13# Martinho Lutero - Um Homem Sábio
(Publicado: 26 de Fevereiro de 2018, Segunda Feira, 11h07)
Ao ler, estudar e analisar as obras escritas pelo doutor Martinho Lutero, no século 16, é possível concluir que o reformador da igreja, não foi uma pessoa comum, era um sábio, com certeza. Sábio é definido como alguém extremamente inteligente, com um vasto conhecimento e que o utiliza de forma prática. Dito de outro modo, sábio é um filósofo prático, que consegue discernir verdades universais que dizem respeito à natureza humana, bem como, percebe e distingue verdades e falsidades particulares de indivíduos e da própria sociedade. O ensinamento de um sábio sempre é desafiador, inquietante e surpreende aos que o ouvem, e, por esta razão, o sábio normalmente se antecipa ao pensamento comum de sua época, tornando-se pioneiro e libertador.

12# Doutor Martinho Lutero Combate O Plágio
(Publicado: 13 de Dezembro de 2017, Quarta Feira, 01h17)
A maior obra literária do doutor Martinho Lutero, sem dúvida alguma, foi a tradução do Novo Testamento do grego e o Antigo Testamento do hebraico para a língua alemã, organizando a própria língua alemã, no século 16. Um trabalho exaustivo, que demorou algo em torno de 13 anos para ser concluído por Lutero e seus auxiliares.


11# Martinho Lutero E A Música
(Publicado: 13 de Dezembro de 2017, Quarta Feira, 00h52)
Foi exatamente a música uma das molas propulsoras da Reforma Protestante, no século 16, na Alemanha e em toda a Europa. Nesta época, no âmbito religioso e espiritual, dominado pelo poder de Roma, ensinava-se a religião das obras, na qual, a graça divina, o perdão de todos os pecados e a salvação eterna era conquistado pelo esforço humano e pagamento de indulgências. A música nas igrejas era restrita unicamente aos monges e aos meninos do coral, que cantavam de forma monofônica em latim, sem acompanhamento de instrumento musical. Vozes femininas e dos leigos não eram permitidas.


10# Os Ecos Do Martelo de Martinho Lutero Ressoam há 500 Anos
(Publicado: 29 de Novembro de 2017, Quarta Feira, 00h10)
O dia 31 de outubro de 1517, amplamente difundido como o marco inicial da Reforma Protestante, relembra o momento em que o doutor Martinho Lutero, segurando em uma das mãos um martelo e na outra algumas folhas de papel, segue determinado até a porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, onde afixou as 95 teses.


9# Martinho Lutero - Um Intelectual À Frente De Seu Tempo
(Publicado: 29 de Novembro de 2017, Quarta Feira, 00h00)
Martinho Lutero demonstrou ser um intelectual autêntico, quando, em pleno século 16, dominado por dois poderes que agiam de forma promíscua, representados pelo papado/clero e pelo Sacro Império Romano Germânico, travou um verdadeiro combate não com armas de guerra, mas com as suas ideias, polemizou sobre os mais diversos temas, tais como, questões de fé, razão, política, religião, economia, música, sexualidade, cristandade, literatura, educação, poder secular e eclesiástico entre tantos outros. Assuntos estes, que ultrapassavam, inclusive, as fronteiras de seus país, a Alemanha, e que abalou significativamente aos que se julgavam os donos do saber e do poder sacerdotal e eclesiástico daquela época.


8# Martinho Lutero - Precursor da Unificação da Língua Alemã
(Publicado: 19 de Agosto de 2017, Sábado, 20h43)
Martinho Lutero, ao receber o título de doutor na Universidade de Wittenberg, na Alemanha, em 1512, declarou: - "Profiro publicamente um caro voto pela Sagrada Escritura e prometo, para a vida toda, estudá-la e pregar sua mensagem, defender a fé cristã contra todos os hereges, por discussão e escritos. Que Deus me ajude". E ele, efetivamente, se dedicou a esta missão como professor universitário, pelo resto de sua vida. É importante frisar que o pensamento teológico de Lutero era profundo e de muita riqueza. Sua vida foi marcada por centenas de escritos e muitas disputas teológicas com dezenas de intelectuais. Tanto nas obras escritas quanto nos debates, demonstrava ser mestre, tanto no conteúdo tratado, como no uso dos recursos retóricos, linguísticos e literários da época.


7# Martinho Lutero - Um Escritor Incansável
(Publicado: 13 de Julho de 2017, Quinta Feira, 16h29)
Em 2016, a UNESCO declarou como patrimônio mundial 14 escritos, únicos e autênticos de Martinho Lutero, com destaque especial para um cartaz contendo as 95 teses, que foram afixadas na Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, data em que se deu início à Reforma Protestante, e um exemplar da Bíblia de Lutero, além de cartas, outros escritos e livros originais.


6# Concepções de Martinho Lutero para a Educação: Escola Pública, Universal, Gratuita e Obrigatória
(Publicado: 23 de Junho de 2017, Sexta Feira, 01h49)
Lutero afirmava que a escola não poderia ser apenas um local de transmissão de conteúdos, mas que fosse um espaço de formação de indivíduos capazes de transformar o mundo. Esta mudança se tornou uma das maiores contribuições da Reforma Protestante para o mundo ocidental. Georg Hegel, considerado um dos mais importantes e influentes filósofos da história ocidental, afirmou que Lutero foi um intelectual que provocou uma reforma radical nas instituições, pois modificou o modo de pensar, atingindo todo o ocidente, tornando-se, assim, um dos destaques centrais da modernidade. Martinho Lutero também foi indicado como o terceiro personagem que marcou o segundo milênio depois de Cristo, conforme uma pesquisa realizada pela revista americana Life.

5# Mudança do Sistema Escolar Promovida por Lutero (Parte 1)
(Publicado: 19 de Maio de 2017, Sexta Feira, 02h00)
Mas, afinal, quais foram as bases e os objetivos de Lutero ao propor e reivindicar a aplicação de novos métodos no processo educativo? Em que consistiu este novo modelo fazendo com que o reformador se tornasse uma referência e um dos pensadores que contribuiu para o desenvolvimento da sociedade moderna? Tudo inicia quando Lutero observa e constata uma triste realidade, ao afirmar: "Se as universidades e conventos continuarem como estão, sem a aplicação de novos métodos de ensino e modos de vida para os jovens, preferiria que nenhum jovem aprendesse qualquer coisa e ficassem mudos". O sistema escolar vigente nesta época estava baseado em muitas punições físicas e pressões psicológicas, que resultavam em sofrimentos aos alunos. Este tipo de disciplina era aplicado na educação familiar e também na escola. Partindo de uma análise contemporânea, podemos afirmar que Lutero foi talvez o primeiro intelectual e isso há 500 anos, no final da Idade Média e início da sociedade moderna, marcada fortemente pelo renascimento, a se posicionar sobre um tema que atualmente denominamos de bullying. Este termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação de poder.

4# Lutero - Um Monge Agostiniano que Encontrou a Liberdade
(Publicado: 26 de Abril de 2017, Quarta Feira, 17h55)
A decisão radical de Lutero, com 22 anos incompletos, de entrar para o Convento dos Agostinianos Mendicantes, fazendo votos de obediência, pobreza e castidade, ocorreu por uma série de fatores. Lutero nunca tinha cogitado na sua infância e adolescência de se tornar um monge. E surge a pergunta: por que esta decisão tão determinada e irredutível, contrariando enormemente o seu pai, além de seus amigos e superiores da universidade?

3# Luteranos e Católicos em Paz?
(Publicado: 26 de Abril de 2017, Quarta Feira, 15h55)
No dia 31 de outubro de outubro de 2016 iniciam as comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, na cidade de Lund, Suécia, com a presença do Papa Francisco, do presidente da Federação Luterana Mundial Bispo Munib A. Youman e do Secretário-geral Rev. Martin Junge. As cerimônias conjuntas ocorrerão em dois locais, inicialmente na Catedral da cidade e depois na cidade vizinha, na Arena de Malmö. Esta celebração é inédita e passa a ser um marco em âmbito mundial, e, diga-se de passagem, está gerando controvérsias e alguns conflitos entre luteranos e católicos de vários países. Entretanto, é bom ressaltar que o objetivo maior deste encontro do Papa Francisco com a Federação Luterana Mundial representa um enorme passo na construção de um diálogo construtivo e ecumênico entre os mais de 72 milhões de cristãos luteranos de 98 países, e cristãos católicos com cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo.

2# 500 Anos da Reforma Luterana
(Publicado: 24 de Abril de 2017, Segunda Feira, 01h31)
O ano de 2017 está sendo um período de muitas comemorações para os luteranos. Diversos eventos ocorrerão no mundo todo, para lembrar o momento em que o monge e teólogo da Ordem dos Agostinianos Dr. Martinho Lutero pregou 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517. Estas teses eram afirmações que contestavam veementemente a venda de perdão de pecados mediante o pagamento em dinheiro.

1# A Educação que Transformou Lutero no Herói da Reforma Protestante
(Publicado: 02 de Abril de 2017, Domingo, 18h23)
Lutero é considerado um herói da Reforma Protestante. Entretanto, para entendermos esta história, é necessário fazer uma retrospectiva analítica da vida deste homem que abalou a sociedade medieval nos dois principais pilares, a religião e a política. Lutero foi o primogênito de uma família pobre e humilde. Nasceu no dia 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, na Alemanha. Seus pais Hans e Margarethe eram muito religiosos e, por isso, levaram seu primeiro filho ao batismo no dia seguinte, na Igreja de São Pedro e São Paulo e lhe deram o nome de Martinho, em homenagem ao santo reverenciado naquele dia. A infância de Lutero se deu na cidade de Mansfeld, onde aprendeu a ler e escrever, a memorizar os Dez Mandamentos, o Credo Apostólico e a oração do Pai Nosso, entretanto sem a menor explicação e aplicação do verdadeiro sentido destes preceitos. Ainda na infância, a vocação pela música e pelo canto já era evidente..



& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008