[RAFI SEVGHENIAN] SANTIFICAÇÃO NÃO É CONDIÇÃO DE SALVAÇÃO


Categoria: Coluna
Imagem: Google Images
Publicado: 03 de Novembro de 2012, Sábado, 11h17

Por: RAFI SEVGHENIAN (foto)

Muitos pentecostais, neopentecostais e até mesmo pessoas do meio evangélico tradicional interpretam Hb. 12:14 de forma errada. O texto diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Quando lêem este versículo, logo concluem que a santidade é um pré-requisito para a salvação. Mas não é isso que o texto está ensinando. Se a santificação fosse condição para a salvação, a salvação seria por obras, porque a santificação de vida é uma obra e Efésios 2:8,9 diz que a salvação é pela graça através da fé. Vale a pena transcreve-lo: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Somos salvos para a santificação e não pela santificação de vida, como deixa claro o v.10 de Efésios 2.

Na verdade o texto de Hb. 12:14 está nos ensinando que a santificação é um resultado da salvação. O texto deve ser entendido da seguinte maneira: se uma pessoa que se diz crente mas nunca viveu uma vida de santidade em momento algum de sua vida essa pessoa não verá o Senhor, não porque não andou em santidade, mas porque pela falta constante de santidade essa pessoa demonstrou que nunca teve fé salvadora, e por não ter fé salvadora não verá a Deus. São pessoas que nunca deram frutos, até o fim de suas vidas tiveram uma vida marcada pelo pecado e nunca andaram em santidade.

Lutero dizia que a Bíblia interpreta a própria Bíblia, por isso para entendermos melhor o texto de Hb 12:14 temos que ler o texto de Rom.6:22 que diz: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e por fim, a vida eterna.” De acordo com esse texto de Rom 6:22 a santidade de vida é fruto da salvação, e a expressão “vida eterna” significa nossa glorificação, ou seja primeiro somos salvos como diz o texto: “…libertados do pecado, transformados em servos de Deus…”, depois da salvação vem a santificação que é o segundo passo depois da salvação, como diz o texto: “…tendes o vosso fruto para a santificação…”. Depois do nosso processo de santificação nesta vida terrena, vem a glorificação do nosso corpo quando pelo arrebatamento teremos nosso corpo glorificado, por isso Rm 6:22 na parte final diz: “…e por fim a vida eterna.”

Quando alguns pentecostais, neopentecostais e alguns outros “crentes” dizem que a santidade de vida é condição para sermos salvos, estão simplesmente dizendo que o sacrifício de Jesus na cruz não foi suficiente. A obra da salvação foi consumada na cruz pelo Senhor Jesus quando disse: “…está consumado.” (João 19:30). Os que advogam a salvação através da santificação estão dizendo que Jesus não completou toda a obra da salvação.

Em Atos 16:30, quando o carcereiro perguntou o que deveria fazer para ser salvo, a resposta não foi: Creia em Cristo e se santifique, muito pelo contrário, a resposta foi: Crê no Senhor Jesus e serás salvo…” Atos 16:31.

Caro leitor, se até hoje você confiou em Cristo mais na sua vida de santidade como meio de salvação, com todo amor e respeito, reconheça que você é pecador de acordo com Rom.3:23, venha para Cristo hoje, reconheça que só Cristo salva, e reconheça que nenhuma boa obra nem mesmo a sua vida de santidade poderá comprar a vida eterna.

A santificação que nos salva chama-se Jesus Cristo de acordo com I Cor.1:30 que diz: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,”

Deus te abençoe.


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008