Categoria: Biografias
Imagem: Stephen Charnock - Banner of Truth
Publicado: 25 de Abril de 2016, Segunda Feira, 13h20
Stephen Charnock, (1628 – 1680), Inglês teólogo e pregador puritano, nasceu na freguesia de St. Katharine Cree, em Londres. Seu pai, o Sr. Richard Charnock, era um advogado no Tribunal de Chancery, e era descendente de uma família antiga em Lancashire.
Stephen, depois de um curso preparatório, se tornou um estudante na Emmanuel College, Cambridge, onde foi colocado sob a tutela imediata do célebre Dr. William Sancroft, que se tornou mais tarde Arcebispo de Canterbury. Pouco depois de se formar ele foi para Oxford, em 1654, tornando-se inspetor do Colégio Novo, durante a chancelaria de Oliver Cromwell, líder do partido puritano.
Em 1655 Charnock foi para a Irlanda como capelão e após a morte de Henry Cromwell, Charnock retornou a Londres, dedicando-se ao estudo e pregação ocasional. Em 1675, juntamente com outro puritano, Thomas Watson, foi nomeado pastor conjunto de uma congregação presbiteriana grande em Londres.
Charnock foi reconhecido durante a sua vida como um pregador com convicções profundas, discernimento prático, e de grande aprendizado. Pouco depois de sua morte alguns de seus escritos foram editados pelos Srs. Adams de Bovino e publicado durante anos. Eles incluíram Um Discurso sobre a Divina Providência; Discursos sobre Cristo Crucificado, e Discursos sobre Regeneração, a Ceia do Senhor, e outros assuntos.
Sua fama como teólogo, no entanto, repousa principalmente sobre seus Discursos sobre a existência e atributos de Deus (1682). Um trabalho enorme que corria a alguns 1.300 páginas na primeira edição. Continua a ser um dos tratamentos mais exaustivo da doutrina de Deus no idioma Inglês, tendo sido reeditado muitas vezes. A edição completa das suas obras foi publicada em nove volumes, em 1815. J. N. Akers.
Fonte: Ressurreicao.com