Quem Visitou o Sepulcro de Cristo?
Nivaldo Gouveia Furtado Filho

Olá Marcell, graça e paz!

Até então nunca tinha percebido nos evangelhos as diferenças existentes nas narrativas que cerca a visita de pessoas próximas a Jesus ao seu sepúlcro.

Em Mateus há uma versão em que relata Maria Madalena e a outra Maria indo ver o Senhor no sepulcro. Já em Marcos é relatado que foram ao sepulcro Maria Madalena, Maria (mãe de Tiago) e Salomé. Enquanto Lucas relata que foram ao sepulcro Maria Madalena, Joana, Maria (mãe de Tiago) e outras mulheres que acompanhavam. Existem vários outros detalhes em cada uma das narrativas. Peço sua ajuda no entendimento dessas passagens.


Desde já agradeço,

Nivaldo Gouveia Furtado Filho



------------


Prezado Nivaldo Gouveia Furtado Filho
Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo
Bendito seja Deus, o Senhor de nossas vidas.
A Razão do nosso viver.

O Dr. Van Dyke, no livro Estudo Panorâmico da Bíblia da Editora Vida, disse: "Suponhamos que quatro testemunhas comparecessem perante um juíz para depor sobre certo acontecimento e cada uma delas usasse as mesmas palavras. O juiz, provavelmente, concluiria, não que o testemunho delas era de valor excepcional, mas que a única coisa certa, sem sombra de dúvida, é que haviam concordado em contar a mesma história. Todavia, se cada uma tivesse contado o que tinha visto e como o tinha visto, aí então a prova seria digna de crédito. E quando lemos os quatro Evangelhos, não é exatamente isso que acontece? Os quatro evangelistas contaram a mesma história, cada qual a seu modo".

Para esclarecer mais ainda essas pequenas diferenças, pedimos ajuda para alguns foristas do Fórum Gospel Brasil. Segundo o forista Ed, cada um dos evangelhos era narrado por um homem que descrevia com suas próprias palavras o que viram. Através desse ponto, o Evangelho de S. Lucas se mostra mais detalhado.

O forista silvamelo nos mostrou um artigo interessante do site Bible Facts a respeito da sequência dos fatos na ressurreição, segue abaixo:

1. Maria Madalena, outra Maria, Salomé e outras mulheres foram ao túmulo bem de madrugada. (A menção de uma pessoa não exclui, necessariamente, a presença de outras; compare Mt 8.28 com Mc 5.2 e Lc 8.27; também Mt 20.29 com Mc 10.46).

2. Elas entraram no túmulo, vendo primeiramente um só anjo (o que tinha removido a pedra); este disse-lhes que Jesus ressuscitou e que encontraria os discípulos na Galiléia, assim como Ele tinha dito. Depois notaram que havia dois anjos, mas só um deles falou.

3. Então todas elas voltaram a Jerusalém para informar os discípulos. Estes não creram; mas Maria Madalena falou particularmente a Pedro e João, os quais voltaram com ela para o túmulo, viram os lençóis e voltaram para casa Lc 24.12; Jo 20.3-10, deixando Maria ali no jardim. Dois anjos falaram com ela.

4. Jesus apareceu a Maria Madalena, no jardim. Ela voltou a Jerusalém, e anunciou-o aos discípulos Mc 16.9; Jo 20.16-18.

5. Jesus apareceu a outras mulheres na cidade, depois de terem dado a mensagem dos anjos aos discípulos; Ele as enviou para repetir a mensagem Mt 28.9-10.

6. Jesus apareceu a Pedro Lc 24.34; 1ª Co 15.5.

7. Jesus apareceu aos dois que iam a Emaús Mc 16.12; Lc 24.13-31.

8. Na mesma tarde, apareceu aos "onze" (menos Tomé) e outros. Comeu na presença deles Mc 16.14; Lc 24.33-43; Jo 20.19-23.

9. Oito dias depois, Ele apareceu aos "Doze", Tomé estando presente Jo 20.26-29; 1ª Co 15.5.

10. Jesus apareceu aos discípulos na Galiléia ("a terceira vez"- Jo 21.14); sete foram pescar, mas os outros estavam presentes mais tarde. Receberam a Comissão: "Ide, fazei discípulos…". Depois, apareceu a "mais de 500 irmãos" Jo 21; Mt 28.16-20; 1ª Co 15.6.

11. Apareceu a Tiago, na Galiléia ou em Jerusalém 1ª Co 15.6.

12. Apareceu a todos os apóstolos, em Jerusalém, e deu-lhes as últimas instruções Mc 16.15-20; Lc 24.44-49; At 1.4-8. Foram até Betânia, num lado do Monte das Oliveiras, e subiu ao céu.

Fonte:
http://www.bible-facts.info/artigos/ahistoriadaressurreicao.htm


Que Deus te abençoe e te guarde!


Seja bendito o Nome do Senhor desde agora e para sempre, amém.
Marcell de Oliveira
Webmaster Protestante Online




O que você achou do artigo?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008