CONVERSAS À MESA (TISCHREDEN) PT. 34/47 - SOBRE DOENÇAS E DAS SUAS CAUSAS

Categoria: Conversas à Mesa [Tischreden]
Imagem: Martinho Lutero (no centro) - eBiografia
Publicado: 20 de Fevereiro de 2023, Segunda Feira, 11h24

DCCXXXIV.
Quando as crianças choram vigorosamente, elas crescem bem e rapidamente; pois é através do choro que faz com que os membros e as veias trabalhem mais, visto que não há um outro exercício semelhante.

DCCXXXV.
Uma pergunta foi feita para Lutero: Como essas duas frases nas Sagradas Escrituras podem ser reconciliadas; primeiro é a respeito do paralítico onde Cristo diz: “Filho, tende bom ânimo, os teus pecados te são perdoados.” Como se Cristo estivesse sugerindo que a causa da paralisia e de toda a doença foi o pecado. Segundo é a respeito daqueles que nasceram cegos, onde João diz: “Que nem ele e nem seus pais pecaram.” Lutero então respondeu: Com essas palavras, Cristo testifica que o cego não pecou e o pecado não é a causa da cegueira, pois somente os pecados cometidos são a causa das doenças e das pragas, não o pecado original; portanto, os pecados que o próprio paralítico cometeu foram a causa de sua paralisia, enquanto que o pecado original não foi a causa da cegueira daquele que nasceu cego; ou todas as pessoas deveriam nascer cegas, ou ser doentes de paralisia.

DCCXXXVI.
A experiência provou que o sapo é dotado de qualidades valiosas. Se você passar uma vara em três sapos e depois secá-los ao sol e, em seguida, aplicar em um tumor inflamado, o veneno será extraído e a enfermidade desaparecerá.

DCCXXXVII.
O espasmo é uma enfermidade leve e acredito que pode acontecer na cabeça, nos pés e nas pernas; a pessoa que sente deve se mover rapidamente para que a enfermidade desapareça.

DCCXXXVIII.
O sono é uma operação da natureza muito útil e salutar. Dificilmente qualquer imprevisto pode me irritar mais do que ser repentinamente despertado de um sono agradável. Eu entendo que na Itália eles torturam os pobres privando-os do sono. É uma tortura que não pode ser suportada por muito tempo.

DCCXXXIX.
Os médicos consideram apenas as causas naturais que precedem a doença, e isso eles conseguem curar (ou não) com os seus remédios. Mas eles não enxergam a frequência que o diabo lança uma doença sobre alguém sem nenhuma causa natural. Um médico mais especializado deve ser chamado para resistir às doenças do diabo; ou seja, fé e oração, que podem ser extraídas da Palavra de Deus. O Salmo 31 é bom para isso onde Davi diz: “Nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Essa passagem eu aprendi a me corrigir na minha doença; na primeira tradução, apliquei-a apenas à hora da morte; mas é preciso ser dito: Minha saúde, minha felicidade, minha vida, infortúnio, doença, morte, etc., estão todos em tuas mãos. A experiência atesta isso; pois quando achamos que estamos alegres, tranquilos e saudáveis, Deus pode muito bem nos tornar exatamente o contrário.

Quando eu estava doente em Schmalcalden, os médicos me fizeram tomar tanto remédio que eu me sentia um touro. Não nego que a medicina seja um dom de Deus, nem me recuso a reconhecer a habilidade científica dos médicos; mas selecione o melhor deles e perceba o quão longe está longe da perfeição? Um tipo de dieta pode produzir excelentes efeitos. Quando me sinto indisposto seguindo uma dieta rigorosa e indo para a cama cedo, geralmente consigo me recompor mantendo minha mente descansada. Não tenho nenhuma objeção sobre a ação dos médicos baseada em certas teorias, mas eles não podem nos tratar como escravos de suas fantasias. Temos Avicena e Galeno que viveram em outros tempos e em outros países prescrevendo remédios totalmente diferentes para os mesmos distúrbios. Não vou atribuir minha fé a nenhum deles, seja um médico antigo ou moderno. Por outro lado, nada pode ser mais deplorável do que o procedimento daqueles sujeitos tão ignorantes que deixam seus pacientes seguirem exatamente suas próprias fantasias; são esses tipos de miseráveis que fazem lotar os cemitérios. Médicos capacitados, cautelosos e experientes são dádivas de Deus. Eles são os ministros da natureza a quem a vida humana é confiada; mas a negligência de um simples momento pode arruinar tudo. Nenhum médico deve seguir um único passo, a não ser em humildade e temor a Deus; aqueles que não possuem temor a Deus são meros homicidas. Espero que o exercício e a mudança de ar façam mais bem do que todas as suas purgas e sangrias; mas quando empregamos remédios medicinais, devemos ter o cuidado de fazê-lo sob o conselho de um médico criterioso. Veja o que aconteceu com Peter Lupinos que morreu por tomar oralmente uma mistura projetada para aplicar externamente. Eu lembro de ter ouvido falar de um grande processo judicial decorrente da administração de uma dose de appium em vez de uma dose de ópio.

É bem curioso que certos remédios usados pelos príncipes e grandes senhores são mais eficazes do que aqueles que são administrados pelos médicos. Ouvi dizer que os eleitores da Saxônia, John e Frederick, possuem uma água que cura doenças dos olhos e que pode ser aplicada não importa se a enfermidade surge do calor ou do frio; mas é totalmente inútil quando administrado por médicos. Assim, em assuntos espirituais, um pregador tem mais unção e produz mais efeito sobre a consciência do que um leigo.

 

Fonte: CRTA - Center for Reformed Theology and Apologetics - reformed.org
Tradução: Marcell de Oliveira


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