A Igreja de Deus no Singular e no Plural
Muito se ouve hoje em dia, a seguinte expressão: "Mas, existem muitas igrejas. Qual delas é a verdadeira? Como podemos saber?"

Quando você ouvir algo do gênero, irmão, tenha paciência com quem falou. Porque, certamente tal pessoa não sabe o que é igreja. E cabe-nos esclarecê-la. É o que pretendo fazer neste tópico.


O que a Bíblia ensina sobre este assunto?
"Cristo é a cabeça da igreja, a qual é seu corpo" (Ef 5:23). E, como tal, "a igreja está sujeita a Cristo" (Ef 5:24). A igreja que a Bíblia descreve obedece a Cristo. Não tem nenhum outro chefe, nenhum outro governador, nenhum outro senhor. Claro que tem líderes. Mas esses líderes não se levantam como senhores sobre a igreja. Melhor que isso, guiam a suas congregações pelo poder do seu exemplo, empregando somente a autoridade da palavra de Deus (1 Pe 5:2-3).

Cristo amou a igreja e a "resgatou com seu próprio sangue" (Atos 20:28). Ela lhe pertence. Não pertence a nenhum outro. Por isso a Bíblia a chama "a igreja de Deus" (idem).

A Bíblia diz que O POVO que forma esta igreja é "UM só corpo em Cristo" (Rm 12:5). É unida, não dividida. Mas A BÍBLIA NÃO FAZ REFERÊNCIA A NENHUMA ORGANIZAÇÃO OU AUTORIDADE HUMANA QUE LHE UNA. É "a unidade do Espírito" (Ef 4:3) que faz "um corpo" (1 Co 12:13). Isto é, a presença do Espírito Santo em cada membro da igreja une os membros não somente em Cristo, mas também uns aos outros. Os une debaixo do senhorio de Cristo.

Lemos na Bíblia, também, que A IGREJA VERDADEIRA é uma "igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Ef 5:27). A IGREJA É CONSTITUÍDA POR TODAS AS PESSOAS EM TODO O MUNDO QUE NASCERAM PELO ESPÍRITO DE DEUS, FORAM SEPULTADAS NO BATISMO COM CRISTO E RENASCERAM COM ELE (Rm 6:4), E AGORA SÃO LIMPOS DO PECADO PELO SANGUE DE CRISTO! Cristo vive neles (Cl 1:27-28) e eles estão em Cristo (1 Co 1:30). São "os santos e fiéis em Cristo Jesus" (Ef 1:1). São a igreja, A IGREJA UNIVERSAL, A ESPOSA DO SENHOR!

Mas a Bíblia usa a palavra igreja em outro sentido também!

Fala da igreja que se reunia na casa de Priscila e Áquila (Rm 16:3-5). Deus dirigiu uma mensagem às sete igrejas (PLURAL) da Ásia, ou seja, aos grupos de irmãos cristãos que se reuniam em diferentes cidades desta provincia (Ap 1:11). O apóstolo Paulo escreveu uma carta "à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos" (1 Co 1:2-15). Os santificados, os que estavam em Cristo Jesus, os que se conheciam como homens santos, e que viviam nesta cidade, eram "a igreja de Deus ... em Corinto" (idem).

DESTAS PASSAGENS BÍBLICAS E MUITAS SEMELHANTES, FICA CLARO QUE AQUELA IGREJA UNIVERSAL, GLORIOSA, UNIDA, É COMPOSTA DE IGREJAS LOCAIS... CONGREGAÇÕES DE CRENTES, SEGUIDORES DE JESUS! Estes crentes se chamam irmãos. Por isso, as vezes chamamos estas congregações de irmandades. A Bíblia as chama "igrejas de Cristo" (Rm 16:16).

Portanto, se você ama ao Senhor, se tem sido salvo por ele, você ama também ao seu povo. Ama aos irmãos na fé (Jo 13:35; 1 Jo 4:20). NENHUM CRENTE VIVE ISOLADO DE SEUS IRMÃOS! Nos tempos bíblicos, OS IRMÃOS JÁ CONGREGAVAM EM CONGREGAÇÕES. Formavam irmandades cristãs, ou seja, igrejas bíblicas. E ASSIM DEVE SER HOJE EM DIA TAMBÉM. É NECESSÁRIO QUE VOCÊ FAÇA PARTE DE TAL CONGREGAÇÃO.

Como podemos considerar irmão, a quem não quer ser nosso irmão??? Não se pode contrariar a vontade alheia!

Muitos dizem que creem em Deus e que creem na Bíblia mas afastam-se da igreja. Ora, a Bíblia diz em Hebreus 10:25 "Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia". A BÍBLIA NÃO É SOMENTE UMA DOUTRINA PARA SE DEBATER, ANTES É UMA MENSAGEM QUE SE DEVE OBEDECER... E PROCLAMAR!

A igreja, dentre outros benefícios, alimenta os seus membros com ensino bíblico. Os guia com conselhos sãos e, quando necessário, com disciplina amorosa e espiritual (2 Tm 4:1-2; 2 Ts 3:14-15).

A Bíblia foi escrita há muitos anos. O Novo Testamento, o qual guia a igreja, foi escrito no primeiro século depois de Cristo por homens que viveram no que se conhece hoje como oriente médio. Mas, Deus inspirou àqueles escritores. E ele produziu a Bíblia para todas as épocas e todas as culturas. Por isso, a maior parte do Novo Testamento nos provê grandes princípios que governam a vida do cristão; não trata com regras específicas para cada detalhe da vida.

DEUS NÃO FEZ NENHUM CRISTÃO COMPLETO EM SI! TODO CRISTÃO NECESSITA DE OUTROS CRISTÃOS (1 Co 12:14-21). E TODOS NECESSITAM DA ESTABILIDADE E DA SEGURANÇA DE UMA CONGREGAÇÃO DE CRENTES. E toda congregação tem que certificar-se que cada membro aplique a palavra de Deus em sua vida porque uma igreja bíblica exige a santidade de seus membros, o Deus santo sempre exigiu a santidade de seu povo: "Está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1:16). Na verdade, não haverá salvação, não haverá vida eterna e não haverá céu, se não houver santidade. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).

Então, se alguém quiser saber a que igreja eu pertenço? Primeiro tenha em mente de que A IGREJA É O POVO DE DEUS! Eu faço parte desse povo, e congrego na Assembléia de Deus Vitória em Cristo.

Os irmãos erram? Certamente que sim, as tentações são muitas, e os ataques do inimigo constantes! Mas Cristo disse: "Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). Assim, Deus sempre terá seu povo. Sempre haverá uma igreja fiel à Deus... leal… obediente… pura!


Fonte: Fórum Porissocri, agradecimentos ao forista Ivan Carlos.




O que você tem a dizer sobre o significado da Igreja?
Nome:

E-Mail:

Comentário:





& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008