Moisés e Lutero
1. "Temos de eliminar o Decálogo [Dez Mandamentos] fora da vista e do coração."

Uma acusação comum contra Martinho Lutero é que este desprezou a lei do Velho Testamento. Nunca se deve temer um contexto com Lutero. A maioria das vezes, o que parece tão horrível realmente não é. Se você se deparar com estas citações, a fonte provável é de Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987).

Provável Fonte: Martinho Lutero, conforme citado por Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 311. Esta citação é provavelmente a partir do Comentário de Lutero sobre João. O Ponto de Martinho Lutero é ouvir Cristo e seu evangelho apenas como o caminho da salvação. Martinho Lutero comentando João 14:10 diz:

"'João 14:10. Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.' Como eu disse, é o propósito destas palavras para impressionar e tocar em nós este artigo chefe. Quando a relação do homem com Deus nem a verificação da vontade de Deus está envolvido, estamos a aprender a descartar tudo o mais da nossa vista e do coração, o que quer que pode ser ensinada e pregada, mesmo na Lei de Moisés, e ainda mais tudo o que procede da razão humana e imaginação. Temos de aprender uma coisa: ter uma concepção clara de Cristo e deixar que nada nos tentam longe deste ou nos desviará do caminho, seja ele um bom trabalho ou um mal, uma boa vida ou uma vida má, santidade ou pecado. Este é o conhecimento em que St. João, um evangelista excepcional no que diz respeito a este tema, e St. Paulo instruem mais do que os outros fazem. Eles se juntam e se ligam Cristo e o Pai tão firmemente juntos que aprendemos a pensar em Deus como só em Cristo. Assim que ouvimos a menção do nome de Deus, ou da sua vontade, Suas obras, Sua graça, ou seu desagrado, não devemos julgar estes como a voz do nosso coração ou a sabedoria do homem pode discorrer sobre eles, ou que a lei sugerir para nós; Mas devemos aninhar e abraçar na volta de Cristo, como filhos amados no colo de sua mãe ou em seus braços, e fechar nossos olhos e ouvidos para tudo, mas Ele e as Suas palavras. Ou devemos vê-Lo como o Salvador fiel, que derrama o seu sangue tão ricamente na cruz, sobe novamente, subjuga o diabo e o inferno, pisa a morte sob os pés, proclama isso para você pessoalmente e através dos apóstolos, e os subsídios por tudo isso para você. Assim, Ele afirma que abundantemente Ele abriga nenhuma raiva ou desagrado em sua direção, mas faz de tudo para ajudar e confortar você, tudo o que Ele deve e pode fazer, mas se você acreditar e aceitar esta" [Fonte: LW 24:64].


2. "Nós não temos nenhum desejo seja para ver ou ouvir a Moisés."

Provável Fonte: Martinho Lutero, conforme citado por Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 202. Esta citação vem provavelmente de um tratado de Lutero contra os profetas celestiais em matéria de Imagens e sacramentos. É uma escrita contra o ex-colega de Lutero, Andreas von Karlstadt Bodenstein que se juntou com facções radicais dos anabatistas. Quando Lutero não apoiava a extirparção violenta de Karlstadt de todas as imagens, Karlstadt acusou Lutero de desobedecer a lei de Deus dada por Moisés: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança ..." Martinho Lutero respondeu assinalando que Karlstadt havia entendido mal a sua posição, assim como Moisés mal interpretado.. Lutero, bem aquecido diz: "Agora, então, vamos chegar ao fundo de tudo isso e dizer que estes professores do pecado e profetas mosaico não são para nos confundir com Moisés. Nós não queremos ver ou ouvir Moisés. Como você gosta que, meus queridos rebeldes? Dizemos também que todos esses professores mosaico negam o evangelho, banem Cristo, e anulam todo o Novo Testamento. Agora eu falo como um cristão para os cristãos. Porque Moisés é dado ao povo judeu por si só, e não diz respeito a nós, gentios e cristãos. Nós temos o nosso evangelho e do Novo Testamento. Se eles podem provar a partir deles que as imagens devem ser postos de lado, teremos o prazer de segui-los. Se, no entanto, por meio de Moisés faria nós, judeus, não vamos suportar isso" [Fonte: LW 40:91].

Os "professores do pecado e do Mosaico profetas" são Karlstadt e os anabatistas. Lutero tinha visto essas pessoas como negam o evangelho e impõem a lei sobre as pessoas. Os editores das obras de Martinho Lutero tem incluído uma excelente visão geral da opinião de Lutero em Moisés: "Qualquer um que, como os entusiastas, erige lei mosaica como um requisito bíblico-divino faz lesão à pregação de Cristo. Assim como os judaizantes de idade, que teria exigido a circuncisão como um requisito inicial, assim também os entusiastas e radicais desta época posterior não ver que Cristo é o fim da lei mosaica. Para todas as estipulações da referida lei, na medida em que vão além da lei natural, foram abolidos por Cristo. Os Dez Mandamentos são vinculativas para todos os homens apenas na medida em que eles são implantados em todos por natureza. Neste sentido Lutero declarou que "Moisés está morto" [Fonte: LW 35: 158].


3. "Se permitirmos que a eles - Mandamentos - qualquer influência em nossa consciência, eles se tornam a capa de todos os maus, heresias e blasfêmias."

Provável Fonte: Lutero conforme citado por Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 311.

Esta citação é de Gálatas, Comentário de Lutero:

"A partir desta você deve aprender, portanto, falar mais com desprezo sobre a legislação em matéria de justificação, seguindo o exemplo do apóstolo, que chama a Lei os elementos do mundo", "tradições que matam", "o poder do pecado", e assim por diante. Se você permitir que a Lei de dominar em sua consciência ao invés de graça, então quando chega a hora para você conquistar o pecado e a morte diante dos olhos de Deus, a lei nada mais é que a escória de todos os males, heresias e blasfêmias; para tudo o que faz é aumentar o pecado, acusar, assustar, ameaçar com a morte, e divulgar a Deus como um juiz irado que condena os pecadores" [Fonte: LW 26: 365]. Patrick O'Hare está envolvido em um processo de citação seletiva falaciosa. Martinho Lutero está aqui falando com uma distinção lei / evangelho no que diz respeito à justificação. Apenas um parágrafo mais tarde Lutero diz: "Para além da questão da justificação, por outro lado, que, como Paulo, deve pensar reverentemente da Lei. Nós devemos dotá-lo com os mais altos louvores e chamá-lo santo, justo, bom, espiritual, divino, etc." [Fonte: LW 26: 365].


4. "Se Moisés deve tentar intimidá-lo com seus estúpidos Dez Mandamentos, diga-lhe para a direita fora: persegui-se para os judeus."

Ou: "Se Moisés tentar intimidar-vos com os seus estúpidos Dez Mandamentos, dizei-lhe imediatamente: Suma-se daqui para os judeus!"

Provável Fonte: Lutero conforme citado por Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987), 311.

Esta citação é do tratado de 1525 Como cristãos devem encarar Moisés. Lutero diz: "Agora, se alguém confronta com Moisés e os seus mandamentos, e quer obrigar você a mantê-los, simplesmente responde: 'Vá para os judeus com seu Moisés; Eu não sou judeu. Não me envolve com Moisés. Se eu aceitar Moisés em um aspecto (Paulo diz aos Gálatas capítulo 5: 3), então eu sou obrigado a manter toda a lei'. Porque não um pouco período em Moisés pertence a nós." [Fonte: LW 35: 165].

Os editores das Obras de Lutero explicam: "Como é a Palavra de Deus, e como é a lei de Moisés? Como a Palavra de Deus e a lei se relacionam entre si? Aqui Lutero faz, por vezes, as declarações mais contrárias. Por um lado, "Moisés" é completamente abolido: "Que os senhores [de hoje] governou de acordo com o exemplo de Moisés". "Moisés não pertence a nós." Por outro lado ouvimos Lutero manifestando o desejo de "que [de hoje] senhores governado de acordo com o exemplo de Moisés." Qualquer um que como os entusiastas, erige lei mosaica como um requisito bíblico-divino faz lesão à pregação de Cristo. Assim como os judaizantes de idade, que teria exigido a circuncisão como um requisito inicial, assim também os entusiastas e radicais desta época posterior não ver que Cristo é o fim da lei mosaica. Para todas as estipulações da referida lei, na medida em que vão além da lei natural, foram abolidos por Cristo. Os Dez Mandamentos são vinculativas para todos os homens apenas na medida em que eles são implantados em todos por natureza. Neste sentido Lutero declarou que "Moisés está morto". [Fonte: LW 35: 158]


Fonte: Beggars All Reformation & Apologetics

Agradecimentos: Fabio Jefferson



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COLUNISTA FABIO JEFFERSON - Martinho Lutero Era Polígamo (Parte 1)?
WHT Dau em seu livro, Luther Examined and Reexamined: A Review of Catholic Criticism and a Plea for Reevaluation (St Louis: Concordia Publishing House, 1917, 103) dá uma imagem útil de Lutero: "Em uma carta dirigida a Joseph Levin Metzsch de 09 de dezembro de 1526, Lutero diz: 'Sua primeira pergunta: Se pessoa pode ter mais de uma esposa? Eu respondo assim: Vamos fazer o que os incrédulos que quiserem; Liberdade cristã, no entanto, é regulada por amor (caridade), de modo que tudo o que o cristão faz é feito para servir o seu semelhante, contanto que ele pode render tal serviço sem perigo e dano à sua fé e consciência. Hoje em dia, no entanto, toda a gente está lutando por uma liberdade que os lucros e lhe agrada, sem levar em conta o lucro e melhoria que seu vizinho pode derivar de sua ação. Isto é contrário ao ensinamento de São Paulo, que diz: 'Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm' (1 Cor 6, 12).. Só ver que sua liberdade não se torne uma ocasião para a carne. . . .


COLUNISTA FABIO JEFFERSON - Martinho Lutero Era Mulherengo? (Parte 2)
Queimo com mil chamas em minha incontrolável carne: sinto-me levado a mulheres que beiram a loucura. Eu que deveria ferver em Espírito, somente fervo em impurezas. (Table Talk). Citações como estas foram utilizadas pelos católicos romanos para provar que Martinho Lutero "foi consumido pelas chamas da luxúria carnal" (Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero, p. 318). O Historiador católico Heinrich Denifle usaria declarações como esta para provar que Lutero inventou a doutrina da justificação para desculpar sua imoralidade.


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Aqui estão algumas declarações sumárias de um católico moderno e estudioso protestante do conteúdo da imagem de Lutero de Cochlaeus: "Lutero é um filho do diabo, possuído pelo diabo, cheio de falsidade e vanglória. Sua revolta foi causada pela inveja monacal da Dominicana, Tetzel; ele cobiça vinho e mulheres, é sem consciência, e aprova qualquer meio para ganhar o seu fim. Ele só pensa em si mesmo.(...) Ele é um mentiroso e um hipócrita, covarde e briguento. Não há nenhuma gota de sangue alemão nele ..." (Joseph Lortz, A Reforma na Alemanha, trans Ronald Paredes (Londres:. Darton, Longman & Todd 1968), 1:. 296)


COLUNISTA FABIO JEFFERSON - O Que Pensava Martinho Lutero Sobre a Embriaguez?
Pois bem, pra inicio de conversa Martinho Lutero não era nenhum alcoólatra, tal acusação é proveniente de uma de suas cartas a seu amigo Jerome cheia de hipérboles como costume de Lutero, e a citação é extraída de seu contexto apenas para denegrir a imagem do reformador. Vejamos o que Lutero diz: "Assim, se o diabo dissesse a você: Por todos os meios, não beba! você deve dizer a ele: Só porque você proibiu, vou beber, e que, liberalmente desta forma você deve sempre fazer o contrário do que Satanás proíbe"..


COLUNISTA FABIO JEFFERSON - Um Olhar Sobre Martinho Lutero, Expondo o Mito: Os Mandamentos (cont.)
REFUTAÇÃO:
Esta citação é do tratado de 1525, "How Christians should regard Moses". Lutero diz: "Agora, se alguém confronta com Moisés e os seus mandamentos, e quer obrigar você a mantê-los, simplesmente responda: "Vá para os judeus com seu Moisés; Eu não sou judeu. Não me envolver com Moisés. Se eu aceitar Moisés em um aspecto (Paulo diz aos Gálatas capítulo 5 [: 3]), então eu sou obrigado a manter toda a lei.[...] [Fonte: LW 35: 165]. E mais...


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E, finalmente, ele admitiu ter acrescentado a palavra "somente" em Rom. 3:28 de sua própria vontade: "Se incomoda papista a palavra ("somente"), diga-lhe logo, o Dr. Martinho Lutero vai tê-la assim mesmo.: papista e burro são uma e a mesma coisa. Quem não quiser minha tradução, que se dê a ele um 'vá-se embora'... O diabo agradece àqueles que o censuram sem minha vontade e conhecimento. Lutero assim o quer, e ele, que é doutor acima de todos os doutores do papado, assim o terá." (Amic. Discussões, 1,127, "Os Fatos Sobre Lutero, O'Hare, TAN Books, 1987, p. 201.) O texto principal usado de Lutero para esse tipo de comentário são de "Traduzindo em Carta Aberta" [1530] (http://www.bible-researcher.com/luther01.html).


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - A Queima da Bula Papal. Um Basta nas Indulgências.
"Se eu pelo texto ou uma razão plausível certificados motivo convincente, querem uma resposta objetiva: Não - Porque nem concílios e nem o papa, penso, estão certo, mas errados que se contradizem muitas vezes - e por ISSO a carta citada fico por mim, amarrado As Palavras. E enquanto minha consciência está cativa à Palavra de Deus pode e eu não vou retirar, porque agir contra a consciência não é seguro nem mais alto.".


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Conversando com Uma Católica
Olá!
Peço licença a vocês para fazer algumas considerações. Sou Católica Apostólica Romana e desejo esclarecer alguns pontos colocados aqui. Farei isso porque, antes de mais nada, somos cristãos, cremos num mesmo Deus, Deus este muito maior que as nossas diferenças (católicos x protestantes). Sem contar que uma grande arma diabólica é a ignorância. Todos nós temos o direito à verdade e devemos buscá-la. Sendo assim, eis algumas das minhas considerações"


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - Ainda Existe Idolatria na Igreja Católica?
1) Não terás outros deuses diante de mim. (Êx 20:3)
2) Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êx 20:4)
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Êx 20:5)
3) E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. (Êx 20:6)
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êx 20:7)


COLUNISTA HUDSON LEBOURG - O Protestantismo (Documentário)
"A arte era muito importante nas igrejas, antes da Reforma. Muitas pessoas não sabiam ler. O latim da missa o povo não sabia. Os fiéis iam e se sentavam no santuário. Sem saber exatamente o que ocorria, não participavam ativamente da missa. E a arte que eles podiam observar, lendo as figuras que estavam nos vitrais, nas pinturas e nas estátuas, tornou-se muito importante. Mas para alguns aconteceu de a arte se tornar mais importante do que aquilo que era representado. E isso foi parte da crítica da Reforma. Queriam fugir disto: dos que louvavam mais a obra de arte que o seu tema. Lamentavelmente, foram destruídas muitas peças incríveis na Reforma. Algumas pessoas assumiram a posição de que o único meio de cura estava na destruição de toda a arte. E isso foi muito triste." (Katheryn Kimball, Curadora - O Cenáculo Capela e Museu).


BIOGRAFIAS - Martinho Lutero
No cárcere, sentenciado pelo Papa a ser queimado vivo, João Huss disse: "Podem matar o ganso (na sua língua, 'huss' é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar". Enquanto caía a neve, e o vento frio uivava como fera em redor da casa, nasceu esse "cisne", em Eisleben, Alemanha. No dia seguinte, o recém-nascido era batizado na Igreja de São Pedro e São Paulo. Sendo o dia de São Martinho, recebeu o nome de Martinho Lutero. Cento e dois anos depois de João Huss expirar na fogueira, o "cisne" afixou, na porta da Igreja em Wittenberg, as suas noventa e cinco teses contra as indulgências, ato que gerou a Grande Reforma. João Huss enganara-se em apenas dois anos, na sua predição. Para dar o valor devido à obra de Martinho Lutero, é necessário notar algo das trevas e confusão dos tempos em que nasceu.


CINCO SOLAS - Sola Fide na Perspectiva de Martinho Lutero
"Eu não posso negar que tudo o que papa faz deve ser suportado, mas me entristece que eu não possa provar que o que ele faz é o melhor. Embora, se eu fosse discutir a intenção do papa, sem me envolver com sua prestação de serviço mercenária, eu diria, brevemente e com confiança, que se deve assumir o melhor sobre ele. A igreja necessita de uma reforma, que não é o trabalho de um homem, a saber, o papa, ou de muitos homens, a saber, os cardeais, o que o mais recente concílio demonstrou, mas é o melhor de todo o mundo, de fato, é trabalho de Deus somente. Entretanto, somente Deus, que criou o tempo, sabe o tempo para esta reforma. Nesse meio tempo, não podemos negar tais erros manifestos. O poder das chaves é abusado e escravizado pela cobiça e ambição."


CINCO SOLAS - Sola Fide: "Somente a Fé", ou a Exclusividade da Fé como Meio de Justificação
Falando da eleição, Paulo argumenta: E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça (Rm 11:6). A graça exclui totalmente as obras. O homem nada pode e nada tem para oferecer a Deus por sua salvação. A única coisa que lhe cabe fazer é aceitar o dom da salvação, pela fé, quando esta lhe é concedida. Fé na obra suficiente de Cristo, que lhe é imputada (creditada em sua conta) gratuitamente. Essa obra consiste na sua vida de perfeita obediência à lei de Deus, em lugar do homem, obediência que nem Adão nem qualquer de sua descendência pôde prestar, dada a sua condição de morte espiritual. Por isso Cristo é chamado de o segundo ou o último Adão (1Co 15:45).


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - A Lenda do Suicídio de Lutero
"O livro de Thomas Bozio, De signis ecclesiae [Os sinais da Igreja] (Roma, 1591), foi a primeira representação literária da lenda sobre o suicídio de Lutero que suscitou uma vigorosa controvérsia sobre a morte de Lutero que continuou até cerca de 1688. Os protestantes contribuíram com nove, e os polêmicos católicos com vinte e seis trabalhos. A controvérsia foi novamente posta em debate apenas em 1889 por Majunke, porém Majunke foi refutado tão completamente por Nikolaus Paulus em 1896 que a lenda tem raramente se aventurado a mostrar-se na literatura mais uma vez" [Heinrich Boehmer, Lutero e a Reforma na Luz de Investigação Modern (Londres:. G. Bell and Sons LTD, 1930) pp 361-362].


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Lutero Era um Assassino que Se Tornou Monge para Fugir da Condenação de Homicídio?
Lutero entrou no Convento para não ser submetido à justiça criminal, cujo resultado teria sido, provavelmente, a pena de morte, por ter matado em duelo seu colega de estudos chamado Jerônimo Buntz. Um dos homens mais mal citados e deturpados da história, sem dúvida alguma é Martinho Lutero. Existe um falacioso arsenal de pseudo-citações e ações atribuídas a ele, formando uma verdadeira propaganda caluniosa perpetrada por católicos romanos em nossos dias como nunca houve antes. Aqui, irei expor mais uma delas, o que servirá de resposta a este vídeo católico (aqui). Tal vídeo nos oferece a oportunidade de mostrar como os católicos são copiosamente desonestos e fraudulentos. Ignorantes até o mais profundo de suas almas paganistas que fazem de tudo para defender suas heresias, simplesmente caluniando quem os contraria.


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Lutero e Algumas de Suas Supostas Citações Heréticas Alegadas por Theobald Beer e Outros Romanistas
Diversas páginas católicas andam a reproduzir supostas citações atribuídas a Lutero na intenção de denigrir a imagem do reformador para reforçar apelos que invalidem o protestantismo. A estratégia funciona assim: Mostre aos protestantes que Lutero era um blasfemador e então provamos que o protestantismo tem tanto valor quanto as calúnias de Lutero, ou seja, NADA. Contudo ao nos depararmos com as supostas citações, percebemos que se trata de uma propaganda caluniosa de pura e generalizada desinformação que cabe a nós darmos um fim sem deixar de apresentarmos uma boa resposta para cada uma das supostas alegações ou interpretações que fazem. É preciso dizer primeiramente que ainda que Lutero tivesse dito tais coisas, isso não seria cousa suficiente para invalidar o protestantismo afinal, OS SUCESSORES DE PEDRO EM ROMA, OS PAPAS especificamente os da renascença não foram lá grandes exemplos de moralidade e ortodoxia e Lutero perto deles poderia ser considerado um santo, mesmo assim, os erros, pecados e blasfêmias papais não são tidas no meio romanista como coisa que invalide o catolicismo que para além disso afirma que ouro continua a ser ouro, mesmo sendo oferecido por mãos impuras COMO AS DO PAPADO MEDIEVAL.


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Lutero e a Epístola de S. Tiago
Martinho Lutero era um homem do seu tempo, era uma pessoa rude de se expressar. Se colocarmos Lutero nos dias de hoje e travarmos um debate com ele, é capaz de nos insultar caso discordarmos dele. Ele é capaz de nos chamar de "hereges idiotas", "patéticos", entre outras palavras de baixo calão. E, infelizmente, a grande maioria dos apologistas católicos acabam que aproveitando essa maneira um pouco que ignorante de Lutero, para isolar pequenas frases diante de sua vasta obra e tachá-lo de "blasfemador", "filho do demônio", "herege revoltado", etc. Eles pegam essa oportunidade e acabam que criando pretextos gigantescos transformando a mentira em verdade.


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Lutero Exortou os Cristãos a "Pecar Fortemente"?
É muito comum ver católicos falando que Lutero teria dito: "Seja um pecador e peque fortemente, mas creia e se alegre em Cristo mais fortemente ainda". Sempre que eu ouço coisas como essas, eu fico com um pé atrás, embora conceda o benefício da dúvida. Após fazer uma pesquisa descobri que Lutero realmente disse isso, mas que a sua declaração não era uma licença para pecar, como supõem os seus detratores. Eu vou abordar essa questão aqui muito brevemente. Vocês podem conferir um extenso tratamento dessa citação nesse link:


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Lutero: "O Livro de Ester, eu Lanço no Elba"
Esta citação de Lutero é encontrada frequentemente em inúmeras páginas web anti-Reforma: "O livro de Ester, eu lanço no Elba. Eu sou como um inimigo para o livro de Ester, que eu gostaria que não existisse, pois Judaíza demais e tem em si uma grande dose de loucura pagã." A citação deriva de uma das versões de Johann Aurifaber das "Conversas à Mesa". A primeira edição das "Conversas à Mesa" foi publicada por Johann Aurifaber, em 1566, vinte anos após a morte de Lutero. A obra é um conjunto de gatafunhos escritos por alunos e colegas de Lutero, onde contam em segunda mão supostas histórias vividas com o reformador alemão. Não é portanto uma boa fonte, e muito menos ainda quando os textos são recebidos sem qualquer análise crítica, para formular uma opinião sobre o pensamento de Martinho Lutero.


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Lutero: "Eu não admito que minha doutrina possa ser julgada por ninguém, nem mesmo pelos anjos. Aquele que não recebe minha doutrina não pode alcançar a salvação"
Eu estava assistindo um vídeo sobre a História da Reforma Protestante e me deparei com algumas declarações incorretas sobre Martinho Lutero. Dei uma resposta nos comentários do vídeo, a qual é uma edição do encontrado aqui.


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - O Nazismo Provém do Protestantismo?
Prezados
Graça e Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo
Bendito seja Deus, o Senhor de Nossas vidas
A Razão do Nosso Viver
Interessante saber um pouco mais a respeito do anti-semitismo de Martinho Lutero que influenciou Adolf Hitler a exterminar os judeus em massa na 2a Guerra Mundial. É através desse fato que apologistas católicos tentam ocultar os milhares de judeus mortos pela Santa Inquisição defendendo que foi o Protestantismo que deu início ao anti-semitismo ou o nazismo de Hitler.


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - Lutero Disse que Cristo Pecou Cometendo Adultério?
Uma citação que geralmente é apresentada por católicos romanos contra Lutero é a seguinte: "Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela?" Depois, com Madalena, depois, com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Tischredden, Nº 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107).


DEFESA DA FÉ CRISTÃ - "Conversas à Mesa" de Lutero
"Conversas à Mesa" (Tischreden, em alemão) é a compilação de anotações feitas por alunos e colaboradores de Martinho Lutero durante encontros informais, como as refeições. A primeira edição das Tischreden foi publicada por Johann Aurifaber, em 1566, vinte anos após a morte de Lutero. A edição completa, porém, só foi publicada em 1836. O texto utilizado aqui vem da tradução para o inglês que o capitão Henry Bell traduziu e publicou por volta de 1650. Semanalmente, publicaremos aqui porções do texto traduzido.


ESTUDOS - A Salvação se Dá pela Fé ou Pelas Obras?
Meu caro leitor, considerando o desígnio da passagem bíblica, desaparecem as aparentes contradições. Paulo diz que o homem é justificado pela fé sem as obras, e Tiago afirma que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. Como eliminar tal aparente contradição? Levando em conta o desígnio diferente que levam as cartas de um e de outro, Romanos 3.28 e Tiago 2.24.


ESTUDOS - Conversas à Mesa com Lutero (Parte 2): As Obras de Deus
LXIII
Todas as obras de Deus são inescrutáveis e inexplicáveis. Nenhum sentido humano pode descobri-las. Somente a fé é que pode apreendê-las, sem o poder ou auxílio humanos. Nenhuma criatura mortal pode compreender Deus em sua majestade. Por isso, ele veio a nós de maneira mais simples, foi feito homem, não é mesmo? Pecado, morte e fraqueza. Em todas as coisas, nas menores criaturas e nos seus membros, brilham claramente o poder supremo e as obras maravilhosas de Deus. Pois qual é o homem, por mais poderoso, sábio e santo, que pode fazer de um figo uma figueira ou um outro figo, ou de um grão de cereja uma cereja ou um pé de cerejas? Qual é o homem que sabe como Deus cria e preserva todas as coisas e faz com que se desenvolvam? Nem mesmo podemos entender como o olho vê, ou como são simplesmente pronunciadas palavras inteligíveis quando a língua se move e se mexe na boca, tudo coisas naturais, diariamente vistas e praticadas. Como é que, então, seríamos capazes de compreender ou entender os secretos conselhos da majestade de Deus, perscrutá-los com nossos sentidos, razão e entendimento humanos? Deveríamos, então, admirar a nossa própria sabedoria? Eu, de minha parte, me considero um tolo e me mantenho cativo.


ESTUDOS - Conversas à Mesa com Lutero (Parte 1): Palavra de Deus
I
Que a Bíblia é a palavra de Deus e o seu Livro, eu o provo desta forma: Todas as coisas que existiram e existem no mundo e a forma sob a qual existem encontram-se descritas no primeiro livro de Moisés sobre a criação; exatamente como Deus criou e deu forma à terra, e assim a terra permanece até hoje. Potentados infinitos se iraram contra esse livro e tentaram destruí-lo e exterminá-lo – o rei Alexandre Magno, os príncipes do Egito e da Babilônia, os monarcas da Pérsia, da Grécia e de Roma, os imperadores Júlio e Augusto – porém eles não prevaleceram; estão todos liquidados e extintos, enquanto que o Livro permanece e permanecerá para sempre, perfeito e intacto, como foi dito primeiro. Quem o assim auxiliou – quem o assim protegeu contra tais forças poderosas? Com certeza ninguém, a não ser Deus mesmo que é o senhor de todas as coisas. E não se trata de um milagre pequeno Deus tem preservado e protegido esse Livro; pois o diabo e o mundo são-lhe inimigos furiosos. Acredito que o maligno tenha destruído muito bons livros da igreja, da mesma forma que outrora matou e destruiu muitas pessoas piedosas, cuja memória agora está esquecida, porém a Bíblia Deus de bom grado deixou subsistir. Da mesma forma, o batismo, o sacramento do altar, o verdadeiro corpo e sangue de Cristo e o ofício da pregação permaneceram até nós, a despeito de uma infinidade de tiranos e de perseguidores heréticos. Deus, pelo seu poder único, conservou tais coisas; vamos, então, sem medo de impedimento batizar, administrar o sacramento e pregar. Homero, Virgílio e outros escritores nobres, finos e profícuos legaram-nos livros de longa antiguidade, mas estes representam zero em relação à Bíblia. Enquanto a igreja papista preponderava, a Bíblia nunca foi franqueada às pessoas em uma forma tal que pudesse ser lida de forma clara, inteligível, segura e fácil, como agora podem fazê-lo na versão em alemão que, graças a Deus, preparamos aqui em Wittenberg.


ESTUDOS - Educação, Ética e Cidadania na Obra de Martim Lutero: Contribuições Protestantes para a História da Educação Numa Aproximação com Paulo Freire (PDF)
O presente texto faz uma leitura interpretativa sobre as concepções de educação, ética e cidadania na obra de Martim Lutero. Dos seus principais escritos sobre educação buscamos elucidar os conceitos de educação, ética e cidadania e as inter-relações entre seus significados. Neste contexto nossa pesquisa se constitui numa contribuição para a História da Educação e para uma ressignificação da reflexão atual sobre ética e cidadania e seus vínculos com a educação, principalmente, a partir das origens do protestantismo histórico.

Trabalho realizado por: Alvori Ahlert.
Mestre em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ, RS, Doutor em Teologia, Área Religião e Educação pelo IEPG/EST, RS, Professor Adjunto da UNIOESTE, membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa Cultura, Freonteira e Desenvolvimento Regional. alvoriahlert@hotmail.com, alahlert@brturbo.com.br e alvori@unioeste.br.


ESTUDOS - A Teologia de Martinho Lutero
Antes de continuar narrando a vida de Lutero e seu trabalho reformador, devemos nos deter para considerar a sua teologia, que foi a base dessa vida e dessa obra. Ao chegar o momento da dieta de Worms, a teologia do Reformador havia alcançado sua maturidade. Então a partir daí, o que Lutero fez foi simplesmente elaborar as conseqüências dessa teologia. Portanto, este parece ser o momento adequado para interromper nossa narrativa, e dar ao leitor uma idéia mais adequada da visão que Lutero tinha da mensagem cristã. Ao contarmos sua peregrinação espiritual, dissemos algo sobre a doutrina da justificação pela fé. Porém essa doutrina, apesar de ser fundamental, não é a totalidade da teologia de Lutero.


ESTUDOS - A Mariologia de Lutero
I. INTRODUÇÃO

- Lutero era um devoto de Maria?
O teólogo católico romano Joseph Lortz uma vez comentou: "É uma tarefa difícil tentar uma interpretação válida e abrangente até mesmo dos elementos mais básicos do pensamento de Lutero no âmbito de um artigo. Ninguém mais como Lutero é fácil de ser esboçado distorcidamente, fato que encontrou formulação em uma declaração conhecida de Heinrich Boehmer: 'Existem tantos Luteros, uma vez que existem livros sobre Lutero.' [1]". Na verdade, a paisagem teológica é cheia de Luteros. Uma busca rápida para obter informações sobre Martinho Lutero na internet, nos revela que polêmicas contra Lutero permanecem de alta-frequência como em diferentes grupos que criam o vilão que encontram em seus escritos. Os elementos básicos do pensamento de Lutero no entanto geralmente estão em falta, distorcendo o homem, sua teologia, e seu impacto sobre a sociedade pós-Reforma.


ESTUDOS - A Reforma Protestante: Perguntas e Respostas
1. Qual a importância da Reforma?
A Reforma Protestante foi importante para o cristianismo porque chamou a atenção para verdades (doutrinas) e práticas bíblicas que haviam sido esquecidas ou distorcidas pela Igreja Medieval. Não foi um movimento inovador, mas restaurador das convicções e ênfases do cristianismo original. Algumas de suas principais contribuições foram: retorno às Escrituras; a centralidade de Cristo; a salvação vista como dádiva da graça de Deus, a ser recebida por meio da fé; a Igreja não é a instituição ou a hierarquia, mas o povo de Deus – cada cristão é um sacerdote.


ESTUDOS - Lutero e a Educação Cristã na Contemporaneidade
O presente artigo tem como objetivo levantar uma reflexão sobre o papel da igreja na contemporaneidade com relação à fomentação de uma educação verdadeiramente cristã. Para tanto, parte-se de uma sucinta análise do primeiro motivo para o investimento em escolas cristãs apresentado por Martinho Lutero (1483-1546) em sua carta aberta "Aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs" de 1524. Após tal análise textual, faz-se uma crítica ao modelo educacional vigente, especialmente em nosso país. Conclui-se o artigo com uma reflexão sobre a necessidade urgente de formar uma nova geração de cristãos capazes de professarem sua fé em meio à sua atuação na sociedade.


ARTIGOS INTERESSANTES - Livro com Anotações de Lutero é Descoberto na França
Um livro de Martinho Lutero, com anotações escritas à mão, foi descoberto na Biblioteca Humanista de Sélestat (nordeste da França), escondido na coleção de um estudioso da Renascença, Beatus Rhenanus. Esta descoberta permitiu identificar um "elo perdido", porque "como ignorávamos a existência dessas correções manuscritas de Martinho Lutero, não considerávamos a sua vontade para uma edição definitiva", explicou James Hirstein, professor universitário Estrasburgo, que encontrou o livro.


ARTIGOS INTERESSANTES - Martinho Lutero: Mais Católico do que Evangélico?
Julio Severo
Sou admirador de um dos maiores "católicos" que o mundo já conheceu. Ele foi um monge que ao ler Romanos, compreendeu que a palavra grega comumente traduzida como "penitência" tinha um significado diferente dos costumes religiosos da época. Entendendo que a tradução certa era "arrependimento," não "penitência," ele teve uma caminhada que o conduziu a confrontar seus dilemas interiores e o modo como a religião e a Bíblia viam de modo diferente um mesmo assunto: arrepender-se dos pecados diante de Deus. As confrontações levaram às 95 teses, que denunciavam os abusos cometidos contra a população. Muitos dos abusos envolviam enriquecimento do clero católico à custa de temores religiosos do povo.


ARTIGOS INTERESSANTES - E Se a Reforma Protestante Não Tivesse Ocorrido?
Dizem que ele não tinha a intenção. Mas, em 1517, quando o monge alemão Martinho Lutero se revoltou com os rumos do catolicismo e propôs uma reforma na Igreja, acabou mudando o destino do mundo inteiro. Naquela época, reis, príncipes e duques estavam insatisfeitos em prestar obediência ao papa, por isso, aproveitaram o movimento para proclamar sua independência não só religiosa mas também política.


ARTIGOS INTERESSANTES - Textos Originais Escritos por Lutero são Roubados de Museu
Três valiosos escritos de Martinho Lutero (1483-1546) foram roubados das vitrines de uma casa onde o impulsionador da Reforma viveu, na cidade de Eisenach, Alemanha. O local foi transformado em um museu e albergue na década de 1950. A casa de Lutero, que foi assaltada, servia, segundo a igreja da Turíngia, para "mostrar a carreira e a obra do grande reformador da igreja alemã e o torná-lo compreensível". Seu foco era a tradução da Bíblia por Lutero e sua "influência na educação do povo alemão e de toda a Europa".


ARTIGOS INTERESSANTES - Lutero e os Judeus
Repórter - Li em algum lugar que há quase duzentos anos, em meados do século 14, um judeu foi colocado em tormento na cidade francesa de Chilon para admitir que seus irmãos de raça haviam provocado a famigerada peste negra, envenenando os poços. Lutero - Isso de fato aconteceu em setembro de 1348. O pobre homem, em sua agonia, acabou concordando com o torturador para ficar livre do sofrimento. Baseada nessa falsa confissão, não somente na França, mas também em todo o norte da Europa, os judeus sofreram uma forte perseguição: eram proibidos de possuir terras, de trabalhar como artesãos e de praticar vários outros ofícios. Muitos foram assassinados em toda parte, inclusive em Estrasburgo, Stuttgart, Dresden, Frankfurt, aqui na Alemanha. Depois de três anos e 350 massacres, dezenas de milhares de judeus foram mortos e mais de duzentas comunidades, aniquiladas. (1)


ARTIGOS INTERESSANTES - Bento XVI Elogia a Paixão Cristã do Pensador Protestante Martin Lutero
ERFURT, Alemanha — O Papa Bento XVI prestou homenagem nesta sexta-feira a Martin Lutero, ao enfatizar a paixão profunda pelas questões de Deus do promotor da Reforma Protestante, em um gesto simbólico em relação aos protestantes na cidade Erfurt (leste), onde surgiu este movimento de cisma da Igreja católica. "O que não dava paz (a Lutero) era o assunto de Deus, que era a paixão profunda e a força de sua vida e seu total itinerário. (...) O pensamento de Lutero, sua espiritualidade inteira, estavam completamente centrados em Cristo", declarou o Papa, em um discurso pronunciado a portas fechadas no convento dos Agostinianos, onde o pensador da Reforma viveu seis anos.


ARTIGOS INTERESSANTES - Por Que Lutero Tornou-se um Anti-Semita?
Em 1523, Martim Lutero escreveu:
" Talvez eu consiga atrair alguns judeus para a fé cristã, pois nossos tolos, os papas, bispos, sofistas e monges... até agora os têm tratado tão mal que... se fosse judeu e visse esses idiotas cabeças-duras estabelecendo normas e ensinando a religião cristã, eu preferiria ser um porco a ser cristão. Pois esses homens trataram os judeus como cães, e não como seres humanos." [1] Essa declaração foi feita no início do período da Reforma, quando Lutero ainda era muito jovem. Nos anos seguintes, entretanto, ele ficaria cada vez mais irritado com o fato de que os judeus, ao lado de quem ele se colocara contra os preconceitos da Igreja Católica Romana, recusavam-se terminantemente a se converter ao Cristianismo.


OUTRAS OBRAS - Lutero: Defensor dos Judeus ou Anti-Semita?
Exercícios a partir de textos de Lutero. De Walter Altmann da Escola Superior de Teologia em São Leopoldo - RS; * Arquivo em PDF contendo 9 páginas. Aproximadamente 315kb.


PERGUNTAS E RESPOSTAS - Martinho Lutero era Maçom?
Olá, Graça e Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; eu tenho uma pergunta sobre o Selo de Lutero e seu significado...é um símbolo Maçônico? Existe algum relato de Martinho Lutero ser ou não, Maçom? desde já agradeço...


PERGUNTAS E RESPOSTAS - Lutero Adicionou a Palavra "Somente" em Romanos 3.28?
Oi irmão Marcell a paz!!!
Romanos 3.28 diz: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." Os católicos dizem que Lutero adicionou a palavra "somente" em Romanos 3.28 para ensinar a doutrina da Sola Fide. Embora, nas nossas Bíblias atualmente não constam a palavra "somente" e na Bíblia que a Igreja Luterana usa atualmente também não consta. É verdade que Martinho Lutero acrescentou a palavra "somente" em Romanos 3.28? Por favor me explique.


PERGUNTAS E RESPOSTAS - "A Lenda da Venda de Indulgências"
Bom dia! Meu nome é Rafi, sou da igreja envagélica luterana do Brasil. Os católicos atualmente dizem que a Igreja Católica nunca vendeu indulgências, dizem que o Papa não sabia dessa venda que Tetzel, monge dominicano estava fazendo. E para isso citam a tese de número 50 de Lutero que diz: "Deve-se ensinar aos Cristãos que se o Papa soubesse das extorsões dos pregadores de indulgências, ele preferiria que a Basílica de São Pedro fosse reduzida a cinzas, a ser ela edificada com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas". Quando li isso fiquei confuso, porque até Lutero defendeu a idéia de que a Igreja Católica nunca praticou oficialmente a venda de indulgências e que esta venda foi uma prática de alguns que eram maus religiosos. E ainda dizem que até alguns líderes protestantes atuais reconhecem isso. Como responder a estes argumentos católicos? Obrigado, Rafi

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