[HUDSON LEBOURG] DA TEOLOGIA PAGA E DA TEOLOGIA DADA?


Categoria: Coluna
Imagem: Google Images
Publicado: 06 de Agosto de 2016, Sábado, 00h15

Por: HUDSON LEBOURG (foto)

Vemos hoje essas duas teologias concorrentes.

A primeira é vista bem em alta e muito famosa.

Seu nome está em sites e blogs. Em redes sociais ela também está a ser divulgada: Facebook, Twitter, Whatsapp e outros mais.

Ela é fácil de ser aceita em propagandas e todo mundo faz de tudo por ela.

Cheques, cartões de crédito, boleto bancário, transferência online e por aí vai.

Para adquiri-la basta ter dinheiro. E para ter o diploma de “pastor” é considerável você passar em “20 bilhões de matérias que você faz em apenas 25 anos” (isso é para ter você bastante tempo pagando para dar bastante lucro aos administradores do seminário).

A Bíblia é vendida bem barato a ponto de uma pessoa que não tem condições de comprá-la ter que pedir a alguém que dê a ela.

Algo em torno de R$5,00 a R$150,00; que para quem não tem dinheiro para comprar comida e tem que fazer “sopa de papelão” é uma fortuna.

Interessante é que não vi em nenhum lugar, seja ele herético ou não, Jesus ou seus discípulos ou qualquer um dos cristãos ganhando dinheiro com Bíblia (Quanto mais de “Vitória Financeira”. E olha que naqueles tempos as coisas não eram tão fáceis como hoje. Tudo se comprar “bonitinho no supermercado e tal”). Acho que os cristãos da época acharam pouco rentáveis esses processos. Ou não? Preferiram deixar o seu “eu” e renunciar suas paixões, suas vidas mundanas, suas idolatrias, suas bebedices; pois isso era mais fácil!

A segunda não é vista facilmente.

Tem que se esmerilhar bastante para vê-la.

Em meio a tantos frívolos, ela aparece em algumas pessoas.

Se você tentar pregá-la vai tomar “pedradas” (isso se não sair morto).

Jejuns, orações, perdão, amor ao próximo e a Deus sobre todas as coisas são as tônicas dela. “Mas é bobeira”. “PROSA RUIM”. “Isso é passado”.

Pra quê se preocupar com isso!

“Maior caretagem”! (Diria o paulista).

… Mas se você quiser, tem de graça. Isso mesmo. De graça.

Não precisa pagar um centavo!

Você terá que se humilhar perante Deus, lendo a Palavra todos os dias e pedindo ao Espírito Santo que o ilumine para que lhe dê entendimento; pois você não é capaz por si próprio a entender as Escrituras.

“Bobeira, não é?”

“Mais fácil eu tentar entender sozinho, com minhas próprias forças a Bíblia de capa a capa 15 milhões de vezes e continuar levar ao ‘pé-da-letrismo’. Assim quando alguém me perguntar algo eu já estou rotulado pela ‘teologia paga'”.

Na “teologia dada” dá muito trabalho porque você tem que fazer a obra “de graça”. Sem cobrar nada.

Você tem que se esforçar para ensinar alguém de graça. Louvar ao Senhor de graça. Visitar os hospitais de graça. Ganhar pessoas para Jesus de graça. Respeitar os mais velhos de graça. E muito mais outras coisas!

Nessa segunda teologia, você vai se verá muito parecido (a) com a Bíblia.

Mas… Eu não sei… Qual delas seria o correto?

Deus abençoe a todos em nome de Jesus!


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008