A Questão Abordada por Paulo em 1a Co. 14:5-26
"E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz?
Porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja." (Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 14:5-12)

(Bíblia ACF – Almeida Corrigida e Fiel).

Paulo chega a dizer nesse trecho da Palavra de Deus que quer que seja desenvolvido esse dom. Porém que tenha alguém que interprete o que se está falando.

Pode-se dizer que uma verdade é que quando se faz uma música e não se torna nítida a questão dos sons que existem na música, não se entende a mesma; fazendo com que ela perca a sua qualidade.

Ele, Paulo, ainda diz sobre a importância de saber se usar o "falar em línguas". Dessa forma, ele compara com o sonido incerto para a batalha; pois quem o apronta-se para a batalha visa escutar um este sonido de maneira certa.

Paulo fala em 1Co 14:5 "E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.".

Ele diz todos e não alguns… Porém o que fala que o dom de profecia é maior que o dom de línguas (não fala que ele é o menor em nenhuma passagem), mas se tiver quem o interprete o dom de profecia não será maior. "porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba ao edificação."

Quando a interpretar não é regra para que se interprete.

"Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios." (1Co 14:2).

Ou seja, quando uma pessoa está falando em línguas verdadeiramente com o coração em Deus não está falando para você, para mim e para ninguém, mas a Deus; como o próprio texto diz.

Se o Senhor não der a interpretação ou alguém tiver o dom de interpretar, não vai ser interpretado; porém se Deus quiser, isso acontecerá.


"Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."
(Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 14:13-26)
(Bíblia ACF – Almeida Corrigida e Fiel)


Entende-se e bem claro pelo texto, que quando se fala em línguas; somente a própria pessoa vai ser edificada e se ela estiver falando normalmente(em sua língua), com certeza, uma grande parte será edificada.

Então, Paulo fala sobre a questão das pessoas estarem somente falando em línguas e não falarem em sua própria língua.

Nesse contexto, os que estão falando serão edificados e os que vêem a Igreja(digo passam do lado de fora da Igreja) acharam que estão "ficando loucos".

Porém se for profetizado algo, quem estiver passando pela Igreja e ouvir, e assim a profecia acontecer; com certeza, aquele que era incrédulo passará a ser crédulo(diz-se incrédulo em Deus e agora crê), pois viu que aquilo se cumpriu e isto é um sinal para que ele creia.

Por isso, Paulo fala sobre a questão de querer que "mais profetizeis" do que "falar em línguas".

Não que isso não seja bom para a própria pessoa. Não. Mas quando estamos em um conjunto de pessoas, ele(Paulo), queria muito mais que acontecesse a profecia por causa desse motivo de crédito ao que acontece na Igreja em relação aquele que não conhece a Jesus; pois com a profecia ele(aquele que não conhece a Jesus) ficaria muito mais impressionado e com diversas pessoas falando em línguas ele ficará apenas "achando que todos estão bêbados"(assim como no Dia de Pentecostes).

Analise cada passagem colocada anteriormente e peça ao Espírito Santo que lhe de sabedoria e entendimento para compreender a sua Palavra mais e mais...

Que o Senhor Abençoe Abundantemente!

Um Abraço no Amor de Cristo!


Agradecimento: Hudson Lebourg



Links Relacionados
COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Diga Não ao Cessacionismo!
O termo "cessacionista" é aquele(a) que crê que certos dons espirituais como linguas, profecia, cura e milagres acabaram. Esta "linha teológica" se propõe a refutar a validade dos dons espirituais listados nas Escrituras para os dias de hoje.



COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Como Protestar Conversando com Um Judeu?
"Mas tu, Bethlehem Efrathah, posto que pequena para estar entre os milhares de Yehudah, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saí das são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade"


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - A Oferta de Um "Tempo Coxo"?!
Olá amados do Senhor!
Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus sejam abundantemente multiplicadas no Nome Dele... Gostaria de fazer uma reflexão sobre um texto, sobre o qual Jesus tem falado ao meu coração. Quereria compartilhar com os irmãos, se assim for possível:


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Uma Palavra de Ânimo
Estive angustiado alguns dias por algumas injustiças que aconteceram comigo e gostaria de compartilhar uma Palavra que o Senhor me deu contigo, meu querido irmão/irmã: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Jo 16:33


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Uma Breve Explicação do "Dom de Línguas" Colocado na Palavra de Deus!...
O sentido de falarmos diversas línguas na teoria evolucionista eu não sei. Pelo que pesquisei se pressupõe que ao longo do tempo o macaco veio se evoluindo e surgiu o "homem moderno". E assim com diversas etnias e povos o homem veio a se evoluir no falar, cada um se adaptando para se comunicar…


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] Somente Deus é Infinito?
Olá pessoal!!!
Como vão?!
Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus esteja com todos!
Gostaria de estar colocando esse artigo para refletirmos sobre essa questão tão complexa da ciência e que a matemática não nos coloca disponibilidade em números. As estrelas são infinitas ou finitas? Se fossem infinitas, quer dizer que seriam como Deus; mas não tem esse atributo.


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] Quem Vai Para a "Jerusalém Celestial"?
"Uma coisa muito notória, que volta e meia percorre o ambiente de um cristão é uma palavra que se chama 'mentira'. Quando alguém chama uma pessoa para algo ou pergunta se ela pode fazer algo, essa 'pessoa' responde com mentiras aquilo que está sendo indagado a ela. Apenas para não 'deixar' a outra chateada. Ou então, fala que vai fazer ou que vai estar em tal lugar; mas não consegue cumprir ou honrar aquele compromisso.


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] Um Breve Estudo Sobre a Graça de Deus!
- A Graça de Deus é um presente que não é nós que fazemos algo para merecer. Como é um dom, segundo Efésios 2:8 (qualquer tradução do mundo); vejo que nesse presente maravilhoso de Nosso Pai, temos apenas a questão de aceitá-lo ou não.


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] "Balança Enganosa é Abominação para o Senhor, mas o Peso Justo é o Seu Prazer" (Provérbios 11:1)
Diante de nossas vidas, todos os dias, nos deparamos com situações que temos que decidir por algo. Entretanto, na hora da decisão, vemos que há sempre dois lados com opções positivas e negativas. Nessas decisões, muitas vezes, ficamos em dúvida no que decidir. Qual caminho tomar? Ou qual direção ir? É importante nessa hora, consultar somente ao Senhor, para sabermos Dele qual é o seu "peso justo".


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] Réus ou Juízes? Qual dos Dois?
Nos dias de hoje, vemos diversas pessoas querendo ser juízes. No sentido de julgar os outros e dar tarefas difíceis de se realizar. Cobrar oração, evangelismo, jejuns e ir à igreja; quando quem fala isso e cobra não faz. Temos muitos "juízes" e muita teoria. Poucos "exemplos". Quem você pode dar de exemplo? Poucos. Quem se poderia colocar como exemplo que seria realmente "aquele que cobra" e que "faz aquilo que cobra"? Você entendeu, não é?... Não seria "aquele que é cobra". Esses são diversos. Eu falo por aqueles que são verdadeiros ou no mínimo sabem que erram e pedem a misericórdia de Deus; mas não usam o púlpito para colocar fardos pesados para os outros carregarem que nem eles mesmos conseguem carregar. Pastores que "dizem" ser pastores, obreiros que "dizem" ser obreiros; apóstolos que "dizem" ser apóstolos; mas na verdade "querem ser juízes". Quem os constituiu "juízes"?


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] Por Acaso Quer Julgar Alguém?
Fique a vontade depois de ler esses dizeres!
Jesus diz: "Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." (Mt 7:2)
Deus, através de Paulo diz: "Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?" (1Co 6:5)


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Acepção de Pessoas e a Aparência
Cl 2:20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Cl 2:21 Não toques, não proves, não manuseies?
Cl 2:22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
Cl 2:23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
Cl 3:1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Cl 3:2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Cl 3:3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Cl 3:4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Cl 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] Abençoe a Quem Lhe Quer Mal
"A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens." (Romanos 12:17). Temos a natureza pecaminosa, herdada de Adão. Entretanto, por causa dessa natureza pecaminosa, não devemos deixar com que ela domine os nossos corações perante as pessoas que nos fazem mal retribuindo com a mesma moeda. A Palavra de Deus nos ensina a fazer o contrário: tornar o bem para com o mal.


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] O Que Jesus Fez Por Nós!
"Vinagre não é bom, mas Você o provou; Senhor Jesus! (Mt 27:34,48; Mc 15:36; Jo 19:29)
Alguém cuspir na minha cara não é bom, mas tu o fizeste por mim; Senhor Jesus! (Mt 27:30)
Ser escarnecido por alguém não é bom, muito menos ficar despido na frente de uma multidão; mas Tu o fizeste por mim, Senhor Jesus! (Mt 27:31; Mc 15:20; Lc 18:32; Lc 23:36)
Ser trocado por um prisioneiro culpado, mesmo não errando é pior ainda; mas Tu fizeste Senhor Jesus! (Mt 27:21; Mc 15:11,15; Lc 23:18; Jo 18:40)


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - [Reflexão] O Que Diria de Deus?
... Deus é como andar diversos kilômetros e após estar 'morrendo de sede'; beber um copo d'água fresca! É como ficar sem comer por três dias e depois de muita fome; comer um prato bem suculento de arroz, feijão e bife macio! É como estar imundo depois de diversos dias sem se limpar e depois disso poder tomar um banho em um lugar de águas puríssimas!


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - A Queima na Bula Papal. Um Basta nas Indulgências
"Se eu pelo texto ou uma razão plausível certificados motivo convincente, querem uma resposta objetiva: Não - Porque nem concílios e nem o papa, penso, estão certo, mas errados que se contradizem muitas vezes - e por ISSO a carta citada fico por mim, amarrado As Palavras".


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - A Nossa Palavra Deve Ser Verdadeira?
"Uma coisa muito notória, que volta e meia percorre o ambiente de um cristão é uma palavra que se chama 'mentira'. Quando alguém chama uma pessoa para algo ou pergunta se ela pode fazer algo, a mesma responde com mentiras aquilo que está sendo indagado a ela. Apenas para não 'deixar' a outra chateada. Ou então, fala que vai fazer ou que vai estar em tal lugar; mas não consegue cumprir ou honrar aquele compromisso. Perguntaria: é realmente esse, um verdadeiro 'cristão'?


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Daniel Explica o Sonho ao Rei
Daniel 2:27-45
"Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Alguns Motivos Para Você se Alegrar: "Só Por Causa de Um Grande Salvador"! Olha o Que Ele Te Deu, Dá ou Dará!
1) Deus deu-nos o Seu Filho Unigênito:
Jo 3:15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jo 3:17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Conversando com Uma Católica.
Olá! Peço licença a vocês para fazer algumas considerações. Sou Católica Apostólica Romana e desejo esclarecer alguns pontos colocados aqui. Farei isso porque, antes de mais nada, somos cristãos, cremos num mesmo Deus, Deus este muito maior que as nossas diferenças (católicos x protestantes). Sem contar que uma grande arma diabólica é a ignorância. Todos nós temos o direito à verdade e devemos buscá-la. Sendo assim, eis algumas das minhas considerações"


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Ainda Existe Idolatria na Igreja Católica?
1) Não terás outros deuses diante de mim. (Êx 20:3)
2) Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êx 20:4)
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Êx 20:5)
3) E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. (Êx 20:6)
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êx 20:7)


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Quando Eu Fiquei Sabendo..
Quando eu fiquei sabendo que "Papai Noel" não existia, eu fiquei muito triste. Triste por saber que estava sendo enganado. Quando eu fiquei sabendo que eram meus pais e não o "Papai Noel" que colocava o presente debaixo da "árvore de Natal" eu fiquei mais triste ainda. Eu vi que não era verdade isso. Que esse tal de "Papai Noel" não existia. E que não estava na Bíblia isso. Muito menos que "árvore de Natal" estava.


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Nascidos Para Serem Queimados?
A teologia do neo-calvinismo coloca um exacerbo em questão da responsabilidade do homem.
O homem, em suas atitudes, tem como pauta a seguinte colocação:
- Se faz certo e as suas escolhas dão certo; seja no casamento, na vida financeira, no trabalho, na família e qualquer outra coisa; isso é um mérito de Deus.
- Se for errado e suas escolhas dão errado; seja no casamento, na vida financeira, no trabalho, na família e qualquer outra coisa; isso é uma predestinação de Deus.
... Diante disso, creio que há um grande "não entendimento" ou simutaniedade entre "pré-escolha" e a questão do "pré-determinismo".


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - O Protestantismo (Documentário)
"A arte era muito importante nas igrejas, antes da Reforma. Muitas pessoas não sabiam ler. O latim da missa o povo não sabia. Os fiéis iam e se sentavam no santuário. Sem saber exatamente o que ocorria, não participavam ativamente da missa. E a arte que eles podiam observar, lendo as figuras que estavam nos vitrais, nas pinturas e nas estátuas, tornou-se muito importante. Mas para alguns aconteceu de a arte se tornar mais importante do que aquilo que era representado. E isso foi parte da crítica da Reforma. Queriam fugir disto: dos que louvavam mais a obra de arte que o seu tema. Lamentavelmente, foram destruídas muitas peças incríveis na Reforma. Algumas pessoas assumiram a posição de que o único meio de cura estava na destruição de toda a arte. E isso foi muito triste." (Katheryn Kimball, Curadora - O Cenáculo Capela e Museu).

COMENTE!
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008