ENTRE A CAPELA E A CATEDRAL: TENSÕES E REINVENÇÕES DA IDENTIDADE RELIGIOSA NA EXPERIÊNCIA DO PROTESTANTISMO HISTÓRICO ATUAL


Categoria: Acervo
Imagem: Pentecostais (esquerda) e um culto luterano (direita) / Google Imagens, montagem própria.
Publicado: 05 de Outubro de 2023, Quinta Feira, 10h04

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientadora: Prof.ª Dra. Cecília Loreto Mariz

Rio de Janeiro
2013

Por Carlos Souza
Possui graduação em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (2004), graduação em Bacharel em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett (2009), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019).

Resumo
O trabalho analisa as transformações ocorridas nas igrejas protestantes históricas no campo religioso atual. A partir da análise de um estudo de caso feito em uma igreja histórica no Rio de Janeiro, a pesquisa busca compreender que elementos podem ser identificados na experiência religiosa desta comunidade, que indicam transformações em sua identidade religiosa. A reflexão parte de uma discussão sobre a própria noção de pentecostalização, que no contexto do campo religioso evangélico, tem sido utilizada como elemento que simboliza a disputa de identidade entre os grupos ligados ao protestantismo histórico e os movimentos pentecostais. O texto faz uma análise sobre as tensões existentes entre grupos tradicionais, ligados ao que foi chamado aqui de intelectualidade protestante, que faz uso do termo como categoria acusatória, ou seja, a pentecostalização para estes setores seria uma espécie de degeneração da tradição das igrejas históricas. A pesquisa visa repensar essa categoria que aparece no campo religioso, discutindo aspectos teóricos sobre a acusação aos pentecostais e sua influência no campo como uma religiosidade mágica que é enfrentada pela religiosidade intelectualizada presente na tradição histórica do protestantismo. A noção de pentecostalização utilizada na pesquisa aponta que para além dessa dicotomia magia (pentecostais) e religião (históricos), estão ocorrendo mudanças importantes na identidade religiosa evangélica, onde as igrejas históricas estão dialogando e resignificando elementos da matriz pentecostal com o objetivo de resignificar essas práticas a fim de dialogar com as mudanças ocorridas no campo evangélico atual, principalmente diante do crescimento do movimento pentecostal.

Link no OneDrive: Entre a Capela e a Catedral: Tensões e Reinvenções da Identidade Religiosa na Experiência do Protestantismo Histórico Atual (PDF, 3,57Mb)


Gostou do artigo? Comente!
Nome:

E-Mail:

Comentário:



- Nenhum comentário no moemnto -

Desde 3 de Agosto de 2008