As Igrejas Reformada e Batista
Publicado neste site no dia:
Dia não identificado, ano 2008

Igreja Reformada
Nova Iorque, ocupada pelos holandeses em 1613, não chegou a ter uma população de colonos permanentes senão a partir de 1623. A princípio a colônia teve o nome de "Novos Países Baixos", e "Nova Amsterdam". A primeira igreja aí organizada foi em 1628, recebendo o nome de Igreja Protestante Reformada Holandesa, e, durante a supremacia holandesa foi a igreja oficial da colônia. Igrejas desta denominação foram estabelecidas ao norte de Nova Jersey e em ambas as margens do Rio Hudson até Albany. Em 1664 a colônia foi tomada pela Inglaterra que lhe deu o nome de Nova Iorque como é conhecida até hoje. Desde aí a Igreja da Inglaterra passou a ser a igreja oficial. Assim, em 1867, a palavra "holandesa" foi omitida de seu título, e passou a ser chamada de Igreja Reformada da América.

As ditas igrejas reformadas têm um mesmo sistema de doutrina calvinista, e têm uma organização governamental parecida com o presbiterianismo, porém, com diferentes nomes para o seu corpo eclesiástico. A junta governante da igreja local é formada por um consistório. Os consistórios juntos formam um conselho; os conselhos de um distrito estão unidos em um sínodo particular, e estes em um sínodo geral.


Igreja Batista
Os batistas surgiram pouco depois do começo do século da Reforma, na Suíça, em 1623, e se espalharam rapidamente ao norte da Alemanha e da Holanda. Na América do Norte, chegaram com Roger Williams, um clérgio da igreja da Inglaterra, que vindo à Nova Inglaterra, foi expulso de Massachusetts porque se recusou aceitar regras e opiniões congregacionalistas. Fundou a colônia de Rhode Island em 1644, de onde os batistas se espalharam por todas as partes do continente.

A Igreja Batista dos Estados Unidos é congregacional em seu sistema. Cada igreja é absolutamente independente de toda a jurisdição exterior e fixa suas próprias normas para os membros.

Foram os batistas da Inglaterra que formaram a primeira sociedade missionária moderna em 1792, e enviaram Guilherme Carey como missionário à Índia. A adoção das idéias batistas por Adoniram Judson e Lutero Rice, que foram enviados missionários à Birmânia, motivou a organização da Convenção Geral Missionária Batista em 1814, e desde esse tempo os batistas estão na vanguarda com um esforço missionário marcado peo êxito.




Fonte: História da Igreja, Dos Primórdios à Atualidade. Autor: Raimundo Ferreira de Oliveira. Adaptado para o curso da EETAD.



Links Relacionados
[Outras Obras] Os Batistas Nacionais (Sintese Histórica)
Renovação Espiritual no Brasil foi a repetição do "fenômeno avivamento", que não surgiu nem surgem num "estalar de dedos". Houve semeaduras em momentos diversos, aqui e ali, por pessoas, por pessoas movidas pelo Espírito Santo. E, como na Parábola do Semeador, parte da semente caiu na "boa terra". Terra que estava ressequida, carente de chuvas. Pelas quais o povo orava.

* História da Convenção Nacional como complemento ao artigo A Renovação da Igreja Batista.

* Arquivo em PDF contendo 21 páginas. Aproximadamente 147kb.

* Retirado do site cbn.org.br;

O que você tem a dizer sobre as Igrejas Reformada e Batista Norte Americana?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008