Da Teologia Paga e da Teologia Dada?

Publicado neste site no dia:
06 de Agosto de 2016, Sábado, 00h15

Vemos hoje essas duas teologias concorrentes.

A primeira é vista bem em alta e muito famosa.

Seu nome está em sites e blogs. Em redes sociais ela também está a ser divulgada: Facebook, Twitter, Whatsapp e outros mais.

Ela é fácil de ser aceita em propagandas e todo mundo faz de tudo por ela.

Cheques, cartões de crédito, boleto bancário, transferência online e por aí vai.

Para adquiri-la basta ter dinheiro. E para ter o diploma de "pastor" é considerável você passar em "20 bilhões de matérias que você faz em apenas 25 anos" (isso é para ter você bastante tempo pagando para dar bastante lucro aos administradores do seminário).

A Bíblia é vendida bem barato a ponto de uma pessoa que não tem condições de comprá-la ter que pedir a alguém que dê a ela.

Algo em torno de R$5,00 a R$150,00; que para quem não tem dinheiro para comprar comida e tem que fazer "sopa de papelão" é uma fortuna.

Interessante é que não vi em nenhum lugar, seja ele herético ou não, Jesus ou seus discípulos ou qualquer um dos cristãos ganhando dinheiro com Bíblia (Quanto mais de "Vitória Financeira". E olha que naqueles tempos as coisas não eram tão fáceis como hoje. Tudo se comprar "bonitinho no supermercado e tal"). Acho que os cristãos da época acharam pouco rentáveis esses processos. Ou não? Preferiram deixar o seu "eu" e renunciar suas paixões, suas vidas mundanas, suas idolatrias, suas bebedices; pois isso era mais fácil!

A segunda não é vista facilmente.

Tem que se esmerilhar bastante para vê-la.

Em meio a tantos frívolos, ela aparece em algumas pessoas.

Se você tentar pregá-la vai tomar "pedradas" (isso se não sair morto).

Jejuns, orações, perdão, amor ao próximo e a Deus sobre todas as coisas são as tônicas dela. "Mas é bobeira". "PROSA RUIM". "Isso é passado".

Pra quê se preocupar com isso!

"Maior caretagem"! (Diria o paulista).

... Mas se você quiser, tem de graça. Isso mesmo. De graça.

Não precisa pagar um centavo!

Você terá que se humilhar perante Deus, lendo a Palavra todos os dias e pedindo ao Espírito Santo que o ilumine para que lhe dê entendimento; pois você não é capaz por si próprio a entender as Escrituras.

"Bobeira, não é?"

"Mais fácil eu tentar entender sozinho, com minhas próprias forças a Bíblia de capa a capa 15 milhões de vezes e continuar levar ao 'pé-da-letrismo'. Assim quando alguém me perguntar algo eu já estou rotulado pela 'teologia paga'".

Na "teologia dada" dá muito trabalho porque você tem que fazer a obra "de graça". Sem cobrar nada.

Você tem que se esforçar para ensinar alguém de graça. Louvar ao Senhor de graça. Visitar os hospitais de graça. Ganhar pessoas para Jesus de graça. Respeitar os mais velhos de graça. E muito mais outras coisas!

Nessa segunda teologia, você vai se verá muito parecido (a) com a Bíblia.

Mas... Eu não sei... Qual delas seria o correto?


Deus abençoe a todos em nome de Jesus!


Agradecimentos: Hudson Lebourg



Links Relacionados
[Colunista Hudson Lebourg] A Oferta de Um "Tempo Coxo"?!
Olá amados do Senhor!
Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus sejam abundantemente multiplicadas no Nome Dele... Gostaria de fazer uma reflexão sobre um texto, sobre o qual Jesus tem falado ao meu coração. Quereria compartilhar com os irmãos, se assim for possível:


[Colunista Hudson Lebourg] Uma Palavra de Ânimo
Estive angustiado alguns dias por algumas injustiças que aconteceram comigo e gostaria de compartilhar uma Palavra que o Senhor me deu contigo, meu querido irmão/irmã: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Jo 16:33


[Colunista Hudson Lebourg] Abençoe a Quem Lhe Quer Mal
"A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens." (Romanos 12:17)

Temos a natureza pecaminosa, herdada de Adão. Entretanto, por causa dessa natureza pecaminosa, não devemos deixar com que ela domine os nossos corações perante as pessoas que nos fazem mal retribuindo com a mesma moeda. A Palavra de Deus nos ensina a fazer o contrário: tornar o bem para com o mal.


[Colunista Hudson Lebourg] O Que Jesus Fez Por Nós!
"Vinagre não é bom, mas Você o provou; Senhor Jesus! (Mt 27:34,48; Mc 15:36; Jo 19:29)
Alguém cuspir na minha cara não é bom, mas tu o fizeste por mim; Senhor Jesus! (Mt 27:30)
Ser escarnecido por alguém não é bom, muito menos ficar despido na frente de uma multidão; mas Tu o fizeste por mim, Senhor Jesus! (Mt 27:31; Mc 15:20; Lc 18:32; Lc 23:36)
Ser trocado por um prisioneiro culpado, mesmo não errando é pior ainda; mas Tu fizeste Senhor Jesus! (Mt 27:21; Mc 15:11,15; Lc 23:18; Jo 18:40)


[Colunista Hudson Lebourg] Alguns Motivos Para Você se Alegrar: "Só Por Causa de Um Grande Salvador"! Olha o Que Ele Te Deu, Dá ou Dará!
1) Deus deu-nos o Seu Filho Unigênito:
Jo 3:15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jo 3:17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.


[Colunista Hudson Lebourg] Quando Eu Fiquei Sabendo..
Quando eu fiquei sabendo que "Papai Noel" não existia, eu fiquei muito triste. Triste por saber que estava sendo enganado. Quando eu fiquei sabendo que eram meus pais e não o "Papai Noel" que colocava o presente debaixo da "árvore de Natal" eu fiquei mais triste ainda. Eu vi que não era verdade isso. Que esse tal de "Papai Noel" não existia. E que não estava na Bíblia isso. Muito menos que "árvore de Natal" estava.

COMENTE!
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008