A Igreja Assembléia de Deus
Publicado neste site no dia:
Dia não identificado, ano 2008

A Igreja Assembléia de Deus surgiu como resultado de um movimento religioso que teve sua origem no princípio deste século, e se espalhou em seguida, com rapidez, por todo o mundo.

Em virtude de uma intensa sêde espiritual, no final do século passado, crentes de diferentes denominações levaram a efeito sucessivas e demoradas reuniões de oração na busca de um avivamento. Como resultado das atividades desses crentes, surgiram avivamentos em diferentes lugares dos Estados Unidos e Europa. Caracterizava esses avivamentos um intenso fervor evangelístico e sêde espiritual revelada em muita oração. Dava-se também ênfase à operação dos dons espirituais, inclusive cura divina para o corpo, e o falar em outras línguas, como sinal da recepção do batismo com o Espírito Santo. Predominava ainda um zelo missionário baseado na profunda convicção relativa à iminente volta do Senhor Jesus Cristo.

A origem do Movimento Pentecostal não se pode atribuir a determinada pessoa, pois existem evidências de derramamentos simultâneos do Espírito Santo em diferentes lugares do globo. Um ministro evangélico, chamado Daniel Awrey, recebeu o Batismo com o Espírito Santo em janeiro de 1890, na cidade de Delaware, Estado de Ohio. Um grupo de crentes pentecostais realizou uma convenção em 1897, na Nova Inglaterra. Mais ou menos na mesma época ocorreu um avivamento no Estado da Carolina do Norte. Em 1900 surgiu um avivamento pentecostal entre um grupo de crentes de nacionalidade sueca na cidade de Moorhead, Estado de Minnesota.

Pequenos grupos de obreiros cristãos, procedentes de um avivamento na cidade de Topeka, Estado de Kansas, no ano de 1901, foram até Oklahoma e, posteriormente, ao Texas, levando a mensagem pentecostal. Foi assim que surgiram muitas igrejas, as quais mais tarde formaram o Conselho Geral das Assembléias de Deus, nos Estados Unidos.

A mensagem pentecostal se espalhou com tanta rapidez que recebeu o nome de "movimento". O termo "Movimento Pentecostal" passou a designar a todos os grupos que buscavam o batismo com o Espírito Santo, acompanhado do falar em línguas, segundo a inspiração divina. O movimento se espalhou de forma tão veloz, que dentro de poucos anos já lançava suas bases em países como Canadá, Chile, Brasil, Índia, Noruega e Ilhas Britânicas.

Em virtude do movimento pentecostal ter sido formado originalmente por crentes vindos de diferentes denominações, portanto possuídores de diferentes pontos de vista, não demorou aparecer as diferenças de interpretação doutrinária dentro do movimento. Por essa razão, e com o fim de se definir doutrinas e forma de governo a serem adotados pelo movimento, realizou-se na cidade de Hot Springs, Estado de Arkansas, entre 2 e 12 de Abril de 1914, a primeira convenção das Assembléias de Deus nos Estados Unidos. São passadas décadas desde o lançamento de suas bases, contudo a Igreja Assembléia de Deus nos Estados Unidos, continua se destacando como uma grande força do Cristianismo naquela grande nação. Com milhões de membros, a Assembléia de Deus nos Estados Unidos possui um grande patrimônio, incluindo universidades e institutos bíblicos, faculdades, imóveis, editoras, programas de rádio e TV. Ela é reconhecida como uma das igrejas que mais crescem na América do Norte, e ainda tem uma operosa obra missionária apoiada com o trabalho de muitos missionários espalhados em todos os continentes.




Fonte: História da Igreja, Dos Primórdios à Atualidade. Autor: Raimundo Ferreira de Oliveira. Adaptado para o curso da EETAD.



Links Relacionados
[Biografias] Missionária Frida Vingren
Frida Strandberg (Junho, 1891 - Estocolmo, 30 de Setembro de 1940), nascida no norte da Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.


[Biografias] Smith Wigglesworth
Smith Wigglesworth (Menston, 8 de junho de 1859 — Wakefield, 12 de março de 1947) foi uma importante figura religiosa britânica, do fim do Século XIX, importante para a história do início do pentecostalismo. Smith Wigglesworth (1859-1947), um inglês, nasceu em uma família pobre. Sua esposa, Polly, o ensinou a ler depois de casados em 1882, e ele nunca leu outro livro senão a Bíblia. Assim como no caso de outras pessoas que experimentaram milagres de cura, uma cura pessoal (peritonites) voltou a sua atenção à cura divina. Até que recebeu o batismo com o Espírito Santo, em 1907, ele tinha um negócio secular e ajudava sua esposa em uma missão. Ela era uma pregadora, e estava constantemente dando testemunho a outras pessoas, ganhando almas para o reino.


[Biografias] Charles Fox Parham
Charles Fox Parham (4 de junho de 1873 — 29 de janeiro de 1929) foi um pregador estadunidense, sendo considerado um instrumento fundamental na formação do pentecostalismo. Parham também criou um movimento chamado de Apostolic Faith (Fé Apostólica), constituído por igrejas independentes (inicialmente chamadas "missões") que cresceram no sul e no oeste dos Estados Unidos, onde ele realizava as suas reuniões. Embora a imprensa fora inicialmente favorável em algumas das áreas onde Parham ministrava, algumas das maiores igrejas de linha principal, e a hierarquia eclesiástica da cidade de Sião, não foram favoráveis ao seu ministério e fizeram de tudo para que os seus ensinamentos não prosseguissem. Como resultado, alguns relatórios da imprensa tornaram-se mais negativos a medida que o seu ministério se aproximava do seu ápice entre 1906 e 1907.


[Biografias] Celina Albuquerque
Nasceu em Manaus, AM, a 19 de setembro de 1874, filha de José Martins Cardoso e de Cândida Rosa de Aguiar Cardoso. Casou-se aos 25 anos de idade, no dia 25 de setembro de 1899, com Henrique Albuquerque que, como seu sogro, era prático em navegação nos rios amazônicos. No Pará, converteu-se a Cristo, na Primeira Igreja Batista de Belém que, na época, era pastoreada por Almeida Sobrinho, por quem Celina foi batizada, no batistério do templo à rua João Balby, 406. Em 1910, chegaram os pioneiros do Movimento Pentecostal, que começaram a ensinar a doutrina do Espírito Santo que traziam em seus corações. Celina se interessou pelo que eles pregavam e, crendo na verdade, passou a buscar a promessa de Jesus Cristo. Com a idade de 95 anos, a fiel anciã foi chamada ao descanso eterno, a 27 de março de 1969, em Belém do Pará.


[Biografias] Gunnar Vingren
Gunnar Vingren nasceu no dia 8 de agosto de 1879, na cidade de Ostra Husby, Suécia. Seu pai era jardineiro, profissão que Vingren seguiu até os 19 anos. Foi criado num genuíno lar cristão. Logo aos 18 anos tornou-se sucessor de seu pai na Escola Dominical; naquele mesmo ano, o Senhor falou claro ao seu coração de que ele seria um missionário.


[Biografias] Daniel Berg
Daniel Hogberg, conhecido no Brasil como Daniel Berg, nasceu em 19 de abril de 1884, na pequena cidade de Vargon, na Suécia, ás margens do lago de Vernern. Quando recém-nascido, o padre da cidade visitou inúmeras vezes a casa de seus pais para convence-los a batizá-lo, mas nada conseguiu. Por isso, desde criança, Daniel era mal visto pelo padre, que, desprestigiado, passou a dizer que a criança que não fosse batizada por ele jamais sairia de Vargon. "já naquele tempo pude observar a desvantagem e o perigo de um povo ter uma fé dirigida, sem liberdade. Religião que dominava minha cidadezinha e a redores impossibilitava as almas de terem um encontro com Deus", conta o pioneiro em suas memórias.


[Biografias] William Joseph Seymour
William Joseph Seymour nasceu em 02 de maio de 1870, em Centerville, Santa Maria de Paris, no Estado da Louisiana - USA. Seus pais, Simon Seymour e Phillis Salabar tinham nascido escravos. Quando o Presidente Abraham Lincoln assinou a Proclamação de Emancipação terminando com a escravidão nos estados rebeldes do Sul, o pai de William se alistou no Exército do Nordeste e serviu até o final da guerra civil. Durante a marcha do exército pelos estados do golfo, Lousiana, Missisipi, Alabama e Flórida ele ficou doente e foi hospitalizado em Nova Orleans. Pela descrição, ele teria contraído malária ou alguma moléstia tropical parecida. Ele nunca se recuperaria totalmente.

O que você tem a dizer sobre a Igreja Assembléia de Deus Norte Americana?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008