Gostaria de receber atualizações por email? Só preencher o pequeno formulário abaixo!
Nome Completo:

E-Mail:




[Biografias] Jean de Léry
Publicado: 01 de Maio de 2019, Quarta Feira, 01h35
Léry era um jovem sapateiro e seminarista quando, em 1556, tomou a decisão de acompanhar um grupo de ministros e artesãos protestantes em uma viagem à França Antártica, colônia francesa estabelecida na baía de Guanabara, atual cidade do Rio de Janeiro. A França Antártica havia sido estabelecida por Nicolas Durand de Villegagnon, com ajuda financeira e apoio de Gaspar II de Coligny, almirante da marinha francesa convertido ao calvinismo.


[Colunista Hudson Lebourg] Não Sabe Qual Decisão Tomar? Recorra ao Senhor!
(Publicado: 01 de Mail de 2019, Quarta Feira, 01h23)
Jesus poderia simplesmente ter vindo à terra, completado Sua tarefa e ir para o céu para se sentar ao lado do Pai. Se assim fosse, Ele não teria que escolher discípulos, outros homens, para investir tempo. Ele não teria que ter relações com ninguém. No entanto, optou por dar de si mesmo para os outros e deixá-los chegar perto o suficiente para serem influenciados por Ele. Da mesma forma, não fomos chamados a simplesmente vir aqui, concluir o nosso objetivo, ir para o céu e pronto. Fomos feitos para o relacionamento, à começar com Deus, nosso Pai. Ele poderia não ter nos criado, mas Ele o fez para que pudéssemos ter um relacionamento com Ele e com os outros.

[Colunista Prof. Dr. André Muceniecks] Estratégias Individuais e Institucionais e o Avanço da Reforma Luterana no Norte Europeu: O Caso da Livônia
Publicado: 03 de Abril de 2019, Quarta Feira, 15h52
Este artigo analisa os processos que conduziram à instituição do Luteranismo na Europa do Norte, em particular na Confederação da Livônia. Apresentaremos de ínício um panorama da reforma sueca de Gustav Vasa, como evento exemplar de adoção da reforma por um monarca em processo de fortalecimento, seguido por um estudo de caso mais detalhado da Reforma na Livônia, que destoa das linhas gerais estudadas nos movimentos reformadores luteranos e permite a observância de elementos notavelmente populares. Por fim, demonstramos a necessidade de se considerar as Reformas religiosas do século XVI como eventos levados a cabo por agentes diversos, motivados por razões igualmente diversas, que vão de motivações espirituais e religiosas à de ordem política e econômica, e acabam por convergir em estratégias de benefício mútuo.

* Arquivo em PDF, 23 páginas, aprox. 560kb.

[Colunista Prof. Dr. André Muceniecks] Reações à Reforma Luterana no Norte: As Diversas Faces da Heresia e Heterodoxia na História de Gentibus Septentrionalibus, de Olaus Magnus (XVIs)
Publicado: 03 de Abril de 2019, Quarta Feira, 15h33
Este artigo possui dois objetivos principais: de forma mais ampla, pretendemos analisar a temática da heterodoxia religiosa na Europa do Norte na transição do período medieval para a Idade Moderna. Neste sentido, analisaremos a transformação que o conceito de heresia sofreu entre os dois períodos dentro da cristandade; de modo mais específico, observaremos o contexto sueco na primeira metade do século XVI como estudo de caso emblemático devido às Reformas protestantes e à quebra da União de Kalmar. Tais aspectos serão observados na História de gentibus septentrionalibus, de Olaus Magnus, último arcebispo católico romano dos suecos, já no exílio. Destarte, observaremos os diversos significados que heresia e heterodoxia recebem na obra citada.

* Arquivo em PDF, 35 páginas, aprox. 1MB.

[Colunista Hudson Lebourg] "Fomos Feitos Para o Relacionamento"
(Publicado: 03 de Abril de 2019, Quarta Feira, 00h04)
Jesus poderia simplesmente ter vindo à terra, completado Sua tarefa e ir para o céu para se sentar ao lado do Pai. Se assim fosse, Ele não teria que escolher discípulos, outros homens, para investir tempo. Ele não teria que ter relações com ninguém. No entanto, optou por dar de si mesmo para os outros e deixá-los chegar perto o suficiente para serem influenciados por Ele. Da mesma forma, não fomos chamados a simplesmente vir aqui, concluir o nosso objetivo, ir para o céu e pronto. Fomos feitos para o relacionamento, à começar com Deus, nosso Pai. Ele poderia não ter nos criado, mas Ele o fez para que pudéssemos ter um relacionamento com Ele e com os outros.

[Biografias] Charles Porterfield Krauth (Publicado: 02 de Abril de 2019, Terça Feira, 23h00)
No ano de 1861, Krauth foi resignado do ministério paroquial para servir em tempo integral como editor do The Lutheran, um periódico de teologia. Um dos objetivos da revista The Lutheran era de restaurar as confissões de fé encontradas no Livro da Concórdia e torná-las em prática no seio da Igreja Luterana.

[Conversas à Mesa] Do Livre-Arbítrio
(Publicado: 27 de Março de 2019, Quarta Feira, 23h15)
Publicado o capítulo Do Livre Arbítrio em Tischreden.

[Outras Obras] Uma Visão Histórico-Teológica de Jan Amos Komensky: Pai da Didática Moderna, Segundo a Ética Protestante da Instrução, Virtude e Piedade
(Publicado: 12 de Fevereiro de 2019, Terça Feira, 23h39)
Artigo científico realizado pela professora Sueli Biasetti que é especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho e, também, especialista em História da África: educação, cultura e relações internacionais pelo Centro Universitário Assunção.

O artigo em questão fala sobre as teorias de Comenius (ou Komensky), um bispo protestante da Igreja Morávia do século XVII, considerado o pai da Didática Moderna.


* Arquivo em PDF contendo 19 páginas. Aproximadamente 415kb.

[Conversas à Mesa] Dos Pecados
(Publicado: 11 de Fevereiro de 2019, Segunda Feira, 23h25)
Publicado o capítulo Dos Pecados em Tischreden.

[Conversas à Mesa] Do Espírito Santo
(Publicado: 07 de Fevereiro de 2019, Quinta Feira, 00h56)
Publicado o capítulo Do Espírito Santo em Tischreden.

[Outras Obras] Martinho Lutero, Um Destino - Lucien Febvre
(Publicado: 27 de Setembro de 2018, Quinta Feira, 16h38)
Neste link, disponibilizo o livro "Martinho Lutero, Um Destino" do historiador Lucien Febvre para baixar.

Link para download: ONEDRIVE

[Conversas à Mesa] De Jesus Cristo
(Atualizado: 03 de Setembro de 2018, Segunda Feira, 21h02 / Publicado: 13 de Dezembro de 2017, Quarta Feira, 00h28)
Concluído o capítulo De Jesus Cristo em Tischreden.

[Biografias] Greg Bahnsen (Publicado: 10 de Agosto de 2018, Sexta Feira, 19h12)
Greg L. Bahnsen (17 de setembro de 1948 - 11 de dezembro de 1995) foi um filósofo, apologista e orador calvinista americano. Ele era ministro da Igreja Presbiteriana Ortodoxa e estudou em tempo integral na Residência do Centro de Estudos Cristãos do Sul da Califórnia (SCCCS). Ele também era considerado um contribuinte para o campo da apologética cristã através da popularização do método pressuposicional de Cornelius Van Til. Ele também era o pai de David L. Bahnsen, um gerente de porfólio americano, autor e comentarista de televisão.

[Biografias] Larry Christenson (Publicado: 09 de Agosto de 2018, Quinta Feira, 20h09)
O Rev. Larry Christenson, um pastor da Igreja Luterana em San Pedro, foi pioneiro no movimento de renovação carismática que se estendeu para as principais denominações durante a década de 60. Ele morreu de uma forma trágica no ano de 2017, com 89 anos, durante sua caminhada diária de 4 milhas em Minnesota/EUA. Sofreu uma queda e acabou não resistindo.

[Outras Obras] Martinho Lutero, Obras Selecionadas
(Publicado: 01 de Agosto de 2018, Quarta Feira, 08h30)
Neste link, disponibilizo alguns livros completos de Obras Selecionadas de Martinho Lutero para baixar.

Agradecimentos: Nailton Monteiro do Lutero Reflexivo - Amizades.

----------

1. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V1. - Os Primórdios, Escritos de 1517 a 1519;

2. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V2. - O Programa da Reforma, Escritos de 1520;

3. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V3. - Debates e Controvérsias, I;

4. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V4. - Debates e Controvérsias, II;

5. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V5. - Ética: Fundamentos, Oração, Sexualidade, Educação, Economia;

6. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V6. - Ética: Fundamentos da Ética Política, Governo, Guerra dos Camponeses, Guerra Contra os Turcos, Paz Social;

7. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V7. - Vida em Comunidade: Comunidade, Ministério, Culto, Sacramentos, Visitação, Catecismos, Hinos;

8. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V8. - Interpretação Bíblica: Princípios;

9. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V9. - NÃO DISPONÍVEL NO MOMENTO;

10. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V10. - Interpretação do Novo Testamento: Gálatas, Tito;

11. MARTINHO LUTERO, Obras Selecionadas V11. - Interpretação do Novo Testamento: João 14-16, 1 João;


Link para download das obras: ONEDRIVE

[Colunista Hudson Lebourg] Você Tem "Escolhido" Para Quem Vai Pregar? Por Quê? Ou... Pra Quê?
(Publicado: 16 de Julho de 2018, Segunda Feira, 23h57)
Um fazendeiro não considera como o solo vai responder as sementes que ele planta. Ele sabe que não têm controle sobre aquela parte milagrosa da colheita. Essa parte está além de sua capacidade. Os agricultores ou lavradores entendem que sua responsabilidade é semear a semente e, então, fazer o seu trabalho. Entretanto, nem sempre sabe se o que vai plantar vai nascer o fruto necessário para o seu patrão.

[Colunista Hudson Lebourg] Você Tem Sido Grato Ao Senhor Ou Tem Esquecido Dos Seus Benefícios?
(Publicado: 25 de Junho de 2018, Segunda Feira, 13h28)
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga O seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia."
(Salmos 103:1-5 - ACF - Almeida Corrigida e Fiel)

[Colunista Hudson Lebourg] Uma Visão De Um "Tempo Coxo"
(Publicado: 25 de Junho de 2018, Segunda Feira, 12h41)
Em ligação ao outro escrito que fiz "A oferta de um tempo coxo", ao qual reflita sobre o texto de Malaquias 1:7-8, escrevo esta visão ao qual relaciono com o mesmo veio se assunto é congruência aplicado anteriormente.

[Colunista Hudson Lebourg] O Isolamento É Uma Armadilha Do Inimigo
(Publicado: 25 de Junho de 2018, Segunda Feira, 12h12)
Um pastor de ovelhas sabe a importância de manter as ovelhas juntas em um rebanho. Se alguém for embora, um lobo astuto pode agarrá-la e matá-la. O diabo está procurando alguém para devorar. Ele está devorando aqueles que se desligam do povo de Deus e se afastaram do rebanho.

[Colunista Hudson Lebourg] Outra Palavra de Consolo
(Publicado: 20 de Maio de 2018, Domingo, 14h43)
"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (2Co 4:17-18)

[Biografias] William Perkins (Publicado: 20 de Maio de 2018, Domingo, 14h00)
William Perkins nasceu em 1558, no vilarejo de Marston Jabbet, em Warwickshire, Inglaterra. Sabemos pouco sobre sua juventude até ele deixar sua casa para começar seus estudos na Faculdade de Cristo, em Cambridge, em junho de 1577. Perkins se matriculou na faculdade como pensionista, o que sugere que ele pertencia a uma família de classe média bem estabelecida. A vida na universidade desafiou a criação religiosa de Perkins. Ele parecia ter perdido toda e qualquer fé cristã que um dia possuíra. Nesse vácuo espiritual surgiu um substituto novo, mais fascinante: o oculto. Anos mais tarde, Perkins descreveria assim essa fascinação pela mágica e pelo oculto: "Durante muito tempo, estudei essa arte e nunca me satisfazia até descobrir todos os seus segredos. Mas depois, aprouve a Deus colocar diante de mim a blasfêmia que isso era, ou, devo dizer francamente, a idolatria, embora por vezes ela pudesse estar coberta por uma tinta dourada".

[Biografias] Zacharius Ursinus (Publicado: 20 de Maio de 2018, Domingo, 13h05)
Zacarias Ursino (1534-1583), teólogo reformado, nasceu na cidade silésia de Breslau (hoje na Polônia). Seu pai era um homem de recursos modestos, mas Zacarias teve uma excelente educação preparatória graças às suas conexões e ao apoio de um benfeitor Dr. João Crato, o médico da família. Nascido Zacharias Baer, como todos os jovens eruditos de sua era, deu a si mesmo um nome latino – Zacharias Ursinus, derivado de ursus, que significa urso em português. Ursino é mais conhecido como o principal autor e intérprete do Catecismo de Heidelberg.



& PROTESTANTISMO &
Desde 03 de Agosto de 2008