Categoria: Martinho Lutero e Coluna
Imagem: Embriaguez e Lutero - Protestantismo.com.br
Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 02h16
Por: FÁBIO JEFFERSON (foto)
“Pois bem, pra inicio de conversa Martinho Lutero não era nenhum alcoólatra, tal acusação é proveniente de uma de suas cartas a seu amigo Jerome cheia de hipérboles como costume de Lutero, e a citação é extraída de seu contexto apenas para denegrir a imagem do reformador. Vejamos o que Lutero diz:
“Assim, se o diabo dissesse a você: Por todos os meios, não beba! você deve dizer a ele: Só porque você proibiu, vou beber, e que, liberalmente desta forma você deve sempre fazer o contrário do que Satanás proíbe”.
Como podem ver, outro hiperbolismo de Lutero seguido de sarcasmo, pois é lógico que Lutero está enfatizando é que todo vício vem de satanás que sempre persiste a nos derrubar de todas as formas, inclusive com pensamentos, e no caso de Jerome, o vicio da bebida o atormentava, só um ignorante admitiria que satanás proíbe alguém de se embebedar. Mas, pra não deixar dúvidas, veja no que Martinho Lutero diz antes:
“Graça e paz em Cristo. Meu querido Jerome, você deve acreditar firmemente que sua aflição vem do diabo, e que você é atormentado desta maneira porque você acredita em Cristo. Para você ver que os inimigos mais irados do Evangelho, como, por exemplo, Eck, Zwingli, e outros, são impedidos de estar à vontade e feliz. Todos nós que somos cristãos, temos o diabo como o nosso adversário e inimigo, como Pedro diz: ‘Vosso adversário, o demônio, anda em cerca de vós’, etc, 1 Pet. 5, 8. Querido Jerome, você deve se alegrar com estes ataques do diabo, porque eles são um sinal claro de que você tem um Deus clemente e misericordioso. Você diz: Esta aflição é mais grave do que eu posso suportar, você tem medo de que você possa ser superado e vencido, para que você seja levado a blasfêmia e desespero. Eu sei como são esses truques de Satanás: se ele não pode superar a pessoa a quem ele atinge no primeiro momento, ele pretende esgotar e enfraquecê-lo incessantemente por atacá-lo, a fim de que a pessoa venha sucumbir e reconhecer-se derrotado. Assim, sempre que esta aflição, acontecer a você, cuidado para não entrar em uma discussão com o diabo, ou numa meditação sobre esses pensamentos mortíferos. Pois isso significa nada mais do que se render ao diabo e sucumbir a ele. Você deve sim tomar cuidado para tratar esses pensamentos que o diabo infunde em você com o mais severo desprezo. Nas aflições e conflitos deste tipo, o desprezo é a maneira melhor e mais fácil para superar o diabo. Decida-se a rir de seu adversário, e encontrar alguém a quem você pode se envolver em uma conversa. Você deve por todos os meios evitar ficar sozinho, pois o diabo irá fazer o seu esforço mais forte para pegá-lo, ele está na espera por você quando você está sozinho. Em um caso como este o diabo é vencido por você desdenhar e desprezar ele, não se opondo a ele e nem discutindo com ele.”
Martinho Lutero alerta seu amigo ao perigo de se dar ouvidos a Satanás, sobre o perigo de se martirizar em pensamentos principalmente quando se está sozinho, pois o Diabo sempre trabalha para nos derrubar, em seguida é que Lutero diz:
“Assim, se o diabo dissesse a você: Por todos os meios, não beba! você deve dizer a ele: Só porque você proibiu, vou beber, e que, liberalmente desta forma você deve sempre fazer o contrário do que Satanás proíbe”.
(W.H.T Dau, Lutero examinado e reexaminado: uma revisão da crítica católica e um pedido de reavaliação (Concordia pub. House, 1917), pp 119-122.)
Exatamente sobre essa carta de Lutero a Jerome Weller, onde outras insinuações católicas são levantadas para difamar o reformador, é que o biografo WHT Dau nos informa que:
“Acreditamos que nem todos os católicos podem ser levados a acreditar nas insinuações de seus escritores[católicos] contra Lutero, quando todos os fatos do caso são apresentados a eles!” [W.H.T Dau, Lutero examinado e reexaminado: uma revisão da crítica católica e um pedido de reavaliação (St Louis: Concordia Publishing House, 1917), 58]. Na verdade uma breve analise honesta sobre os trabalhos de Lutero já é o suficiente para ver que Lutero pregou e escreveu contra a embriaguez ao longo de toda a sua vida com muito vigor. Como o biógrafo Heinrich Boehmer muito bem observa:
“Lutero atacou o desejo de beber com palavra e pena mais vigorosamente do que qualquer alemão de sua época.” [Fonte , Heinrich Boehmer, Lutero e da Reforma na Luz da pesquisa moderna (London: G. Bell and Sons LTD, 1930), 198]. Lutero se opunha drasticamente aos príncipes alemães e ao povo por serem dados ao vicio da bebida. Um exemplo entre muitos é o sermão de Lutero em Sobriedade e Moderação contra gula e embriaguez em 1539:
“O governo secular não proíbe, os príncipes não fazem nada sobre isso, e os governantes das cidades não fazem nada, mas fecham os olhos para eles e fazem a si mesmos. Nós pregamos e as Sagradas Escrituras nos ensinam o contrário; mas vocês querem iludir o que é ensinado. Comer e beber não são proibidos, há liberdade sim quanto a todos os alimentos, mesmo para uma bebida modesta. Mas se você estiver indo mais além não querendo agir assim e sendo um porco ao beber cerveja e vinho porque isso não é interrompido pelos governantes, então você deve saber que você não pode ser salvo. Porque Deus não vai admitir esses bebedores porcos no reino dos céus [cf. Gal. 5: 19-21]. Não é à toa que todos vocês são mendigos. Quanto dinheiro não poderia ser salvo [se beber em excesso fosse evitado]”.
LW 51:293
Vejamos o que Lutero diz aos católicos de sua época sobre o alcoolismo e cabe ressaltar que ele dizia isso a cidadãos que antes de serem “protestantes”, ERAM CATÓLICOS. Vejam:
“Ouça a Palavra de Deus que diz: ‘Sejam sóbrios’, e isso não foi dito em vão. Você não deve ser um porco; tal coisa não pertence aos cristãos. Assim também em I Coríntios. 6 [9-10]: Nem bêbado, devasso, ou adúltero pode ser salvo. Não pense que você está salvo se você é um porco bêbado dia e noite. Este é um grande pecado, e todo mundo deve saber que esta é uma grande iniqüidade tal, que faz você culpado e excluo-o de vida eterna. Todo mundo deve saber que tal pecado é contrário ao seu batismo e dificulta a sua fé e sua salvação. Portanto, se você deseja ser um cristão, tome cuidado em controlar a si mesmo. (…) Portanto, esteja atento e sóbrio.. Isso é o que é pregado para nós, que queremos ser cristãos”
LW 51:293-294
Fonte: Beggars All Reformation & Apologetics – https://beggarsallreformation.blogspot.com/
Tradução: Fábio Jefferson