Categoria: Biografias
Imagem: Abraham Kuyper - Site Igreja Presbiteriana de Pinheiros
Publicado: 16 de Novembro de 2013, Sábado, 18h59
Abraham Kuyper (Maassluis, 29 de outubro de 1837 — Haia, 8 de novembro de 1920) foi um político, jornalista, estadista e teólogo holandês. Ele fundou o Partido Anti-Revolucionário e foi Primeiro-Ministro dos Países Baixos entre 1901 e 1905.
Kuyper foi educado em casa por seu pai, Jan Frederik Kuyper, que foi ministro da Igreja Reformada Holandesa, em Hoogmade, Maassluis, Midelburgo e Leida. Não teve educação formal primária, mas recebeu o ensino secundário no ginásio de Leida.
Em 1855 terminou o ensino secundário e começou a estudar literatura, filosofia e teologia na Universidade de Leiden. Ele recebeu seu propedeuse na literatura em 1857, summa cum laude, e em Filosofia em 1858, também summa cum laude. Ele também teve aulas de árabe, armênio e física.
Em 1862 ele foi promovido a doutor em Teologia na base de uma dissertação chamada “Historico Disquisitio-theologica, exhibens Johannis Calvini et Johannis à Lasco de Ecclesia inter Sententiarum compositionem se” – dissertação Teológico-histórica que mostra as diferenças entre as regras da igreja, João Calvino e Jan Laski. Ao comparar as visões de João Calvino e Jan Laski, Kuyper mostrou uma clara simpatia pela de Laski, mais liberal. Durante seus estudos Kuyper foi um membro da tendência moderna dentro da Igreja Reformada Holandesa.
Em maio de 1862 foi declarado elegível para o ministério e 1863, aceitou um convite para se tornar ministro da Igreja Reformada Holandesa da cidade de Beesd. No mesmo ano, casou-se com Johanna Hendrika Schaay (1842-1899). Eles tiveram cinco filhos e três filhas. Em 1864, ele começou a se corresponder com o anti-revolucionário MP Guillaume Groen van Prinsterer, que influenciou fortemente suas concepções políticas e teológicas.
Cerca de 1866 ele começou a simpatizar com a tendência ortodoxa dentro da Igreja Reformada Holandesa, tendo sido inspirado pela fé simples reformada de Pietje Balthus, a esposa de um fazendeiro. Ele começou a opor-se à centralização na igreja, ao papel do rei e a defender a separação de igreja e estado.
Em 1867 Kuyper foi convidado para ser ministro da paróquia em Utrecht e ele deixou Beesd. Em 1870 foi convidado para ir para Amsterdã. Em 1871 começou a escrever para o “De Heraut” ( “O Arauto”). Em 1872, fundou seu próprio jornal “De Standaard” ( “O Padrão”). Este jornal lançaria as bases para a rede da organização reformada, o pilar reformado, que teria encontrado Kuyper.
Fonte: Wikipédia