Matthias Hafenreffer (1561-1619)


Publicado neste site no dia:
02 de Dezembro de 2016, Sexta Feira, 01h22

Matthias Hafenreffer (1561-1619) (Lorch, Württemberg, 24 de Junho de 1561 - Tübingen, 22 de outubro de 1619), foi um teólogo luterano alemão. Sua obra principal "Loci Theologici" (Lógica Teológica, Tübingen, 1600), foi escrita a pedido de Frederico I, Duque de Württemberg (1557-1608).

Biografia
Hafenreffer estudou Filosofia e Teologia na Universidade de Tübingen, tornou-se Mestre em 1581, e repetente em 1583. Em 1586 tornou-se Diácono de Herrenberg, em 1588, sacerdote em Ehningen; em 1590 Pregador e Conselheiro do Consistório em Stuttgart. Em 1590 ele retorna como professor em Tübingen, e ao mesmo tempo recebe o seu diploma de doutorado em teologia. Em 1618 ele é nomeado chanceler da universidade.

Ele era um professor entusiasta e tinha uma influência carismática sobre os seus alunos. Combinava uma estreita fidelidade ao Livro de Concórdia com sua índole pacífica. Johann Valentin Andreae e Johannes Kepler foram alunos e mantiveram correspondêcnia com Hafenreffer.

Obras
Loci theologici: Certa methodo ac ratione, in 3 libros tributi. Tübingen 1600.

Examen und Gegenbericht]/ Uber das jüngsten zu Heidelberg getruckt Calvinische Büchlin/ nachfolgenden Tituls: Außführlicher Bericht/ Was die Reformirte Kirchen in Teutschland/ gleuben oder nicht gleuben: Item/ was sie für Ceremonien gebrauchen oder nicht gebrauchen. Tübingen 1608.

Analysis terminorum, vocabulorum, regularum et axiomatum theologicorum praecipuorum, quae passim vel in scriptura sacra vel in patrum ac orthodoxorum theologorum scriptis occurrunt. Tübingen 1609.

Templum Ezechielis, "sive in IX postrema prophetae capita commentarius. Tübingen 1613.

Doctrinae Christianae Summa. Hrsg. v. Johann Valentin Andreae. Tübingen 1614

Compendium doctrinae coelestis. Hrsg. v. "Bengt Hägglund" Cajsa Sjöberg (2010) ISBN 978-91-977366-8-8

De Scriptura Sacra - Matthias Hafenreffer e Samuel Magirus.

Revelator Punctorum vigilantissimus

XXXIX. positiones theol. de illocalitate

Compendium doctrinae coelestis, 1649

Disputatio de iustificatione hominis coram Deo gratuita


Fonte: Wikipédia



Links Relacionados
[Biografias] Martinho Lutero
No cárcere, sentenciado pelo Papa a ser queimado vivo, João Huss disse: "Podem matar o ganso (na sua língua, 'huss' é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar". Enquanto caía a neve, e o vento frio uivava como fera em redor da casa, nasceu esse "cisne", em Eisleben, Alemanha. No dia seguinte, o recém-nascido era batizado na Igreja de São Pedro e São Paulo. Sendo o dia de São Martinho, recebeu o nome de Martinho Lutero. Cento e dois anos depois de João Huss expirar na fogueira, o "cisne" afixou, na porta da Igreja em Wittenberg, as suas noventa e cinco teses contra as indulgências, ato que gerou a Grande Reforma. João Huss enganara-se em apenas dois anos, na sua predição. Para dar o valor devido à obra de Martinho Lutero, é necessário notar algo das trevas e confusão dos tempos em que nasceu.

COMENTE!
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008