CONVERSAS À MESA (TISCHREDEN) PT. 38/47 - DAS VIDAS ESPIRITUAL E IGREJA

Categoria: Conversas à Mesa [Tischreden]
Imagem: Martinho Lutero (no centro) - eBiografia
Publicado: 23 de Fevereiro de 2023, Quinta Feira, 10h57

DCCLXXII.
Meu conselho é que as sedes dos bispos protestantes sejam autorizadas a permanecer com o investimento dos estudantes e escolas necessitados; e quando um bispo ou um reitor não puder pregar, então ele deverá, por sua conta própria, manter outros estudantes e eruditos para que estudem e preguem. Mas quando os príncipes e potentados tiram a vida espiritual para si mesmos e fazem os estudantes necessitados a passarem fome, então as necessidades paroquiais são desperdiçadas como já é o caso, pois não conseguimos manter ministros e nem diáconos. O papa, embora seja nosso inimigo mortal, deve nos manter, mesmo contra sua vontade e sem agradecimentos.

DCCLXXIII.
Esses tempos são maléficos, pois a igreja é constantemente roubada pelos príncipes e potentados; eles não oferecem nada em troca, apenas pegam e não devolvem. Antigamente eles ofertavam generosamente, agora eles roubam. A igreja está mais destruída do que a capa de um mendigo; em nada é acrescentado aos estipêndios dos pobres servos da igreja. Aqueles que ofertam honestamente são perseguidos como foi São Lourenço que, contra a ordem do imperador, dividiu a vida da igreja entre os pobres.

DCCLXXIV.
Os benefícios sob o papado não são dignos para a vida cristã, pois são os salários das prostitutas que acabam retornando para elas como diz o profeta. O papa é enganado por permitir que o imperador e outros príncipes tomem posse das vidas espirituais; tal permissão é apenas pra preservar sua autoridade e poder. Foi por essa razão que o papa escreveu para Henrique da Inglaterra lhe dando a permissão da posse sobre questões espirituais; contando que ele, o papa, fosse reconhecido pelo rei como bispo principal da Cristandade. Pois o papa acha que é necessário cortejar a besta nesses tempos de problemas e infortúnios, então acaba cedendo muitas coisas. Ah! Como me alegro por ter testemunhado a humilhação do papa. Agora ele está constrangido por permitir seus patronos e protetores de tomarem posse dos meios de subsistência da igreja para preservar o seu trono, porém ele é como uma parede cambaleante prestes a cair. Como estão os mosteiros e as igrejas que estão na decadência? Eles nunca serão levantados novamente conforme a profecia for se cumprindo. O papado tem sido e ainda será muito depredado. Por dozes anos o papa permitiu que um príncipe tomasse posse de diversos bispados; logo após da Dieta Imperial de Augsburg, o príncipe foi obrigado a restaurá-lo; Esse príncipe e toda sua comitiva podem muito bem abandonar o Evangelho de tanto que o papa cede para ele. É uma época muito estranha que jamais imaginaríamos uns vinte anos atrás para ver o papa, aquele ídolo grisalho, de quem todas as pessoas temiam, agora permitindo que os príncipes os condenem; aquele a quem o imperador nunca ousou em tocar com apenas uma palavra uns trinta anos atrás.

DCCLXXV.
É de suma importância que um estudante necessitado tenha uma vida espiritual para manter seus estudos para que ele não se prenda em teorias ímpias e anticristãs, e muito menos consinta em manter comunhão com os erros papistas. Espero que possamos ter pelo menos a sétima parte do tesouro da igreja para manter os estudantes necessitados na igreja. Lamento que nossos príncipes tenham tanto desejo por bispados; Temo que eles serão a sua ruína e que perderão tudo o que é seu.

DCCLXXVI.
Canhões e armas de fogo são máquinas cruéis e condenáveis. Acredito que tenha sido uma criação direta do diabo. Nenhum valor vale contra a bola voadora que acaba matando o soldado, antes mesmo que ele veja os meios que o matou. Se Adão tivesse tido uma visão dos horríveis instrumentos que seus filhos iriam inventar, ele teria morrido mergulhado na angústia.

DCCLXXVII.
A guerra é uma das piores pragas que podem afligir a humanidade. Ela destrói a religião, os estados e as famílias. Qualquer flagelo, de fato, é preferível do que a guerra. A fome e a pestilência não são nada em comparação com a guerra. A pestilência é menos maléfica dos três, e foi por isso que Davi a escolheu preferindo cair nas mãos de Deus do que nas mãos de homens impiedosos.

DCCLXXVIII.
Alguém tinha perguntado sobre qual era a diferença entre um homem forte como Sansão, e Júlio Cesar, ou qualquer outro general célebre dotado de vigor corporal e mental? Lutero respondeu que a força de Sansão era um efeito do Espírito Santo, pois o Espírito Santo capacita aqueles que servem a Deus com obediência para realizar grandes coisas. Já a força e a grandeza de alma dos pagãos também foram inspiração da obra de Deus, mas não do tipo que santifica. Muitas vezes reflito com grande admiração sobre Sansão; uma força humana comum nunca poderia ter feito o que ele fez.

DCCLXXIX.
Quantas belas ações dos velhos tempos não foram reconhecidas por falta de um historiador para registrá-las? Somente os gregos e os romanos possuíam historiadores. As obras que temos de Lívio são bem limitadas e incompletas, o resto foram perdidas ou até mesmo destruídas. Sabellicus propôs seguir os passos de Tito Lívio, mas também não conseguiu quase nada.

Vitória, boa sorte e habilidade na guerra são concedidas por Deus como encontramos em Aníbal, aquele famoso capitão que caçou os romanos exaustivamente expulsando-os da África, da Sicília, da Espanha, da França e quase da Itália. Estou convencido de que ele era um homem extremamente valente; se ele tivesse um escriba para escrever a história de suas guerras, com certeza iríamos ter conhecimento de suas inúmeras grandes ações.

DCCLXXX.
Ser grande e campeão são dons especiais de Deus a quem ele dá e mantém. Eles realizam seus trabalhos com grandes ações, não com vãs imaginações ou cogitações frias e sonolentas, mas pelo mover de Deus. Assim foi com os profetas, São Paulo e outras pessoas formidáveis que realizaram seus trabalhos pela graça de Deus. O Livro dos Juízes também mostra como Deus operou grandes coisas por meio de uma única pessoa.

DCCLXXXI.
Todos os grandes campeões não estão prontos para governar. Aquele que é um soldado foca apenas na vitória, e não pensa em como predominar e manter o campo. Não muito além da política que as pessoas e países precisam ser bem governados. Por outro lado, Scipio, Hannibal, Alexandre, Julio e Augusto Cesar também buscaram um governo com boas leis para serem observadas.

DCCLXXXII.
Um soldado valente e corajoso procura preservar um cidadão do que destruir mil inimigos como dizia o romano Scipio. Mas um soldado de pé não começa uma guerra facilmente ou sem causa urgente. Os verdadeiros soldados e capitães não produzem muitas palavras, mas quando falam a ação é imediatamente feita.

DCCLXXXIII.
Aqueles que usam a força para golpear o Evangelho e ofender as pessoas, acabam pescando antes de lançar a rede, etc. O profeta Isaías e o apóstolo S. Paulo já dizia que moerá o anticristo com a vara da boca e o matará com o espírito dos lábios. Com tais armas devemos vencer o papa, pois não tem como vencer o papado com o uso da força, visto que é construído por mentiras. Então devemos vira-lo de cabeça para baixo e destruí-lo com a palavra da verdade. Como diz: “Eu darei forças para você pregar.”

 

Fonte: CRTA - Center for Reformed Theology and Apologetics - reformed.org
Tradução: Marcell de Oliveira


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