Criação ou Evolução?

Versículo Chave
"Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz: as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens" (Is 45.12)


Leia em Sua Bíblia Gênesis 1,1,24-27; Salmos 19.1-3; Romanos 1.18-20
Como tudo começou? Esta é uma das perguntas que os homens através dos tempos vêm tentando responder. Para isso, recorrem a teorias científicas, descobertas arqueológicas, história das civilizações antigas, etc. Onde estaria a resposta para tal pergunta? A teoria da evolução das espécies oferece uma resposta. Mas está contraria o que as Escrituras Sagradas ensinam. É possível conciliar as duas posições? Ciência e fé podem se harmonizar? Esse estudo discorrerá sobre essas questões.


O Que é a Teoria da Evolução?
Evolucionismo (ou darwinismo) é uma teoria pela qual se afirma que, mediante processos naturais e por transformação gradual, todas as coisas derivam de materiais preexistentes. Em outras palavras, o ser humano e as demais criaturas são produtos das forças impessoais da matéria, vinda a existir por puro acaso.

A teoria da evolução, portanto, ensina que todas as coisas se formaram pouco a pouco, ao longo de milhões de anos. Todos os seres vivos foram se desenvolvendo paulatinamente, tendo como origem um ser unicelular que se formou de uma combinação aleatória de uma matéria sem vida. Esta teoria se contrapõe ao criacionismo bíblico.


Como Surgiu a Teoria?
Os conceitos evolucionistas surgiram a partir das observações de Charles Darwin. Estas, porém, foram apenas o ponto de partida. O que tornou a teoria da evolução oficial nos meios acadêmicos foram os estudos de diversos cientistas, ao longo dos anos. Pela sua complexidade e divergência da Palavra de Deus, só pode ter sido originada na mente de Satanás, cujo objetivo é ofuscar a obra de Deus.


Quem foi Charles Darwin?
O naturalista britânico, Charles Darwin nasceu em 1809. Aos cinqüenta anos, publicou o livro "A Origem das Espécies". Tal obra tinha como objetivo demonstrar que todas as coisas vivas descenderam de um ancestral comum. Ele não foi a primeira pessoa a pensar assim, mas foi convincente o bastante a ponto de conseguir espalhar a idéia.

O que é muito contraditório é o fato de Darwin sempre citar a Bíblia e afirmar que Deus fora o Criador de todos os tipos de vida. Dizia que sua idéia não era desacreditar de Gênesis. Queria apenas discordar um pouco da narrativa bíblica, explicando-a cientificamente.

Antes de morrer, ele abandonou suas idéias. Mesmo assim, tomando como base suas pesquisas, cientistas descobriram que não há apenas um "elo perdido" entre humanos e macacos. Há muitos fósseis de antigos primatas, tornando a árvore genealógica humana uma seqüência evolutiva complexa.

Darwin se graduou apenas em teologia, apesar de sua fama no meio científico. Assim, é possível que, depois de insistir em apresentar explicações racionais para a origem do Universo, ele tenha percebido que somente a Palavra de Deus é capaz de explicar o princípio e o desenvolvimento de todas as coisas.


Os Conceitos Evolucionistas: O "Big Bang"
O que existia antes do primeiro ser vivo? Segundo a teoria evolucionista, o Universo resulta do arranjo casual de átomos e moléculas através de bilhões de anos. O homem era um líqüido viscoso de ameba que evoluiu ao longo de bilhões de anos, transformando-se em peixe, em pássaro, em macaco e, por fim, em homem.

Mas o que deu início a todo esse processo? Aqui aparecem outras teorias. A mais aceita no momento é a do "Big Bang", pela qual se afirma que o Universo resulta de uma explosão primordial há cerca de 15 bilhões de anos. Esta explosão gerou dois tipos de gases, hidrogênio e hélio. Foi a partir desses gases que a vida se desenvolveu. Com base nesta teoria, os físicos estão fazendo simulações para descobrir as condições que prevaleceram durante a explosão. A pergunta que perdura é: O que ocasionou aquela suposta explosão?


O Homem é Parente do Macaco?
Quando este autor estava cursando o ginásio, uma professora fez um círculo no quadro negro e escreveu dentro dele: "macaco". Em seguida, traçou uma risca a partir do globo e escreveu "chimpanzé". Depois, traçou mais uma risca para escrever "orangotango". Tendo escrito várias espécies de macaco, traçou uma última risca e escreveu "homem". Ao que ela concluiu: "Viram como é simples? Somos parentes dos macacos". Todos ficaram calados ouvindo, inclusive este autor, que ficou indignado, mas já estava predisposto a não criar polêmica na sala de aula.

A afirmação de que somos parentes dos macacos não só contraria o criacionismo, como é incoerente até para a ciência. Recentemente, cientistas alemães concluíram que a espécie humana não descende do chamado homem de Neanderthal (restos tidos como humanos, encontrados em Neanderthal, Alemanha, em 1856). Análises do DNA (código genético que determina as características de cada pessoa) do esqueleto de um Neanderthal encontrado no fim do século passado mostraram que seu ramo evolutivo é distinto do ser humano. Até então, o Neanderthal era considerado um hominídeo que viveu na Europa e na Ásia há cerca de 100 mil anos. Esta descoberta lança por terra todo encadeamento evolutivo que leva os evolucionistas a afirmarem que descendemos dos macacos.


Deus é o Criador de Todas as Coisas
A Bíblia esclarece que Deus criou todas as coisas (At 14.15), visíveis e invisíveis (Cl 1.16). Ele deve ser adorado como o Criador (Ap 4.11). Aquele que não admite a existência de um Deus que criou e controla todas as coisas é chamado na Bíblia de néscio (Sl 14.1).


Como Surgiu o Universo?
Para os cristãos fiéis, prevalece o que está escrito em Hebreus 11.3: "Pela fé, entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente". Este versículo refuta expressamente o evolucionismo, mostrando que tudo foi feito a partir do nada, sem material preexistente, pelo poder da Palavra do Senhor. Em Gênesis 1.11-25, está escrito que o Criador fez a terra produzir vegetação e sementes, bem como criou animais, peixes e pássaros segundo cada espécie.

Os cientistas dizem que o Universo de hoje é produto da evolução de bilhões de anos. Contudo, o Universo, com todos os seus elementos, veio a existir no momento em que o Senhor determinou, como disse o salmista: "Louvai-o, céus dos céus (...). Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados" (Sl 148.4,5).


O Homem Foi Criado por Deus
Deus criou a raça humana e se preocupa com sua criação (At 17.24-28). Ele é a fonte da vida (Jo 1.3,4) e criou o homem à sua imagem. Se o corpo humano fosse obra da evolução, ele não seria tão perfeito. A sincronia e o bom funcionamento do organismo humano ultrapassam de longe qualquer máquina sofisticada da moderna engenharia. São 206 ossos, mais de 100 articulações, 650 músculos e 13 bilhões de células nervosas. E tudo funciona harmoniosamente!

É difícil de acreditar que o sistema óptico, com os seus filamentos nervosos que conduzem os sinais do olho ao cérebro, convertendo impulsos luminosos em imagens que a mente consciente possa compreender, seja resultado de um processo evolutivo. Não dá para crer que tudo começou com uma diminuta célula. Por isso, Paulo tinha certeza de que o Senhor "... de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação" (At 17.26).


Criação ou Evolução?
A Palavra de Deus deixa claro que não há a mínima possibilidade de a humanidade e todas as outras criaturas serem produto da evolução. Muitos cientistas de renome, depois de defenderem durante anos o evolucionismo, mudaram de opinião, passando a crer no criacionismo apresentado nas Escrituras.

Recentemente, o astrofísico inglês Stephen Hawking atribuiu a origem e o controle do Universo a Deus. Em 1929, o gênio do século Albert Einsten confessou a um assistente que, no fundo, o seu interesse era descobrir mais acerca do Maestro do Universo. E, no século XVIII, o filósofo francês Voltaire, após negar por várias vezes a existência de Deus, admitiu que se via forçado a confessar que há um Ser que subsiste por sí mesmo, que é a origem de todas as coisas.


Fonte: Revista Escola Dominical Juvenis (15 a 17 anos) Aluno 3, Falso ou Verdadeiro? CPAD




Qual a sua opinião sobre o Criacionismo? E sobre o Evolucionismo?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008