[FERNANDO PAIXÃO] COMBATENDO O MALÍGNO ORGULHO


Categoria: Coluna
Imagem: Homem orgulhoso - Dreamstime
Publicado: 10 de Novembro de 2013, Domingo, 01h54

Por: FERNANDO PAIXÃO (sem foto)

O que é orgulho?
Existem dois tipos de orgulho o benigno e o maligno, o primeiro é agradável aos olhos de Deus, acontece quando alguém consegue conquistar com muito esforço algo que já vinha querendo há certo tempo – gerando um sentimento de realização, é também aquele causado quando há uma alegria imensa em honrar e servir ao Senhor no seu reino, por termos feito algo proveitoso ao próximo e, por sermos um cristão fiel, esse tipo de orgulho alegra o coração de Cristo, o segundo é quando uma pessoa pensa que faz as coisas sempre melhor que os outros, assim causando em si um sentimento de superioridade devido a méritos pessoais, este é o que irá ser relatado nesse artigo combatendo o maligno orgulho.

Quais as características do orgulhoso?
A pessoa que possui esse maligno orgulho tem no seu modo de agir algumas características que ele mesmo não percebe por razão da cegueira espiritual que é causada por conta desse pecado, no entanto, são visíveis aos olhos das pessoas que convivem com o orgulhoso, as atitudes são relatadas a seguir:

Ele não aceita exortação de pastores, lideres ou irmãos.

Ele pensa que está sempre certo.

Ele não aceita conselho dos outros.

Ele pensa que é melhor que os outros.

Ele pensa que é digno de receber reconhecimento pelo que fez no Reino.

Ele pensa que as suas obras estão obtendo êxito pela sua capacidade de articular projetos.

Ele não se submete as novas lideranças, por ele ter mais experiências e conhecimento não aceita a cobertura de um cristão novo na fé.

Ele busca encontrar falhas nas pessoas para menospreza-las.

Ele não aceita a ajuda dos outros, gosta de fazer tudo sozinho.

Ele é muito preocupado com o que as pessoas irão pensar dele.

Ele quer ter sucesso, e deseja o fracasso dos outros.

Ele mantem os outros à distância para não revelar o seu verdadeiro caráter.

Quais as consequências do maligno orgulho?
Pelo fato do maligno orgulho ser um ato pecaminoso continuo, acaba por trazer consequências gravíssimas sobre o orgulhoso causando afastamento de Deus e destruição total em todos os âmbitos de sua vida, a própria Escritura Sagrada mostra o fim dos soberbos nos veículos seguintes:

“A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” (Provérbios 16:18)

“A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” (Provérbios 29:23). Outros versículos; (1 Pedro 5:5-6), (Lucas 18:14), (Mateus 23:12).

Como tratar o maligno orgulho?
Quando o maligno orgulho é detectado em um cristão é preciso que o orgulhoso passe por um tratamento de caráter, para que não aconteça que o tal venha a sucumbir na sua soberba. Devido o caso do orgulhoso ser tão sério e difícil de ser tratado, há apenas uma pessoa que é habilitada para ajuda-lo, é o humilde. Assim sendo, irei compartilhar algumas dicas de como tratar o maligno orgulho na vida de uma pessoa:

Orgulho é um mal espiritual, por isso precisa ser combatido espiritualmente através da oração intercessoria. Quando oramos as cadeias que prende o orgulhoso no mundo espiritual são quebradas e é gerada uma abertura para que ele possa ser ajudado a enxergar a sua realidade e consequentemente ser tratado nesse mal que assola a sua vida.

É certo que o orgulhoso nunca irá achega-se a uma pessoa e pedir ajuda para que o seu caráter seja transformado. Então, é necessária que o humilde se aproxime dele colocando-se como inferior para ganhar primeiro a confiança do orgulhoso.

Por mais orgulhoso que uma pessoa seja sempre há alguém que ele admira. Portanto, busque conhecer essa pessoa e peça auxílio para poder ajuda-lo, contudo, sem que o orgulhoso saiba que foi pedida a interferência de terceiros. Tudo precisa ser feito de forma bem discreta e com pessoas de confiança.

Dificilmente o orgulhoso recebe aconselhamento dos outros, ele detesta quando alguém diz para ele fazer uma coisa a qual pensa já está fazendo. Deste modo, a melhor forma é usar as próprias palavras dele – olha você lembra que disse assim? Ou então – certa vez você fez dessa forma e deu certo, que tal tentar novamente? Ou então – a bíblia diz que Jesus fez assim e deu certo, e você sabe disso bem melhor que eu, né?

O orgulhoso é sempre muito fechado, não revela os seus sentimentos para ninguém. Então, é bom gerar um vinculo de amizade sincera, sempre dá apoio nos seus projetos pessoais, nos momentos de necessidade ajuda-lo para que ele tenha confiança na pessoa que está ministrando a humildade em sua vida.

Conclusão
O orgulhoso está perambulando pela igreja e é necessário que o seu caráter seja tratado urgentemente para que o corpo de Cristo não seja contaminado com tal pecado. A todos que leem esse artigo combatendo o maligno orgulho faça uma autoanálise sincera do seu caráter baseando-se nas características do orgulhoso citadas acima. Se você não se encaixou é porque você tem sido humilde e está qualificado para ajudar o orgulhoso a vencer esse pecado. Observando as dicas de como tratar o orgulhoso você irá ter um direcionamento de como conseguir obter êxito em tal façanha. Lembre-se o humilde, quando estamos na comunhão com Deus tudo é possível.

 


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008