[FÁBIO JEFFERSON] MARTINHO LUTERO ERA POLÍGAMO? [PARTE 1]


Categoria: Martinho Lutero e Coluna
Imagem: Imagem meramente ilustrativa - Owlcation
Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 15h40

Por: FÁBIO JEFFERSON (foto)

WHT Dau em seu livro, Luther Examined and Reexamined: A Review of Catholic Criticism and a Plea for Reevaluation (St Louis: Concordia Publishing House, 1917, 103) dá uma imagem útil de Lutero:

“Em uma carta dirigida a Joseph Levin Metzsch de 09 de dezembro de 1526, Lutero diz: ‘Sua primeira pergunta: Se pessoa pode ter mais de uma esposa? Eu respondo assim: Vamos fazer o que os incrédulos que quiserem; Liberdade cristã, no entanto, é regulada por amor (caridade), de modo que tudo o que o cristão faz é feito para servir o seu semelhante, contanto que ele pode render tal serviço sem perigo e dano à sua fé e consciência. Hoje em dia, no entanto, toda a gente está lutando por uma liberdade que os lucros e lhe agrada, sem levar em conta o lucro e melhoria que seu vizinho pode derivar de sua ação. Isto é contrário ao ensinamento de São Paulo, que diz: ‘Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm’ (1 Cor 6, 12).. Só ver que sua liberdade não se torne uma ocasião para a carne. . . . Além disso, embora os patriarcas tinham muitas mulheres, os cristãos não podem seguir o seu exemplo, porque não há necessidade de fazer isso, qualquer melhoria é obtida assim, e, especialmente, não há nenhuma palavra de Deus para justificar esta prática, enquanto grande ofensa e problemas podem vir a partir dele. Assim, eu não acredito que os cristãos por mais tempo tem essa liberdade. Deus teria que publicar um comando que iria declarar tal liberdade’ (21-A, 901 f.) Para Clemens Ursinus, pastor em Bruck, Lutero escreve sob a data de 21 de março 1527: ‘A poligamia, que em épocas anteriores foi permitido os judeus e gentios, não pode ser honestamente aprovado entre os cristãos, e não pode estar envolvido em com uma boa consciência, a não ser em um caso extremo de necessidade, como, por exemplo, quando um dos cônjuges é separado da outra pela hanseníase ou para uma causa semelhante. Assim, você pode dizer para as pessoas carnais (com quem você tem que fazer), se eles querem ser cristãos, eles devem manter a fidelidade conjugal e refrear sua carne, não dar-lhe licença. Se eles querem ser pagãos, deixá-los fazer o que quiserem, a seu próprio risco.’ (21-A, 928.) Em seu comentário sobre a questão dos fariseus a respeito do divórcio (Mat. 19, 3-6), Lutero diz: ‘Muitos divórcios ocorrem ainda entre os turcos. Se uma mulher não ceder ao marido, nem agir de acordo com seus caprichos e fantasia, que ele dirige imediatamente para fora da casa, e leva um, dois, três, ou quatro esposas adicionais, e defende a sua ação, apelando para Moisés. Eles tomaram fora de Moisés coisas como agradá-los e cedermos à sua luxúria. Na Turquia eles são muito cruéis para as mulheres; qualquer mulher que não vai apresentar é deixado de lado. (…) Moisés não disse nada para justificar esta prática. Minha opinião é que não há vida casada real entre os turcos; deles é uma vida indecente. É uma terrível tirania, tanto mais de lamentar porque Deus não retém a bênção comum a partir de suas relações: as crianças são procriados assim, e ainda a mãe é mandada embora pelo marido. Por esta razão, não há verdadeiro matrimônio entre os turcos. Na minha opinião, todos os turcos na atualidade são bastardos.’ (7, 965.) Tudo isso é bastante claro e deve ser suficiente para garantir Lutero contra a acusação de favorecer a poligamia. A admissão parecendo que a poligamia pode ser permissível refere-se a casos em que as leis de todas as nações civilizadas fazem provisões. Como o cristão deve conduzir-se em tal caso deve ser decidido nas provas em cada caso. Da mesma forma, a referência à liberdade do cristão da lei não significa que o cristão tem o direito potencial de poligamia, mas isso significa que ele deve manter a sua relação monogâmica de uma escolha livre e disposto a obedecer os mandamentos de Deus no poder da graça de Deus. A poligamia, esta é a firme convicção de Lutero, só podia ser sancionado se houvesse um claro mandamento de Deus para esse efeito. As observações de Lutero sobre o matrimônio entre os turcos deve ser lembrado quando os católicos citam declarações de Lutero sobre o rei Assuero descartando Vasti e convocando Ester, e à direita do marido para tomar para si a sua serva, quando sua esposa se recusa dele. Por todas as leis divinas e humanas do assunto a que se refere Lutero é um terreno apenas para o divórcio, e isso é tudo que Lutero declara”.

Mas é verdade, Lutero permitiu a poligamia, mas somente em um sentido muito estreito. Lutero, estudioso Heinrich Boehmer assinala que era apenas para ser em casos de “necessidade grave, por exemplo, se a mulher desenvolve lepra ou torna-se então inadequado para viver com o marido … Mas essa permissão é sempre a ser restrito a casos como grave necessidade. A idéia de legalizar a poligamia geral estava longe da mente dos reformadores. Monogamia foi sempre para ele a forma regular de matrimônio …” (Lutero e a Reforma à luz da pesquisa moderna, 213-214).

Na maioria das vezes, os detratores de Martinho Lutero apontam o envolvimento de Lutero na bigamia de Phillip de Hesse. Claro, Lutero se meteu em uma confusão aqui, e havia fatores políticos a reprodução no entanto. Lutero estudioso Roland Bainton deu uma visão geral concisa da situação:

“Há vários incidentes sobre qual prefere chamar o véu, mas precisamente porque eles são tão frequentemente explorados para seu descrédito eles não devem ser deixados sem registro. O mais notório foi a sua atitude para com a bigamia do conde rural, Filipe de Hesse. Este príncipe tinha sido dado em casamento sem ter em conta os seus próprios afetos, isto é, por razões puramente políticas em dezenove anos de idade com a filha de George Duke. Philip, incapaz de combinar o romance com o casamento, encontrou a sua satisfação promiscuamente do lado de fora. Depois de sua conversão, sua consciência tão perturbada que ele não se atreveu a apresentar-se na mesa do Senhor. Ele acreditava que se ele poderia ter um parceiro para quem ele estava genuinamente ligados ele seria capaz de manter-se dentro dos limites do matrimônio. Há várias maneiras em que a sua dificuldade poderia ter sido resolvido. Se ele tivesse permanecido um católico, ele poderia ter sido capaz de garantir uma anulação por motivos de algum defeito no casamento; mas desde que ele tinha se tornado um luterano, ele poderia esperar nenhuma consideração do papa. Nem Lutero autorização de recorrer ao projeto Católico. Uma segunda solução teria sido o divórcio e novo casamento. Um grande número de corpos protestantes no dia de hoje iria aprovar esse método, particularmente desde que Philip tinha sido submetido em sua juventude a um jogo sem amor. Mas Lutero neste momento interpretou os Evangelhos rigidamente e segurou a palavra de Cristo como relatado por Mateus que o divórcio é permitido somente por adultério. Mas Lutero fez se sentir que deve haver algum remédio, e ele a descobriu por uma reversão para os costumes dos patriarcas do Antigo Testamento, que tinham praticado bigamia e até mesmo a poligamia, sem qualquer manifestação de desagrado divino. Philip foi dada a garantia de que ele poderia, em sã consciência tomar uma segunda esposa. Como, no entanto, para fazer isso seria contra a lei da terra, ele deve manter a união em segredo. Esta mãe da nova noiva se recusou a fazer; e depois Lutero aconselhou uma mentira sobre o fundamento de que o seu conselho tinha sido dado como no confessionário, e para proteger a secretar do confessionário uma mentira se justifica. Mas o segredo estava fora, e o repúdio foi ineficaz. O comentário final de Lutero era que se alguém depois disso deve praticar bigamia, deixe que o Diabo lhe dê um banho no abismo do inferno.”

Here I Stand, 292-293

Nota no comentário final de Lutero, “que se alguém depois disso deve praticar bigamia, deixe que o Diabo lhe dê um banho no abismo do inferno.” Um aspecto profundo da Bíblia é o seu compromisso de dizer-nos sobre os pecados da condição humana; mesmo naqueles personagens considerados os maiores do povo de Deus. Davi foi descrito como “um homem segundo o coração de Deus”, mas dentro de sua vida encontra-se adultério e assassinato. Jesus chamou Pedro “abençoado”, ainda não muito tempo depois, Pedro negou que ele mesmo conhecia. Os exemplos poderiam ser multiplicados, e poderia ir além das páginas das Escrituras para os salões da história da igreja. O povo de Deus luta contra o pecado, e às vezes tomamos grandes quedas. Tal é o caso de Martinho Lutero e seu envolvimento com a bigamia de Hesse. A Vida de Lutero mostra muitos altos picos e vales profundos: alguns profundos sucessos para o reino de Deus, juntamente com a falha humana. Com a atitude de Lutero sobre a bigamia, e seu envolvimento com Phillip de Hesse, vemos uma das verrugas de Lutero. Lutero teve que aprender da maneira mais difícil com a sua atitude em bigamia.

Dau ressalta alguns fatos interessantes sobre a bigamia de Phillip de Hesse:

“(…) A carta é datada de 28 de novembro de 1526; bigamia de Philip teve lugar 9 de março de 1540. Nesta carta, Lutero diz a Philip: ‘Quanto ao outro assunto, minha fiel advertência e conselho é que nenhum homem, os cristãos em particular, devem ter mais de uma esposa, não só pela razão de que seria atribuída ofensa, e os cristãos não devem desnecessariamente dar, mas mais diligentemente evitar dar, ofensa, mas também para a razão pela qual nós não temos nenhuma palavra de Deus em relação a este assunto sobre o qual podemos basear uma crença de que tal ação seria bem agradável a Deus e aos cristãos. Deixem os pagãos e turcos fazerem o que bem entenderem. Alguns dos antigos pais tiveram muitas mulheres, mas eles foram instados a isso por necessidade, como Abraão e Jacó, e mais tarde muitos reis, que de acordo com a lei de Moisés obtido as esposas de seus amigos, com a morte do último, como uma herança. O exemplo dos pais não é um argumento suficiente para convencer um cristão: ele deve ter, além disso, uma palavra divina que faz dele a certeza, assim como eles tinham uma palavra desta natureza de Deus. Porque onde não havia necessidade ou causa, os antigos pais não tinham mais de uma esposa, como Isaque, José, Moisés, e muitos outros. Por esta razão, não posso aconselhar para, mas deve aconselhar contra, sua intenção, particularmente desde que você é um cristão, a menos que houvesse uma necessidade extrema, como, por exemplo, se a esposa fosse leprosa ou o marido foram privados dela por alguma outra razão. Por que motivos para proibir outras pessoas a tais casamentos eu não sei” (21-A, 900 f.). (…)

Dau também aponta que os católicos devem ter cuidado nesta acusação contra Lutero:

“(…) Não tem um dos santos canonizados de Roma, St. Agostinho, declarou que a bigamia pode ser autorizada se a esposa era estéril? Não foi ainda reconhecido concubinato por lei, no século XVI na Irlanda? Não fez o Rei Diarmid ter duas esposas legítimas e duas concubinas? E ele era um católico. O que têm os católicos a dizer em resposta à afirmação de Sir Henry Maine que o Direito Canônico da sua Igreja trouxe inúmeras desigualdades sexuais? Ou a declaração de Joseph MacCabe que não até 1060 houve qualquer mandato autorizado da Igreja contra a poligamia, e que, mesmo após esta proibição houve numerosos casos de concubinato e casamento polígamos nas comunidades cristãs? Ou para Hallam em sua Idade Média, onde ele relata concubinato na Europa? Ou para Lea, que prova que este mal não foi confinada aos leigos? (Veja Gallighan, Mulheres sob a poligamia, pp 43. 292. 295. 303. 330. 339.)

Fonte: Beggars All Reformation & Apologetics – https://beggarsallreformation.blogspot.com/

 

Tradução: Fábio Jeffersonn


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