[RILTON FILHO] REFORMA PROTESTANTE


Categoria: Coluna
Imagem: Lutero e as 95 Teses - Netmundi.org
Publicado: 27 de Fevereiro de 2018, Terça Feira, 23h31

Por: RILTON FILHO (foto)

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

Mahatma Gandhi

31 de outubro de 1517 é uma data marcante para os protestantes, historicamente, é o momento onde as chamas do incêndio se alastram sobre o santuário da Igreja, resultado de faíscas acesas outrora. É um momento complexo, recheado de informações, mas que tem benefícios compreensíveis e acessíveis, afinal, o evento ocorrido é pensado em favor do povo.

John Wycliffe, John Huss, Ulrico Zuínglio, são alguns nomes que antecedem o grande incêndio, isto é, Lutero. Estamos falando da Reforma Protestante: um movimento religioso e político, difícil de ser vencido em um texto, mas indispensável para a reflexão da Igreja.

O contexto religioso do século XVI para Lutero é visto como intransigente e passível de reparo, ou seja, de uma reforma. Por exemplo, desde o século XII, pensamentos religiosos como o de Johanes Gratian que escrevera uma das principais obras da época e que se estende como uma das perspectivas católicas até o final do século XVI chamada de Decretum – Decreto canônico, prevê a seguinte ideia: “Se o papa fosse tão perniciosamente mau, a ponto de levar ao diabo uma multidão de almas, ainda assim não poderia ser deposto” (Decretum Gratiani, parte I, distinctio XI, cânone 6). Para Lutero, este é um “fundamento maldito”, pois externa o desejo do privilegio religioso que homens e mulheres querem possuir, mas que é desbancado tanto com Lutero, quanto com Jesus: “Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir. Jesus perguntou: O que vocês querem que eu lhes conceda?. Eles responderam: Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda. Jesus então lhes disse: Vocês não sabem o que estão pedindo.” Marcos 10.35-38a

Portanto, esses e outros motivos levaram Lutero a escrever 95 teses contra o sistema da Igreja Católica que por sua vez usava o povo como fantoche para as suas projeções financeiras e sociais. Nesse sentido, o movimento da reforma surge com uma base que contraria o sistema que está posto: Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça); Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Ora, qual a importância de um fato do século XVI para a Igreja do século XXI? O movimento carrega a resposta: reforma. Lutero nos convida para um repensar da construção religiosa, das projeções de vida, dos pilares levantados, dos princípios, da moral, da valorização do povo e de toda a caminhada que a arrogância e a presunção tomaram conta. Não há um espirito de requinte em Lutero, pelo contrário, há o Espírito reformador que habitou nos profetas, em Jesus, nos apóstolos e que deveria habitar em nós. Por duas razões: a primeira razão se encontra no fato de Jesus chamar a atenção dos seus discípulos para os erros do sistema religioso que não podem ser repetidos, como por exemplo, Mateus 15 e 23; a segunda razão se encontra em um dos lemas que a reforma nos confiou: “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est”, ou seja, “Igreja Reformada Sempre Reformando”. Hoje, dia 31 de outubro, celebraremos 500 anos da reforma embalados por um poema que nos faz pensar na necessidade das mudanças constantes:

Nós vos pedimos com insistência:

Nunca digam – Isso é natural.

Diante dos acontecimentos de cada dia.

Numa época em que reina a confusão,

Em que corre o sangue,

Em que se ordena a desordem,

Em que o arbitrário tem força de lei,

Em que a humanidade se desumaniza…

Não digam nunca: Isso é natural.

A fim de que nada passe por ser imutável.

Poema – Bertolt Brecht


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