ROBERT MURRAY M'CHEYNE (1813-1843)


Categoria: Biografias
Imagem: Robert Murray M`Cheyne - Voltemos ao Evangelho
Publicado: 18 de Maio de 2014, Domingo, 17h22

Robert Murray M’Cheyne foi um exemplo vivo desta verdade muitas vezes negligenciada. Em 23 anos de idade ele foi ordenado e empossado na igreja de St. Peters em Dundee. Aos trinta anos ele terminou seu curso, morrendo na primavera de 1843.

Como João Batista e o próprio Salvador, M’Cheyne introduziu no reino de Cristo em apenas poucos anos. Foi durante seu breve ministério público que a Escócia experimentou um de seus maiores avivamentos. De 1839-1842 muito da Escócia foi virado de cabeça para baixo através do trabalho cheio do Espírito de WC Burns e Robert Murray M’Cheyne.

Para cada vez que os homens como M’Cheyne direcionavam o olhar para os seus pecados ele apontavam-lhes dez vezes a olhar para Jesus. Esta foi a chave para a sua proposta e a pregação apaixonada. Para ele, Cristo não foi apenas um dos muitos conceitos teológicos em uma mensagem, Jesus Cristo foi a mensagem! O poder de M’Cheyne no púlpito foi o resultado de seu conhecimento íntimo de Jesus. Ele poderia dizer com ousadia: “Eu sou mais familiarizado com Jesus Cristo do que eu estou com algum homem no mundo.”

Muitas vezes, ele pregou e toda a congregação foi às lágrimas. M’Cheyne escrevia em seu diário e em cartas para nos descrever algumas dessas reuniões preciosas. Ele escreveu: “Foi como uma inundação irrompendo. Lágrimas corriam dos olhos de muitos, e alguns caíram no chão gemendo e chorando e clamando por misericórdia” Em outros momentos, os homens e as mulheres eram tão cheios de tristeza e convicção que eles literalmente tinham que ser levados para fora da igreja. “Em algumas áreas, congregações inteiras foram freqüentemente movidas como um homem, e a voz do ministro foi abafada pelos gritos de almas ansiosas.”

A voz de M’Cheyne, os olhos e os gestos falavam sobre a ternura de Cristo. Não foi Robert Murray M’Cheyne que o povo viu, era Jesus. M’Cheyne declarou: “Um homem não pode ser um fiel ministro, até que ele pregue a Cristo por amor de Cristo. Até que ele desista de lutar para atrair pessoas para si mesmo e busque apenas para atraí-los para Cristo”

Talvez mais poderoso do que a pregação M’Cheyne foi sua oração. Para ele o lugar de oração era um refúgio de santidade na comunhão, e intercessão. Os diários e cartas de M’Cheyne estão repletos de exemplos de sua vida de oração. Ele escreveu: “Levantei-me cedo para buscar a Deus, e encontrei aquEle a quem ama a minha alma. Quem não gostaria de levantar cedo para atender sua empresa?” “Rei Jesus é um bom mestre. Tive algumas estações de doce comunhão com o Deus invisível que eu não desistiria por milhares de ouro e prata.”

Apenas alguns meses antes de sua morte M’Cheyne elaborou algumas considerações a respeito de “Reforma na oração secreta”. “Eu deveria”, disse M’Cheyne, “para passar as melhores horas do dia em comunhão com Deus. É o meu emprego mais nobre e mais frutífero.” Diz-se que Robert Murray M’Cheyne teve um lugar especial em sua igreja, onde ele iria derramar sobre os nomes sobre o papel da igreja e chorar com gemidos de intercessão. Embora apenas um homem jovem, M’Cheyne possuía a mais rara das jóias; um coração de pastor verdadeiro. M’Cheyne fervorosamente trabalhou entre o povo de Dundee, como se de alguma forma ele sabia que ele iria morrer em breve.

Ele era um homem motivado por toda a eternidade. Ele escreveu: “Enquanto eu estava caminhando no campo, o pensamento veio sobre mim com poder quase esmagador, que cada uma das minhas ovelhas devem em breve estar no céu ou no inferno. Oh como eu queria que eu ter uma língua como o trovão, que eu pudesse fazer a todos ouvir! Ou que eu tivesse um carro para que eu pudesse visitar cada um e dizer: Fuja para a tua vida! Ah pecador! Você sabe que eu receio que você venha colocar a culpa de sua condenação à minha porta!”.

Amar a Jesus é amar a santidade. Muitos cristãos professos encolher a partir da mensagem de pureza e, assim, chamam de volta ao Salvador que dizem amar. Robert Murray M’Cheyne compreendeu a necessidade de uma vida santa. Ele escreveu: “a santidade da vida do seu Estudo e a utilidade de tudo depende disso, de seus sermões por último, mas uma hora ou duas. Prega a sua vida toda a semana, se Satanás só pode fazer um ministro cobiçoso, um amante de louvor, e, prazer. ele arruinou o seu ministério”.

Um ministro santo é uma arma terrível nas mãos de Deus. A palavra falada por você quando sua consciência está limpa, e seu coração está cheio do Espírito de Deus vale dez mil palavras faladas em incredulidade e pecado. Deitado sobre seu leito de morte com uma forte febre, M’Cheyne levantou as mãos em oração, ele exclamou: “Esta paróquia Senhor, este povo, este lugar todo.” Robert Murray M’Cheyne terminou sua vida como ele viveu, cheio de fervorosa oração.

 

Fonte: SendoEdificado.com


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no momento -

Desde 3 de Agosto de 2008