John Charles Ryle (1816-1900)
John Charles Ryle, comumente referido com J.C.Ryle foi clérigo inglês, e o primeiro bispo da diocese da Igreja da Inglaterra em Liverpool.

Ryle era filho de John Ryle, um rico comerciante e banqueiro em Macclesfield; John Charles Ryle foi o primeiro filho homem depois de duas irmãs, por isso era considerado naturalmente sucessor de seu pai. Por conta disso, foi educado em Eton e em Christ Church, em Oxford.

Em Oxford, foi um atleta refinado que remava e jogava criquete pela Universidade de Oxford, onde alcançou um nível de primeira classe em História e Filosofia Greco-Romana tanto antiga quanto moderna e a ele foi oferecido uma comunhão universitária (posição de ensino) que ele declinou. Ele estava destinado para a carreira em política antes de responder ao chamado para o ministério.

Ele foi espiritualmente despertado em 1838 enquanto ouvia a leitura de Efésios 2 em uma das capelas de Oxford, porem, ele concluiu seus estudos e pretendia seguir sua carreira, até que em junho de 1841, o banco de seu pai veio à falência, levando a familia Ryle a pobreza e as dividas. J.C.Ryle, sem condições de manter-se nem a si nem sua família, e não querendo envolver-se mais em politica, considera a possibilidade de tornar-se clérigo. Ele é ordenado pelo Bispo Sumner em Winchester em dezembro 1842.

Depois de sustentar um pastorado em Exbury, Hampshire, ele tornou-se reitor (pastor presidente) da Igreja de São Thomas, Winchester (1843), reitor da Igreja de Helmingham, Suffolk (1844), vigário da Igreja de Stradbroke (1861), cânon honorário da Igreja de Norwich (1872), e deão da Igreja de Salisbury (1880). Durante esse período todo, Ryle preocupou-se por estabelecer igrejas fortes e bem alimentadas da palavra de Deus, mantendo sempre a pregação fiel do Evangelho; Ryle combinou sua presença comandante e defesa vigorosa de seus princípios com graciosidade e calor em suas relações pessoais. Muitos trabalhadores e trabalhadoras compareceram às suas reuniões de pregações especiais, e muitos tornaram-se cristãos. Ryle ficou muito conhecido por defender a doutrina evangélica da Igreja da Inglaterra contrária ao Anglo catolicismo, por meio de diversos tratados e livretos, chegando a ser reconhecido como um dos lideres da chamada "Baixa Igreja" da Inglaterra. Alem desses tratados, Ryle procurou sempre escrever material para que o povo pudesse compreender as doutrinas cristãs evangélicas, e escrever diversos livros práticos, como "Santidade", e os "Comentários aos Evangelhos". Contudo, antes de ocupar o último ofício, ele foi avançado para a nova sé de Liverpool, onde permaneceu até sua resignação, que tomou lugar três meses antes de sua morte em Lowestoft.


Bispado
Sua nomeação para Liverpool foi recomendação do primeiro-ministro, que estava deixando a chefia de governo, Benjamin Disraeli. Foi em 1880, com 64 anos de idade, ele tornou-se o primeiro bispo da recém criada diocese da Igreja da Inglaterra em Liverpool.

Em sua diocese, ele exerceu um ministério de pregação vigoroso e franco, e foi um fiel pastor em seu cargo, exercendo cuidado particular sobre retiradas de ordenação. Ele formou um fundo de pensão para o clericato de sua diocese e construiu mais de quarenta igrejas. A despeito da crítica, ele aumentou e melhorou as receitas do clericato e incentivou a construção de diversas capelas e escolas antes de construir uma catedral para sua nova diocese.

Em 1899, ele decidiu demitir-se do bispado, e efetivamente em 1º de março 1900, aos 83 anos, vindo a falecer em 10 de junho do mesmo ano. Está enterrado na Igreja de Todos os Santos, em Childwall, Liverpool. Seu segundo filho, Herbert Edward Ryle também foi um bispo.


Fonte: Wikipédia




O que você tem a dizer sobre John Charles Ryle?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008