Categoria: Acervo
Imagem: Arcanjo Miguel, Calvino, Wesley e Henry - Protestantismo.com.br
Publicado: 05 de Abril de 2015, Domingo, 19h13
Olá, Graça e Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo;
Eu tenho uma pergunta a fazer: John Calvino, os Calvinistas, John Wesley, os Metodistas, Matthew Henry, os Bereianos, defendiam esta doutrina herética de que Jesus é o Arcanjo Miguel, como as Testemunhas de Jeová e Adventistas tanto defendem?
Fábio Jefferson
Prezado Fábio Jefferson
Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo
Bendito seja Deus, o Senhor de nossas vidas
A Razão do nosso viver
Para responder a sua questão, precisei levantar uma busca através de fontes primárias. Então encontrei os dois volumes da obra de Calvino sobre o livro de Daniel e os disponibilizei aqui. Assim que puder, dá uma conferida.
Primeiramente, segundo o site Dicionário de Nomes Próprios, o nome Miguel vem do hebraico Mikhael, formado pela junção dos elementos mikhayáh e El que significa “quem é como Deus?”. E Jesus também pode ser chamado de Emanuel que significa “Deus conosco” (Ev. S. Mateus 1). Portanto, o arcanjo Miguel não é Cristo. Mas o NOME que o arcanjo carrega faz uma analogia à Cristo. E ao analisar os comentários do João Calvino diretamente do seu livro, constatei o seguinte:
Comentários de João Calvino, Daniel cap. 10:
Há quem pensa que a PALAVRA Miguel representa Cristo, e não faço objeção a essa opinião. Evidentemente, é suficiente que todos os anjos mantenham vigilância sobre os fiéis e eleitos, embora Cristo mantenha a primeira posição entre eles, uma vez que ele é seu chefe e usa seu ministério e assistência em defesa de todo seu povo. Visto, porém, que isso não é geralmente admitido, deixo-o em suspenso por enquanto, e direi algo mais sobre o assunto no capítulo 12.
Comentários de João Calvino, Daniel cap. 12:
Por Miguel muitos concordam em interpretar como sendo Cristo a Cabeça da Igreja. Mas se parecer preferível entender Miguel como sendo o arcanjo, este sentido provará ser adequado, pois sob Cristo como a Cabeça os anjos são os guardiães da Igreja. Seja qual for o verdadeiro sentido, Deus era o preservador de sua Igreja pelas mãos de seu Filho unigênito; e visto que os anjos estão sob o governo de Cristo, ele poderia confiar tal tarefa a Miguel.
Podemos ver que Calvino não faz objeção ao significado da PALAVRA Miguel, como falei na introdução deste e-mail, sobre o significado da palavra Miguel e sua analogia para com Cristo. Portanto, não presumo que Calvino esteja dizendo que o arcanjo Miguel seja o Cristo em pessoa, mas sim ele apenas não discorda do significado que a PALAVRA Miguel carrega.
Infelizmente não encontrei fontes primárias que apresentam os comentários de Matthew Henry e John Wesley sobre o livro de Daniel. Mas, pelo que analisei em alguns sites e os links que o amado me passou, Matthew e John seguiram os mesmos preceitos de Calvino em seus comentários. Portanto, é bem provável que eles não estavam levantando afirmações de que o arcanjo Miguel seja o Cristo em pessoa, mas apenas atribuindo o significado da PALAVRA Miguel à Cristo.
Deus te abençoe e te guarde.
Seja bendito o Nome do Senhor desde agora e para sempre, amém.
Marcell de Oliveira
Webmaster Protestante Online