Categoria: Coluna
Imagem: Enviada pelo próprio autor do artigo
Publicado: 29 de Outubro de 2019, Terça Feira, 19h05
Por: EBRON GESER MULLER (foto)
“Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens”. 1 Coríntios 4:9 – NVI (Nova Versão Internacional)
Este texto de Paulo afirma que os “apóstolos” segundo Tertuliano em seus comentários eram postos em “último lugar” supõe a mais baixa condição, o estado mais humilde, como se “condenados à morte” e o apóstolo Paulo termina o versículo dizendo que “nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos quanto a homens”.
O termo para “espetáculo” neste versículo é theatron (de theatros) de onde temos a palavra “teatro”. Theatron, literalmente, significava estar em um palco sendo observado. A ideia é um grupo teatral se apresentando em um palco iluminado por tochas que eram postas ao seu redor. Cada palavra dita, gesto realizado, movimento ou intenções estavam sendo cuidadosamente observados pelo auditório.
Observe que esse texto de 1 Coríntios não fala a respeito de salvação, e sim de testemunho. Este versículo é um convite para sermos cristãos não apenas por fora, mas, especialmente, por dentro. Sobretudo da vida com Deus.
Parafraseando o Dr. Rodrigo Silva em um dos seus comentários: “Deus não precisa de advogados para defender sua palavra, mas sim, de testemunhas para fazer sua vontade”.