9# Lutero e os Camponeses
Publicado: 30 de Janeiro de 2017, Segunda Feira, 21h23
Esta postagem é uma resposta ao artigo Luther, Exposing the Myth de um site católico que critica ferozmente a posição de Lutero diante dos camponeses. De acordo com o artigo, Lutero disse: "Eu, Martinho Lutero, exterminei os camponeses revoltados, ordenei-lhes os suplícios, que o seu sangue recaia sobre mim, mas faço subir até Deus, pois foi ele que me mandou falar e agir como agi e falei".

8# O Sonho de Frederico da Saxônia com Lutero
Publicado: 02 de Dezembro de 2016, Sexta Feira, 02h10
A Reforma Protestante foi levantada por Deus... Na manhã de 31 de outubro de 1517, o mesmo dia em que Lutero iria pregar suas 95 teses na porta da igreja, Frederico da Saxônia teve um sonho. Ele contou a seu irmão, e, felizmente, ele foi gravado por muitos dos cronistas da época. Aqui está nas próprias palavras de Frederico:

7# Martinho Lutero Acrescentou a Palavra "Sola" em Romanos 3:28?
Publicado: 02 de Fevereiro de 2016, Terça Feira, 20h56
E, finalmente, ele admitiu ter acrescentado a palavra "somente" em Rom. 3:28 de sua própria vontade: "Se incomoda papista a palavra ("somente"), diga-lhe logo, o Dr. Martinho Lutero vai tê-la assim mesmo.: papista e burro são uma e a mesma coisa. Quem não quiser minha tradução, que se dê a ele um 'vá-se embora'... O diabo agradece àqueles que o censuram sem minha vontade e conhecimento. Lutero assim o quer, e ele, que é doutor acima de todos os doutores do papado, assim o terá." (Amic. Discussões, 1,127, "Os Fatos Sobre Lutero, O'Hare, TAN Books, 1987, p. 201.)

O texto principal usado de Lutero para esse tipo de comentário são de "Traduzindo em Carta Aberta" [1530] (http://www.bible-researcher.com/luther01.html).

6# Martinho Lutero Era Polígamo? (Parte 1)
(Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 15:40)
WHT Dau em seu livro, Luther Examined and Reexamined: A Review of Catholic Criticism and a Plea for Reevaluation (St Louis: Concordia Publishing House, 1917, 103) dá uma imagem útil de Lutero:

"Em uma carta dirigida a Joseph Levin Metzsch de 09 de dezembro de 1526, Lutero diz: 'Sua primeira pergunta: Se pessoa pode ter mais de uma esposa? Eu respondo assim: Vamos fazer o que os incrédulos que quiserem; Liberdade cristã, no entanto, é regulada por amor (caridade), de modo que tudo o que o cristão faz é feito para servir o seu semelhante, contanto que ele pode render tal serviço sem perigo e dano à sua fé e consciência. Hoje em dia, no entanto, toda a gente está lutando por uma liberdade que os lucros e lhe agrada, sem levar em conta o lucro e melhoria que seu vizinho pode derivar de sua ação. Isto é contrário ao ensinamento de São Paulo, que diz: 'Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm' (1 Cor 6, 12).. Só ver que sua liberdade não se torne uma ocasião para a carne. . . .


5# Martinho Lutero Era Mulherengo? (Parte 2)
(Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 15:00)
Queimo com mil chamas em minha incontrolável carne: sinto-me levado a mulheres que beiram a loucura. Eu que deveria ferver em Espírito, somente fervo em impurezas. (Table Talk).

Citações como estas foram utilizadas pelos católicos romanos para provar que Martinho Lutero "foi consumido pelas chamas da luxúria carnal" (Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero, p. 318). O Historiador católico Heinrich Denifle usaria declarações como esta para provar que Lutero inventou a doutrina da justificação para desculpar sua imoralidade.


4# Martinho Lutero Era Mulherengo? (Parte 1)
(Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 02:42)
Aqui estão algumas declarações sumárias de um católico moderno e estudioso protestante do conteúdo da imagem de Lutero de Cochlaeus:

"Lutero é um filho do diabo, possuído pelo diabo, cheio de falsidade e vanglória. Sua revolta foi causada pela inveja monacal da Dominicana, Tetzel; ele cobiça vinho e mulheres, é sem consciência, e aprova qualquer meio para ganhar o seu fim. Ele só pensa em si mesmo.(...) Ele é um mentiroso e um hipócrita, covarde e briguento. Não há nenhuma gota de sangue alemão nele ..." (Joseph Lortz, A Reforma na Alemanha, trans Ronald Paredes (Londres:. Darton, Longman & Todd 1968), 1:. 296)


3# O Que Pensava Martinho Lutero Sobre a Embriaguez?
(Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 02:16)
Pois bem, pra inicio de conversa Martinho Lutero não era nenhum alcoólatra, tal acusação é proveniente de uma de suas cartas a seu amigo Jerome cheia de hipérboles como costume de Lutero, e a citação é extraída de seu contexto apenas para denegrir a imagem do reformador. Vejamos o que Lutero diz:

"Assim, se o diabo dissesse a você: Por todos os meios, não beba! você deve dizer a ele: Só porque você proibiu, vou beber, e que, liberalmente desta forma você deve sempre fazer o contrário do que Satanás proíbe"..


2# Um Olhar Sobre Martinho Lutero, Expondo o Mito: Os Mandamentos (cont.)
(Publicado: 19 de Novembro de 2015, Quinta Feira, 02:00)
REFUTAÇÃO:
Esta citação é do tratado de 1525, "How Christians should regard Moses". Lutero diz:

"Agora, se alguém confronta com Moisés e os seus mandamentos, e quer obrigar você a mantê-los, simplesmente responda:" Vá para os judeus com seu Moisés; Eu não sou judeu. Não me envolver com Moisés. Se eu aceitar Moisés em um aspecto (Paulo diz aos Gálatas capítulo 5 [: 3]), então eu sou obrigado a manter toda a lei.[...] [Fonte: LW 35: 165].

E mais...


1# Moisés e Lutero
(Publicado: 17 de Novembro de 2015, Terça Feira, 00:00)
1. "Temos de eliminar o Decálogo [Dez Mandamentos] fora da vista e do coração."

Uma acusação comum contra Martinho Lutero é que este desprezou a lei do Velho Testamento. Nunca se deve temer um contexto com Lutero. A maioria das vezes, o que parece tão horrível realmente não é. Se você se deparar com estas citações, a fonte provável é de Patrick O'Hare, Os Fatos Sobre Lutero (Illinois: Tan Books, 1987)..




& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008