[HUDSON LEBOURG] A QUESTÃO ABORDADA POR PAULO EM 1a CO. 14:5-26


Categoria: Coluna
Imagem: Bíblia - Google Images
Publicado: 24 de Junho de 2012, Domingo, 16h07

Por: HUDSON LEBOURG (foto)

E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar. Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.”

Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 14:5-12, Bíblia ACF – Almeida Corrigida e Fiel

Paulo chega a dizer nesse trecho da Palavra de Deus que quer que seja desenvolvido esse dom. Porém que tenha alguém que interprete o que se está falando.

Pode-se dizer que uma verdade é que quando se faz uma música e não se torna nítida a questão dos sons que existem na música, não se entende a mesma; fazendo com que ela perca a sua qualidade.

Ele, Paulo, ainda diz sobre a importância de saber se usar o “falar em línguas”. Dessa forma, ele compara com o sonido incerto para a batalha; pois quem o apronta-se para a batalha visa escutar um este sonido de maneira certa.

Paulo fala em 1Co 14:5 “E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.“.

Ele diz todos e não alguns… Porém o que fala que o dom de profecia é maior que o dom de línguas (não fala que ele é o menor em nenhuma passagem), mas se tiver quem o interprete o dom de profecia não será maior. “porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba ao edificação.”

Quando a interpretar não é regra para que se interprete.

Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.” (1Co 14:2).

Ou seja, quando uma pessoa está falando em línguas verdadeiramente com o coração em Deus não está falando para você, para mim e para ninguém, mas a Deus; como o próprio texto diz.

Se o Senhor não der a interpretação ou alguém tiver o dom de interpretar, não vai ser interpretado; porém se Deus quiser, isso acontecerá.

“Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.

Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 14:13-26, Bíblia ACF (Almeida Corrigida e Fiel)

(Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 14:13-26)
(Bíblia ACF – Almeida Corrigida e Fiel)

Entende-se e bem claro pelo texto, que quando se fala em línguas; somente a própria pessoa vai ser edificada e se ela estiver falando normalmente(em sua língua), com certeza, uma grande parte será edificada.

Então, Paulo fala sobre a questão das pessoas estarem somente falando em línguas e não falarem em sua própria língua.

Nesse contexto, os que estão falando serão edificados e os que vêem a Igreja(digo passam do lado de fora da Igreja) acharam que estão “ficando loucos”.

Porém se for profetizado algo, quem estiver passando pela Igreja e ouvir, e assim a profecia acontecer; com certeza, aquele que era incrédulo passará a ser crédulo(diz-se incrédulo em Deus e agora crê), pois viu que aquilo se cumpriu e isto é um sinal para que ele creia.

Por isso, Paulo fala sobre a questão de querer que “mais profetizeis” do que “falar em línguas”.

Não que isso não seja bom para a própria pessoa. Não. Mas quando estamos em um conjunto de pessoas, ele(Paulo), queria muito mais que acontecesse a profecia por causa desse motivo de crédito ao que acontece na Igreja em relação aquele que não conhece a Jesus; pois com a profecia ele(aquele que não conhece a Jesus) ficaria muito mais impressionado e com diversas pessoas falando em línguas ele ficará apenas “achando que todos estão bêbados”(assim como no Dia de Pentecostes).

Analise cada passagem colocada anteriormente e peça ao Espírito Santo que lhe de sabedoria e entendimento para compreender a sua Palavra mais e mais…

Que o Senhor Abençoe Abundantemente!

Um Abraço no Amor de Cristo!

 


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008