A Igreja no Brasil
O primeiro culto evangélico celebrado no Brasil, realizou-se no dia 10 de Março de 1557, na Ilha de Villagaignon, no Rio de Janeiro. Foi dirigido pelo pastor Pierre Richier, um dos três primeiros pastores a chegarem ao nosso continente, quando da vinda ao Brasil de um grupo de crentes franceses, acossados pelas perseguições religiosas na Europa. Mais tarde, em 1624, os crentes da frota holandesa, na Bahia, iniciaram os cultos. Depois, em 14 de Fevereiro de 1630, teve início uma série de cultos no Recife, durante a ocupação holandesa. Estes dois últimos casos estavam ligados à Igreja Reformada Holandesa. Os primeiros cultos em caráter definitivo, no território brasileiro, foram realizados pela Igreja Anglicana do Rio de Janeiro, desde 1810, para os membros da colônia britânica, constituída de diplomatas, comerciantes e suas famílias.

No dia 19 de Agosto de 1835, chegava ao Rio de Janeiro o Rev. Fontain E. Pits, que viera sondar a possibilidade de estabelecer a Igreja Metodista em terras brasileiras. Contudo, esse fato foi reservado ao Rev. R. Justin Spaulding, que deu início à organização de uma congregação, com quatro membros da colônia americana residente no Rio.

Com um culto realizado a 27 de Julho de 1845 a Igreja Luterana dava início às suas atividades no Brasil. Em 19 de Agosto de 1855, em Petrópolis, o Sr. Robert Kalley, fundou a Escola Dominical, dando assim origem à Igreja Congregacional. No dia 12 de Janeiro de 1862, no Rio de Janeiro, o Rev. Ashbel Green Simonton, fundou a Igreja Presbiteriana. No ano de 1881 chegaram ao Brasil os primeiros missionários batistas, William Bagby e Z. C. Taylor. No ano seguinte, isto é, a 15 de Outubro de 1882, fundaram eles a Igreja Batista em Salvador, na Bahia. Com o número de dezoito irmãos provenientes da Igreja Batista de Belém, sob a liderança de Gunnar Vingren e Daniel Berg, no dia 18 de Junho de 1911, na cidade de Belém do Pará, foi fundada a Igreja Assembléia de Deus no Brasil.


Fonte: História da Igreja, Dos Primórdios à Atualidade. Autor: Raimundo Ferreira de Oliveira. Adaptado para o curso da EETAD.



O que você tem a dizer sobre a Igreja no Brasil?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008