As Igrejas Presbiteriana e Metodista
Publicado neste site no dia:
Dia não identificado, ano 2008

Igreja Presbiteriana
As igrejas presbiterianas da América do Norte surgiram de duas fontes: Igreja Presbiteriana da Escócia, e movimento puritano da Inglaterra.

Na Nova Inglaterra os imigrantes presbiterianos em sua maioria, uniram-se às igrejas congregacionais, enquanto que nas outras colônias organizaram igrejas com modelo próprio. Uma das primeiras igrejas presbiterianas na América foi formada em Snow Hill, Maryland, em 1648. Em 1705, Francisco Makemie e outros ministros presbiterianos reuniram-se em Filadélfia, fizeram junção das igrejas num só presbitério e, logo organizaram um sínodo.

Na definição doutrinária desta igreja, porém, evidenciou-se quão diferentes eram entre si os elementos ingleses, escoceses e irlandeses, os quais haviam contribuído para a sua formação em terras da América. Por essa razão houve então divisões no sínodo e presbitérios. Um desses resultados foi a organização da Igreja Presbiteriana de Cumberland em 1810, em Tennessee, de onde estendeu-se a outros Estados vizinhos, até os mais distantes Estados do Texas e Missouri. Em 1837, houve uma nova divisão por questões doutrinárias entre os elementos conhecidos, respectivamente, como Antiga e Nova Escola Presbiteriana. Só depois de quarenta anos de separação, quando as diferenças haviam se dissipado, é que voltaram a se unir.

Há pelo menos dez diferentes ramos do presbiterianismo nos Estados Unidos. Todos adotam a doutrina calvinista. A igreja local é governada por uma junta composta do pastor e anciãos. As igrejas estão unidas em presbitérios e estes, em sínodo. Acima de todos, está a Assembléia Geral, que se reúne cada ano. Porém, as mudanças importantes no governo ou na doutrina, requerem a ratificação por uma maioria constitucional dos presbíteros, a serem aprovados pela Assembléia Geral, para serem então considerados.


Igreja Metodista
As igrejas metodistas existem na América desde 1766, quando os primeiros pregadores wesleyanos ali chegaram. Constatando que a América era um campo promissor, em 1769, João Wesley enviou dois missionários: Ricardo Broadman e Thomas Pilmoor para sondarem ali a possibilidade de iniciar um trabalho. Mais sete pregadores foram enviados mais tarde à América entre os quais se destacava Francisco Asbury.

A primeira conferência metodista nas colônias foi celebrada em 1773, sob a presidência de Thomas Rankin. A igreja vinha experimentando desenvolvimento satisfatório sob a liderança de denodados pregadores. Porém, ao irromper a guerra da independência, todos, exceto Asbury, deixaram o país, até que a paz foi restabelecida em 1783.

Como as igrejas metodistas da América estavam nominalmente ligadas à Igreja da Inglaterra, Wesley se empenhou por convencer o bispo de Londres a que consagrasse um bispo para a América do Norte. Vendo que seus esforços eram em vão, separou o Rev. Thomas Cook, um clérigo da Igreja Inglesa, como "Superintendente" das igrejas metodistas na América do Norte. Assim, numa conferência de ministros metodistas em Baltimore, em 1784, a Igreja Metodista Episcopal foi organizada.

"



Fonte: História da Igreja, Dos Primórdios à Atualidade. Autor: Raimundo Ferreira de Oliveira. Adaptado para o curso da EETAD.



Links Relacionados
[Biografias] John Wesley
O céu, à meia noite, era iluminado pelo reflexo sombrio das chamas que devoravam vorazmente a casa do pastor Samuel Wesley. Na rua, ouviam-se os gritos: "Fogo! Fogo!". Contudo, a família do pastor continuava a dormir tranqüilamente, até que os escombros ardentes caíram sobre a cama de uma filha, Hetty. A menina acordou sobressaltada e correu para o quarto do pai. Sem poder salvar coisa alguma das chamas, a família foi obrigada a sair casa a fora, vestindo apenas as roupas de dormir, numa temperatura gélida.


[Biografias] João Calvino
João Calvino (Noyon, 10 de Julho de 1509 — Genebra, 27 de Maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecido por alguns pelo nome Calvinismo, mesmo se o próprio Calvino teria repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.


[Estudos & Reflexões] A Teologia de John Wesley
"[O ser humano] não é meramente matéria, um punhado de terra, uma porção de barro, sem qualquer sentido ou entendimento, mas um espírito tal como o seu Criador, um ser dotado não só de sentimento e conhecimento, mas também de um livre arbítrio que se manifesta em vários afetos. E a coroar todo o resto, está o fato de que ele foi dotado de liberdade, da capacidade de dirigir os seus afetos e ações, a capacidade de determinar por si próprio se escolherá o bem ou o mal." (Sermão, "A Queda do Homem", Works, 2:400-401).


[Estudos & Reflexões] João Calvino e Santo Agostinho Sobre o Conhecimento de Deus e o Conhecimento de Si: Um Caso de Disjunção Teológico-Filosófica (Em PDF)
Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Filosofia sob a orientação do Prof. Dr. Lorenzo Mimmi.

Agradecimento: Gunnar Izabel Lima
Fonte: Teologia Reformada

O que você tem a dizer sobre as Igrejas Presbiteriana e Metodista na América do Norte?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008