade fisiológica que um homem poderia habitualmente abusar de alimentos ou de bebidas, ou ambos, e ainda superar a enorme quantidade de trabalho intelectual que Lutero realizava dia-a-dia”.
(Boehmer, The Man Luther, p. 16 e seg.)
Fonte: Beggars All Reformation & Apologetics – https://beggarsallreformation.blogspot.com/
Tradução: Fábio Jefferson