Professor Lança Livro que Mostra Relação da Ciência com Passagens Bíblicas

Doutor em Ciências Fisiológicas, Thiago colheu citações por 15 anos para escrever seu livro, "Biblioquímica"

Publicado neste site no dia:
22 de Dezembro de 2016, Quinta Feira, 16h42

Eva foi criada da costela de Adão. Será coincidência Deus ter usado um osso que possui células-tronco e que hoje é usado para regenerar órgãos? A Bíblia é tida pelos cristãos como sagrada e uma base para os preceitos de vida. Mas um novo livro quer mostrar que seus ditos milenares também trazem registros bioquímicos. São 120 citações que prometem revelar que a coleção de textos religiosos não é tão antagônica à ciência.

Em "Biblioquímica", o professor universitário Thiago de Melo, 36 anos, faz uma compilação de ligações que colheu, por 15 anos, entre as citações bíblicas e os conhecimentos da Bioquímica e da Medicina recentes, que servem para refletir no Dia da Bíblia, comemorado hoje. "Não é só alegoria, a leitura também tem outras faces", acredita.

Formado em Farmácia e mestre e doutor em Ciências Fisiológicas, Thiago diz que, além das células-tronco, é possível encontrar indícios de conhecimento sobre pasteurização, colágeno, os prejuízos do consumo excessivo do carboidratos e os problemas do uso de bebida alcoólica na gravidez.

"Escrevi tudo baseado em 450 referências bibliográficas. Não tem como inventar isso", destaca ele, que diz ainda que também há ligações da palavra sagrada com a Psicologia e leis do Direito.

De suas anotações, ele se concentrou nas pesquisas, nos últimos cinco anos, estudando palavras em hebraico, língua na qual é escrita a Bíblia originalmente, e fez seminários sobre o tema.

"O colágeno, por exemplo. A palavra não tem mais de 100 anos, mas a proteína existe há muitíssimo mais tempo. A Bíblia tem várias referências a ela, como Eclesiastes 4, onde o versículo 12 diz 'o cordão de três cordas não se quebra tão depressa'. O colágeno é uma estrutura com três fios que não se rompem fácil", detalha.

Sobre as preocupações da vida moderna, como o consumo de álcool na gravidez, o professor lembra da passagem em que o anjo alerta a Isabel, que esperava o filho João, que não tomasse "vinho" ou "bebida forte", em Lucas 1. "Ultimamente há vários artigos médicos que recomendam a abstinência total de álcool para grávidas", ressalta Thiago.


Passagens com ligações a temas bioquímicos

- Células-tronco: Criação de Eva
A Bíblia conta, em Gênesis 2, que Eva foi criada a partir de uma costela retirada de Adão. Hoje, com as células-tronco colhidas no interior de ossos pode-se gerar órgãos.

- Carboidratos: Mel
Em Provérbios 25, o versículo 16 diz "achaste mel? Come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar". O capítulo 27 fala: "Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória, não é glória". Mel é um alimento rico em carboidratos, o que seria um alerta sobre os malefícios do consumo excessivo desse vilão das dietas.

- Micro-organismos: Calor
Saídos do Egito, no deserto, os filhos de Israel, estavam com fome então Deus ofereceu maná, o "pão dos céus", para que eles colhessem pela manhã, em Êxodo 16. Mas Moisés alertou que era para que cada um pegasse o equivalente ao que fosse comer no momento. Eles pegaram mais para guardar e apodreceu, deu bicho. Depois, Moisés os aconselhou a aquecer e cozinhar para guardar e não deteriorar. A passagem remeteria à pasteurização, processo de esterilização de alimentos com o calor para eliminar micro-organismos.

- Colágeno: Três cordas
Em Eclesiastes 4, o versículo 12 diz: "O cordão de três cordas não se quebra tão depressa", falando sobre a importância da união de pessoas. Essa é a estrutura do colágeno, são três fitas de proteína que dão firmeza e elasticidade a alguns tecidos corporais.

Osso fresco
Sansão derrota mil homens ferindo-os com uma queixada (ossada do queixo do animal) fresca de jumento, em Juízes 15. Rico em colágeno, o osso não se romperia facilmente e suportaria o esforço para atingir os adversários.

- Antisséptico: Leprosos
Deus falou a Moisés para usar um unguento feito com plantas, entre elas hissopo, para limpar as feridas de quem tinha lepra. Fazia parte do tratamento para purificação (Levíticos, 14). Esse vegetal possui uma substância química chamada timol, que tem propriedade antisséptica.

- Bebida alcoólica: Gravidez
Na passagem que conta a gravidez da estéril Isabel, em Lucas 1, o anjo diz a ela que seu filho, João, não irá beber vinho nem "bebida forte" desde o ventre de sua mãe. Hoje os médicos tem recomendado as gestantes a abstinência por causa da síndrome alcoólica fetal.

Efeitos
Em Provérbios, Capítulo 23, é feita o que seria a primeira descrição detalhada dos efeitos tóxicos do álcool, como a perda de memória e o desequilíbrio. O texto diz: "Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente!", e depois: "Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas", entre outras coisas.

Dependência
Na última linha de Provérbios, Capítulo 23, está escrito: "Quando acordarei para que possa beber mais uma vez?", que para o professor seria referente à dependência provocada pela substância.


Fonte: Gazeta Online



Links Relacionados
[Artigos Interessantes] Cientista Prova a Existência de Deus e Ganha um Dos Prêmios Mais Cobiçados
Através de leis da física e da filosofia, pesquisador polonês Michael Heller mostra que Deus existe e ganha um dos mais cobiçados prêmios. Ele montou a sua metodologia a partir do chamado "Deus dos cientistas": o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo. Como um seminarista adolescente que se sente culpado quando sua mente se divide, por exemplo, entre o chamamento para o prazer da carne e a vocação para o prazer do espírito, o polonês Michael Keller se amargurava quando tentava responder à questão da origem do universo através de um ou de outro ramo de seu conhecimento – ou seja, sentia culpa.


[Artigos Interessantes] "É Possível Acreditar em Deus Usando a Razão", Afirma William Lane Graig
Quando o escritor britânico Christopher Hitchens, um dos maiores defensores do ateísmo, travou um longo debate nos Estados Unidos, em abril de 2009, com o filósofo e teólogo William Lane Craig sobre a existência de Deus, seus colegas ateus ficaram tensos. Momentos antes de subir ao palco, Hitchens — que morreu em dezembro de 2011. aos 62 anos — falou a jornalistas sobre a expectativa de enfrentar Craig.


[Artigos Interessantes] Garoto de 9 Anos Entra na Faculdade 'Para Provar que Deus Existe'
Aos 9 anos, o jovem William Maillis é parecido com as outras crianças da sua idade: gosta de passar horas na frente do videogame e brincar com os amigos na rua da sua casa. Quando o assunto é a vida acadêmica de William, no entanto, ele se diferencia da maioria dos outros garotos da sua faixa etária.


[Artigos Interessantes] 5 Evidências Científicas que Dão Sentido a Episódios da Bíblia
Quatro alunos de física da Universidade de Leicester, na Inglaterra, decidiram investigar a possibilidade de a arca de Noé flutuar enquanto carregava um par de cada espécie animal. Para isso, no ano de 2014, os estudantes começaram a analisar de acordo com a física o passo a passo das instruções encontradas na Bíblia.

COMENTE!
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008