Categoria: Coluna
Imagem: Google Images
Publicado: 12 de Janeiro de 2013, Sábado, 18h08
Por: HUDSON LEBOURG (foto)
Dom de Línguas. Como explicar?
O sentido de falarmos diversas línguas na teoria evolucionista eu não sei. Pelo que pesquisei se pressupõe que ao longo do tempo o macaco veio se evoluindo e surgiu o “homem moderno”. E assim com diversas etnias e povos o homem veio a se evoluir no falar, cada um se adaptando para se comunicar…
Na teoria criacionista não se tem essa afirmativa. Fala que o homem tinha apenas uma língua.
Vejamos o trecho por graciosidade:
“E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.”
Genesis 11:1-9
O povo falava em uma só língua e assim com a sua soberba, queriam fazer uma cidade cuja torre tocava os céus. (como fala o texto).
O interessante é o versículo 6(seis) que diz: “Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.“
E no 7(sete) diz: “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.“
E assim é explicada a diversividade de línguas que temos hoje.
Mas quer dizer que a Terra (os povos dela) nunca mais falou uma língua somente? O latim era uma língua que Roma queria que todos falassem, principalmente aqueles que estavam submissos em seu poder.
Houve até tentativa do esperanto. Uma língua que foi planejada (em mais ou menos 1887), mas que não deu certo. A pergunta é: “Será que nunca ninguém após esse fato da Torre de Babel falou em um só língua???”
… Vamos analisar a Palavra de Deus no trecho de Atos dos Apóstolos, Capítulo 2, do Versículo 1 ao 47. Acompanhe por gentileza:
“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Atos 2:1-4
.Obs.: Festa que se celebra no 7º domingo depois da Páscoa. Ou seja após o 49º dia, assim no 50º dia.
Continuando:
Nesse trecho pode-se ver que falavam em outras línguas e não as que existiam. Certo?
E segue o texto:
“E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?”
Atos 2:5-12
Quer dizer que falavam noutras línguas como diz em At 2:5 e todos entendiam em sua própria língua. Correto?
Falavam em outras línguas como Espírito Santo lhe concedia e cada um entendia como se fosse à da “sua língua” (de onde eram nascidos At 2:8)
Segue o texto:
“E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.”
Atos 2:13
Mosto: O sumo das uvas ou, por extensão, de qualquer outra fruta que contenha açúcar, no ato da fermentação, e antes de purificado completamente por ela.
Ou seja, achavam que estavam bêbados. (At 2:15 – a seguir (assim como pensam hoje)
“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;” E também do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e as Minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais em baixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
Atos 2:14-21
Veja o que diz essa profecia. Pelo que dizia “antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor;”, qual seria o da sua volta?
E continua:
“Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por Ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A Este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;”
Atos 2:22,23
Deus já sabia que os judeus iriam o rejeitar…
“Ao Qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; Porque dEle disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança; Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu santo veja a corrupção; Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo. Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para O assentar sobre o seu trono, Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a Sua alma não foi deixada no inferno, nem a Sua carne viu a corrupção. Deus ressuscitou a Este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.”
Atos 2:24-32
Está falando do patriarca Davi, da salvação prometida a ele.
“De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, Até que ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés. Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a Esse Jesus, a Quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo.”
Atos 2:33-36
Está falando da promessa que o Senhor fez (todos estavam entendendo em sua própria língua e Pedro falando numa língua) do Espírito Santo (At 2:33) e que “Deus fez Senhor e Cristo”, Jesus.
“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;”
Atos 2:37,38
Arrepender-se: Mudar de tenção(propósito ou resolução). Reconhecer os erros cometidos e não procurar não os fazer mais.
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.”
Atos 2:39-43
Viviam em união…
“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no Templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
Atos 2:44-47
Mister: cargo ou incumbência.
Ou seja o dom foi derramado e a profecia descrita por Pedro cumprida “E, perseverando unânimes todos os dias no Templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,“. Nessa união viviam “juntos com alegria e singeleza de coração,”.
Se o cumprimento não se estendesse até os dias de hoje, não estaria muito limitado o Espírito Santo?
A ver do texto, isso é que tiraria a “Soberania de Deus” que tanto é falada na predestinação. Porque o Espírito Santo também é Deus e se é Deus como seria “por pouco tempo sendo derramado” e cessaria quando se acabara de escrever a Bíblia. Qual seria o perfeito mencionado na passagem que fala do cessamento (1Co 13:8)? A Bíblia ou Jesus?
Não estou querendo impor e sim analisar a luz da Palavra o que é mais correto. Ok?
Vejamos uma afirmação de um membro de uma igreja que é tradicional e que colocou como pejoração a seguinte frase: “Quando vou numa igreja pentecostal, vejo os que falam ‘línguas’, dizer as mesmas ‘coisas’ que os mesmos, as mesmas ‘línguas’ e os mesmos não entendem o que falam.“.
Eu respondi dessa forma: “O trecho mencionado é o que disse. É o falar em mesma língua que aconteceu antes da Torre de Babel (Mas não se sabe se é a mesma ‘igualzinho’. Apenas fala-se e pode-se crer que é somente uma como mesmo disse. Uma só! Assim como antes era! Uma pessoa que fala em línguas e outra que fala também lá na Coréia do Sul, falam da mesma forma sem se conhecerem).
Paulo fala em 1Co 14:5 ‘E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.’.
Ele diz todos e não alguns… Porém o que fala que o dom de profecia é maior que o dom de línguas (não fala que ele é o menor em nenhuma passagem), mas se tiver quem o interprete o dom de profecia não será maior. “porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba ao edificação.’
Quanto a interpretar, não é regra para que se interprete!
‘Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.‘ (1Co 14:2).
Ou seja, quando uma pessoa está falando em línguas verdadeiramente com o coração em Deus não está falando para você, para mim e para ninguém, mas a Deus como o texto diz.
Se o Senhor não der a interpretação ou alguém tiver o dom de interpretar, não vai ser interpretado; porém se Deus quiser isso acontecerá.”
Analise cada passagem colocada anteriormente e peça ao Espírito Santo que lhe de sabedoria e entendimento para compreender a sua Palavra mais e mais…
Deus Abençoe Imensamente!
Que o Senhor Abençoe Abundantemente!
Um Abraço no Amor de Cristo!
á pessoal!!!
Como vão?!
Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus esteja com todos!
Gostaria de estar colocando esse artigo para refletirmos sobre essa questão tão complexa da ciência e que a matemática não nos coloca disponibilidade em números.
As estrelas são infinitas ou finitas?
Se fossem infinitas, quer dizer que seriam como Deus; mas não tem esse atributo.
Podemos ver claramente pela Bíblia que ninguém e nada é superior ou igual a Deus.
“Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.
O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana.
A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.
Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes;
por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.” (Is 40:19 – ACF – Almeida Corrigida e Fiel)
Se Deus chama todas as estrelas pelo nome e sabe contar a todas, como pode ser com a mesma característica de Deus: infinita?
O homem fala que tal coisa é infinita, porque não se consegue contar. Como eu não consigo contar o que tenho, falo que é “infinito”.
Gostaria de mostrar o maior número que já vi em minha vida:
Novecentos e noventa e nove nonanonacontalhões, novecentos e noventa e nove octanonacontalhões, novecentos e noventa e nove heptanonacontalhões, novecentos e noventa e nove hexanonacontalhões, novecentos e noventa e nove pentanonacontalhões, novecentos e noventa e nove tetranonacontalhões, novecentos e noventa e nove trinonacontalhões, novecentos e noventa e nove dononacontalhões, novecentos e noventa e nove hendononacontalhões, novecentos e noventa e nove octacontalhões, novecentos e noventa e nove nonaoctacontalhões, novecentos e noventa e nove octaoctacontalhões, novecentos e noventa e nove heptaoctacontalhões, novecentos e noventa e nove hexaoctacontalhões, novecentos e noventa e nove pentacontalhões, novecentos e noventa e nove tetraoctacontalhões, novecentos e noventa e nove trioctacontalhões, novecentos e noventa e nove doctacontalhões, novecentos e noventa e nove hendoctacontalhões, novecentos e noventa e nove heptacontalhões, novecentos e noventa e nove nonaeptacontalhões, novecentos e noventa e nove octaeptacontalhões, novecentos e noventa e nove heptaeptacontalhões, novecentos e noventa e nove hexaeptacontalhões, novecentos e noventa e nove pentaeptacontalhões, novecentos e noventa e nove tetraaeptacontalhões, novecentos e noventa e nove trieptacontalhões, novecentos e noventa e nove doeptacontalhões, novecentos e noventa e nove hendoeptacontalhões, novecentos e noventa e nove hexacontalhões, novecentos e noventa e nove nonaexacontalhões, novecentos e noventa e nove octaexacontalhões, novecentos e noventa e nove heptaexacontalhões, novecentos e noventa e nove hexaexacontalhões, novecentos e noventa e nove pentaexacontalhões, novecentos e noventa e nove tetraexacontalhões, novecentos e noventa e nove triexacontalhões, novecentos e noventa e nove doaexacontalhões, novecentos e noventa e nove hendoaexacontalhões, novecentos e noventa e nove pentacontalhões, novecentos e noventa e nove nonapentacontalhões, novecentos e noventa e nove octapentacontalhões, novecentos e noventa e nove heptapentacontalhões, novecentos e noventa e nove hexapentacontalhões, novecentos e noventa e nove pentapentacontalhões, novecentos e noventa e nove tetrapentacontalhões, novecentos e noventa e nove tripentacontalhões, novecentos e noventa e nove dopentacontalhões, novecentos e noventa e nove heptapentacontalhões, novecentos e noventa e nove nonatetracontalhões, novecentos e noventa e nove octatetracontalhões, novecentos e noventa e nove heptatetracontalhões, novecentos e noventa e nove hexatetracontalhões, novecentos e noventa e nove pentatetracontalhões (ou quinquatetradocalhões), novecentos e noventa e nove quadratetracontalhões, novecentos e noventa e nove tritetracontalhões, novecentos e noventa e nove dotetradocalhões, novecentos e noventa e nove hendotetracontalhões, novecentos e noventa e nove tetracontalhões, novecentos e noventa e nove nonatricontalhões, novecentos e noventa e nove octatricontalhões, novecentos e noventa e nove heptatricontalhões, novecentos e noventa e nove hexatricontalhões, novecentos e noventa e nove pentatricontalhões (ou quinquatridocalões), novecentos e noventa e nove quadratricontalhões, novecentos e noventa e nove tritricontalhões, novecentos e noventa e nove dotricontalhões, novecentos e noventa e nove hentricontalhões, novecentos e noventa e nove tricontalhões, novecentos e noventa e nove nonacoscalhões, novecentos e noventa e nove octacosalhões, novecentos e noventa e nove heptacosalhões, novecentos e noventa e nove hexacontalhões, novecentos e noventa e nove penta (ou quinqua) cosalhões, novecentos e noventa e nove quadracosalhões, novecentos e noventa e nove tricosalhões, novecentos e noventa e nove docosalhões, novecentos e noventa e nove hencosalhões, novecentos e noventa e nove icosalhões, novecentos e noventa e nove nonadecalhões, novecentos e noventa e nove octadecalhões, novecentos e noventa e nove heptadecalhões, novecentos e noventa e nove hexadecalhões, novecentos e noventa e nove penta (ou quinqua) decalhões, novecentos e noventa e nove quadradecalhões, novecentos e noventa e nove tridecalhões, novecentos e noventa e nove dodecalhões, novecentos e noventa e nove hendecosalhões, novecentos e noventa e nove decalhões, novecentos e noventa e nove nonalhões, novecentos e noventa e nove octalhões, novecentos e noventa e nove heptalhões, novecentos e noventa e nove hexalhões, novecentos e noventa e nove pentalhoões (ou quinqualhões), novecentos e noventa e nove quadrilhões, novecentos e noventa e nove trilhões, novecentos e noventa e nove bilhões, novecentos e noventa e nove milhões, novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove.
Deve dar algo próximo de:
999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999 999
“Oh loco! Só de escrever dá um trabalho imenso, imagina na hora de falar!”
Ainda sim, Deus é maior que isso e não pode ser comparado a isso. Isso é um sobre Novecentos e noventa e nove nonanonacontalhões de avos de um fragmento para explicação para a infinidade de Deus e isso para mim que é a Novecentos e noventa e nove nonanonacontalhões de avos de um fragmento de explicação para a Soberania de Deus.
Na questão de Deus Pai podemos ver:
- No texto de Gênesis 21:29,33; em especial no versículo 33, onde Abimeleque invoca o Deus Eterno:
“E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno.”
- O Salmista do Salmo 10, declara no versículo 16: “O SENHOR é Rei eterno; da sua terra perecerão os gentios.”
- E ainda no Salmo 45, versículo 6: “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade.”
Outrem, no Salmo 145, versículo 13: “O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.”
- E o próprio profeta Isaías aborda para Israel, quando pensa que alguma coisa passa dispercebido aos olhos do Senhor: “Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” (Is 40:27, 28)
Também vemos Jeremias abordar:
“Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” (Jr 10:10) … Ou seja, quem é o Rei Eterno? Não chegou seu Reino com o seu sacrifício?
… O profeta Daniel também aborda:
“E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.” (Daniel 7:27)
- Paulo também a Igreja de Roma aborda nos seguintes no trecho (colocado versículo por versículo):
Rm 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Rm 1:17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Rm 1:18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Rm 1:19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Rm 1:20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Podemos ver, que se o poder de Deus é eterno, como ele não poderia ser eterno?
- Em Efésios 3, versículo 10 e 11; Paulo aborda também: “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, como poderia o eterno propósito de Deus perdurar em um Deus “finito”?
Falando de Jesus:
Ap 1:11 Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
A partir desse versículo, podemos ver que sempre se coloca Jesus com o Primeiro e o Último.
Isso é falado outras vezes no decorrer do livro de Apocalipse. Por exemplo:
Ap 1:17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
Ap 2:8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Na questão de ser o princípio e o fim, é falado algumas vezes:
Ap 1:8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Ap 21:6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Ap 22:13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Podemos ver que esse versículo expressa o princípio e o fim de todas as coisas, por meio de Jesus Cristo.
Em relação ao Espírito Santo:
Paulo chega a abordar em Hebreus: “Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:14, 15)
Se o Espírito é Eterno, é porque Deus é Eterno, como é relatado no Antigo Testamento; pois este é o mesmo Espírito que pairava sobre as águas em Gênesis. (Gn 1:2 “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”)
“Deus é tão grande que é infinito e tão pequeno que cabe no seu e no meu coração!!!”
Assim, podemos entender que “Somente Deus é infinito”!
“Novecentos e noventa e nove nonanonacontalhões de Abraços no Amor de Cristo!”