[WELKER MIRANDA] UM VERDADEIRO BISPO


Categoria: Coluna
Imagem: Christ before the High Priest, Gerard van Honthorst - 1617 / Editora Reformata
Publicado: 23 de Outubro de 2013, Quarta Feira, 01h11

Por Welker Miranda (Foto)

Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, mas cordato, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.

1a Timoteo 3:1,7 (ACF)

A palavra Bispo é de origem grega e significa supervisor. Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo para o jovem Timóteo. No capítulo 3 o apóstolo escreve para o jovem as qualificações de um Bispo (supervisor) para servir à igreja e não ser servido pela à igreja.

O apóstolo diz: quem almeja ser bispo para servir aos irmãos, ótima obra deseja, mas Paulo logo diz as condições para se tornar um bispo. E são as seguintes:

  • Tem que ser irrepreensível. Que não merece censura; em que não há nada a repreender: conduta correta perante todos.
  • Marido de uma só mulher. Tem que ser casado e não pode ter amante. Paulo citou o casamento, porque na época os povos gentios praticavam a poligamia e tinham várias esposas, é por isso que Paulo comenta a Timóteo, que o bispo deve ser casado com uma só mulher como o Senhor ordenou.
  • Deve ser temperante. Uma pessoa calma, de virtudes que modera os desejos, as paixões.
  • Sóbrio. Discreto no seu comportamento, mas não esconde as coisas dos membros. Sobriedade no consumo de alimentos e bebidas.
  • Modesto. Que pensa a seu respeito ou fala de si mesmo sem orgulho; despretensioso; humilde, moderado e simples.
  • Hospitaleiro. Que hospeda por bondade ou caridade e não por interesses escusos. Que acolhe as visitas, os necessitados e doentes com satisfação e amor.

*Apto para ensinar. Precisa viver e conhecer a palavra de Deus para ensinar as pessoas o Evangelho Verdadeiro sem heresias, e leva as pessoas ao crescimento espiritual, porque o verdadeiro bispo deseja que os membros conheçam as Escrituras Sagradas. O bispo do evangelho não fica com o conhecimento só para si, mas ele passa adiante.

  • Não dado ao vinho. Ou a qualquer bebida alcoólica, porque certamente vai escandaliza os irmãos e os novos convertidos, em provérbios 20. 1 diz: “o vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio”.
  • Não é violento, e que não maltrata as pessoas e não revida as agressões outrem.
  • É cordato, tem gênio manso e pacífico. Sensato e prudente.
  • É inimigo de contendas. Não gosta de conflitos entre irmãos etc…
  • Não é ganancioso, por poder, dinheiro, controle da vida das pessoas.
  • E governa bem a sua casa de acordo com as doutrinas de Cristo com todo Amor e respeito sem autoritarismo religioso.

Todas estas qualificações só são possíveis de se manifestar em pessoas que nascem de novo, que guardam e praticam a Palavra com amor e temor e que tem comunhão e intimidade com Senhor, é claro que não limita só para os bispos, mas todo aquele que é discípulo do Senhor Jesus.

Além do bispo do Evangelho de Cristo, a também outra classe de sacerdotes que de bispo viram os “bichos” do antievangelho do Filho de Deus.

Estes “bichos” são lobos disfarçados de ovelhas que enganam multidões com as suas heresias de teologia da prosperidade, cair pelo poder e outros ensinos. Agora vamos as qualificações ou desqualificações do bispo que vira “bicho” as quais são:

  • É necessário que o “bicho” seja sempre repreendido pelos seus erros e atitudes suspeitas com o trafico de drogas, lavagem de dinheiro e contas no exterior etc… É repreendido também pela falta de caráter.
  • Esposo de uma mulher na frente dos irmãos, mas nos bastidores ele tem varias mulheres, na pretensão de montar um “haremzinho gospel” para o seu ego insuflado.
  • Temperante não, sóbrio nem pensar, modesto e hospitaleiro jamais!
  • Apto ao engano e as heresias e até as doutrinas de demônios, e nunca ensina a Palavra de Deus aos membros corretamente, porque senão eles irão ficar livres do “bicho”.
  • Bebe muito vinho e outras bebidas, porém é insano, tem um gênio muito nervoso, revoltado e imprudente e adora brigas e contendas e faz questão de participar de todas, e é muito avarento, não gosta de ajudar os mais necessitados (nem se for uma ovelha dele), ao contrario gosta de explora-lós de alguma maneira, é ganancioso por poder religioso, político, de ter a maior congregação e de ter dinheiro muito dinheiro, porque o “bicho” tem que ter riquezas para passar a visão da prosperidade para as pessoas, e se não tiver é considerado um fraco.
  • A casa do “bicho” é bem desorganizada, não tem amor e disciplina na educação dos filhos (exceto os casais que não tem filhos, porque o “bicho” é obrigado a fazer vasectomia em alguns casos), a igreja ele governa na base do autoritarismo sem compaixão e misericórdia, e é organizada para crimes estaduais e federais. É bem neófito e soberbo.

Estas coisas não só acontecem com os bispos que viram “bichos”, mas também com todas as pessoas ou membros de igrejas que não amam ao Senhor acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Não obedecem ao Evangelho e não tiveram uma transformação de mente e coração renovados no Espírito Santo. Não tem testemunho bom dos de fora, na família.

Então meu amigo ou minha amiga, agora pense em qual qualificação você esta perante Deus e as pessoas; a do bispo que equivale à todos os cristãos verdadeiros para a Gloria do Senhor Jesus, ou as desqualificações do bispo que vira bicho. Ore ao Senhor, e Ele lhe mostrará quem você é.

Em Cristo,


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário publicado no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008